segunda-feira, 19 de abril de 2010

1ª Conferência Microrregional de Saúde Mental

FOTOS DIVULGAÇÃO
RICARDO ARRUDA
REPÓRTER
Capitão Enéas e Grão Mogol se unem para discutir serviços de saúde mental

As Prefeituras de Capitão Enéas e de Grão Mogol, em parceria com os Conselhos Municipais de Saúde e Secretarias de Saúde de ambas as cidade, realizam nesta terça-feira, dia 20/04, a 1ª Conferência Microrregional de Saúde Mental. O evento, a ser realizado em Capitão Enéas, é destinado aos gestores municipais, trabalhadores de hospitais e clínicas, escolas, usuários dos serviços de
saúde, familiares, sociedade civil, entidades governamentais, não-governamentais e comunidade em geral.

Com o tema Saúde Mental na Rede de Atenção – Fazendo Acontecer, a conferência acontece no ano em que o município de Capitão Enéas completa três anos de um novo enfoque em saúde mental, após a reforma psiquiátrica. Dentre os objetivos estão repensar os serviços de saúde mental oferecidos nos dois municípios, estabelecer diretrizes, embasadas na Lei de Reforma Psiquiátrica e eleger uma comissão para acompanhar as ações na área, junto aos Conselhos Municipais de Saúde e Gestão Municipal.

De acordo com a programação o credenciamento terá início às 8 horas, seguido da abertura oficial e palestras que abordarão temas como: “Direitos humanos e cidadania como desafios ético e intelectual”; Lei 10.216 – consolidar a rede de atenção psicossocial e fortalecer os movimentos sociais” e “Saúde mental e políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais”. O encerramento da conferência está previsto para as 17 horas.

Conforme informações da coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial de Capitão Enéas – CAPS –, Joelisa Maria Rocha, a conferência é um espaço legítimo para que a comunidade possa se manifestar, discutir e opinar sobre a qualidade dos serviços oferecidos na área de saúde mental. “Nesses três anos de trajetória da saúde mental em Capitão Enéas, tivemos muitas conquistas mas, com certeza, ainda temos muito que avançar”, disse. Hoje, o CAPS de Capitão Enéas atende portadores de sofrimento psíquico e pacientes dependentes de álcool e outras drogas.

Nenhum comentário: