FOTOS DIVULGAÇÃO
LINDIANE REIS
REPÓRTER
A Secretaria Municipal de Saúde oferece atenção em saúde bucal às pessoas com necessidades especiais
Estabelecer o cuidado durante todos os ciclos de vida dos usuários com necessidades especiais, com organização da atenção programada, com oferta simultânea de ações de promoção à saúde, prevenção às doenças buca
is, tratamento, reabilitação e manutenção, estes são os propósitos do
projeto> “Sorriso Especial”, desenvolvido pela secretaria municipal de saúde de Pirapora, através da coordenação de saúde bucal, que beneficia mais de 60 pessoas com necessidades especiais, como paralisia cerebral, síndrome de Down, deficiência mental, comportamentos autísticos e deficiências sensoriais, entre outras. Os atendimentos acontecem nas Unidades de Saúde dos bairros Bom Jesus, Cícero Passos, Cidade Jardim I, Santa Terezinha, Industrial II, São Geraldo e Policlínica.
O projeto “Sorriso Especial” está sendo realizaado junto às equipes do Programa Saúde da Família, que atendem duas horas por semana. Jacqueline Silva Santos, cirurgiã-dentista da equipe municipal de saúde bucal de Pirapora, especialista em odontologia para pessoas com necessidades especiais, atende na policlínica, junto às equipes das unidades do PSF, uma vez por mês, de acordo com a demanda das equipes. Segundo ela, o atendimento é diferenciado, obedecendo às necessidades de cada paciente.
Jaqueline explica que o atendimento mensal na Policlínica é também direcionado aos moradores de outros bairros de Pirapora, onde as unidades de saúde não possuem profissionais de saúde bucal.
“Esse Projeto vem fomentar a discussão da inclusão social das pessoas com necessidades especiais, aumentando os espaços deiscussão na agenda municipal de saúde, envolvendo a comunidade, os gestores, as equipes de saúde, o Conselho Municipal de Saúde e outros setores da sociedade”, declarou.
A coordenadora municipal de Saúde Bucal da SMS d, Soraya Alves Cardoso, explica que O “Sorriso Especial” é um projeto que envolve não só a parte clínica e sim toda uma questão social. Desde o inicio da elaboração, foram realizadas reuniões com as mães/cuidadoras dos pacientes com necessidades especiais, para se fazer um levantamento de expectativas quanto a um serviço de apoio social e terapêutico às mesmas. Este trabalho teve o apoio do NASF, Centro de Referência da Mulher, GRAAL e Coordenação Municipal da Atenção Primária à Saúde.
O secretário municipal de saúde, Sinvaldo Alves Pereira, informou que o “Sorriso Especial” representa o compromisso da SMS com a Saúde Bucal, que está desde o início da administração do prefeito Warmillon Braga, inserida no projeto da saúde do município. “O nosso objetivo está sendo alcançado, as equipes de saúde bucal estão conhecendo melhor as pessoas com necessidades especiais no município de Pirapora, desde os seus primeiros anos de vida. Assim, os cuidados e o apoio aos familiares chegam o mais precocemente possível. Família e equipe de saúde, juntas, ajudam a minimizar os riscos de futuros problemas e doenças bucais”, afirmou.
Kawane Estéfane Santos Alves, de nove anos, é uma das beneficiadas pelo projeto “Sorriso Especial”. Ela tem paralisia cerebral e segundo a mãe, Cássia Regina Pereira, a criança tem muita dificuldade para escovar os dentes, seguir uma rotina de prevenção e, principalmente, fazer tratamento odontológico. “Já fizemos várias tentativas em outros consultórios, mas só com a especialista é que Kawane está, de fato, recebendo os cuidados necessários, graças aos instrumentos específicos e profissionais capacitados”, informou.
segunda-feira, 21 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário