terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Câmara ajuda viabilizar entidade

FOTOS XU MEDEIROS
DA ASCOM

O prefeito Luiz Tadeu Leite se reuniu, nesta quarta-feira, 29, com a diretoria da Associação de Promoção e Assistência aos Condenados (APAC), a ser instalada em Montes Claros. Na oportunidade, foram repassadas informações a respeito do andamento do processo de instalação da instituição, com objetivo de humanizar as prisões.


do detento, valorizando a força laboral e ensinando uma profissão.

O presidente da APAC de Montes Claros, Pedro Mameluque Mota, afirmou que muita coisa ainda deve ser feita até o funcionamento da APAC, em Montes Claros, mas que o valor a ser repassado pelo Executivo será de grande valia. “Na ocasião da construção do presídio, a Prefeitura providenciou tudo o que foi preciso”. “Tudo o que puder fazer, o prefeito fará”, concluiu o presidente da APAC, queNa ocasião, o presidente da Câmara de Montes Claros, Athos Mameluque, aproveitou a oportunidade para repassar à administração municipal um cheque no valor de R$ 67.963 referente ao dinheiro que a Câmara não utilizou durante o ano de 2010. Foi sugerido que 60 % da verba sejam repassados à APAC e que o restante seja utilizado para a construção de um posto da Policia Militar no bairro São José. O prefeito concordou com a doação, que representou 10 por cento do que foi repassado pela Câmara no fim de 2009, e elogiou a filosofia da APAC, na recuperação também é conhecido pela sua colaboração na Pastoral Carcerária da Arquidiocese Metropolitana de Montes Claros.

A Apac surgiu em São Paulo em 1972 por dois advogados que julgavam que o sistema prisional brasileiro estava falido. Nas unidades da APAC espalhadas pelo Brasil, os recuperandos ficam de posse das chaves das celas e não há policiais armados. O índice de reincidência é bem inferior ao do sistema prisional tradicional, assim como gasto mensal com o detento.

Nenhum comentário: