quinta-feira, 24 de junho de 2010

VEREADORES REALIZAM VISITA SURPRESA A CENTROS DE SAÚDE E PSFS

FOTOS XU MEDEIROS

Samuel Nunes
Repórter


Por mais de três horas, os vereadores Athos Mameluque, Frank Cabeleireiro, Claudim da prefeitura, Valcir Soares, João de Deus, Alfredo Ramos
e pastores Elair e Altemar percorreram, na manhã de ontem, PSFs dos bairros Bela Paisagem e Tancredo Neves e centros de saúde nos bairros Santos Reis e Rena
scença. É a primeira vez que a câmara realiza este tipo de ação. Também já foi feita audiência pública da comissão de saúde no Bairro Maracanã.
Na chegada, a presença dos vereadores, visivelmente, chamou a atenção de quem buscava atendimento e, sobretudo, dos gerentes das unidades de saúde do município.
O presidente da comissão de saúde da câmara, vereador João de Deus (PPS), afirma que as visitas surpresa têm o objetivo de detectar e diagnosticar problemas da saúde pública no município. Segundo o vereador, será elaborado documento com as reivindicações das comunidades visitadas, a ser encaminhado para o secretário municipal de Saúde, José Geraldo de Freitas Drummond, solicitando providências.
O vereador pastor Elair (PMDB), que também integra a comissão de saúde, afirma que ela cumpre seu papel, de ir às comunidades ver de perto a situação de quem necessita de atendimento médico.
O presidente da câmara municipal, Athos Mameluque (PMDB), diz que as visitas, que ele chama de caravana da saúde, devem percorrer pelo menos os bairros considerados pólos da cidade. Mameluque afirma ainda que 2010 é o ano da saúde e a câmara pretende contribuir de alguma forma para melhorar a saúde pública no município.
- O contato com a população que sente na pele as dificuldades em termos de atendimento de saúde é fundamental, em um momento em que a sociedade clama por melhorias no atendimento. Vamos, por meio da TV Câmara, canal 36, preparar um documentário contendo imagens e falas da população nos postos de saúde e PSFs, material este que será enviado também para a secretaria municipal de Saúde - diz.
O vereador Alfredo Ramos (PT) entende como fundamentais as visitas, uma vez que será possível detectar a realidade vivenciada por grande parte da população. Diante de problemas como a falta de infraestrutura e médicos, segundo Ramos, é possível colocar no orçamento do município recursos destinados a estas demandas.
A pedido de moradores, os vereadores tentaram entrar na casa de uma idosa com cerca de 80 anos, que reside ao lado do posto de saúde do bairro Renascença. De acordo com informações colhidas no local, ela tem hanseníase e não aceita atendimento.
Os vereadores solicitaram relatório das condições em que se encontra a idosa, que será encaminhado ainda nesta semana para o conselho municipal do idoso e à secretaria municipal de Saúde, para que seja dado encaminhamento para internação da moradora.

Nenhum comentário: