quarta-feira, 2 de junho de 2010

BANCO DE LEITE DO HOSPITAL AROLDO TOURINHO NECESSITA DE DOADORAS DO LEITE MATERNO

FOTOS DIVULGAÇÃO
Anny Muriel
Repórter

Criado desde 1993, o hospital Aroldo Tourinho o único do Norte de Minas que possui o banco de leite materno, visa incentivar e orientar ás mães para a importância do aleitamento materno bem como para a doação desteprecioso alimento para crianças que necessitam.O hospital Aroldo Tourinho oferece ap
oio às mães com dificuldades para amamentar como aquelas que possuem alguma patologia mamária, mastite ou fissuras, além de contar com total apoio do hospital para que as mesmas possam obter orientações e assistência médica para amamentar adequadamente. O Banco de leite também trabalha com o processamento e armazenamento de leite humano para auxiliar as mães que não possuem produção, o u às mães trabalhadoras que armazenam o excesso do seu leite no tempo livre, fazendo uma reserva de alimento para seu bebê quando surgir a necessidade de se ausentar.
Para que as mães possam estar doando não é necessário se deslocar de sua casa até o hospital, uma técnica em enfermagem é responsável pela visita a casa da doadora a fim de explicar todo o processo de coleta do leite desde a higienização na esterelização dos frascos de vidro com tampas de plástico, até o armazenamento do produto.
A supervisora do banco de leite e maternidade Graciele Aparecida Cardoso dos Santos, explica que para ser doadora é necessário que a mãe não seja tagista, elitista, e nem usuária de drogas ilícitas, uma vez que esses hábitos são passados para o leite materno sendo prejudicial á saúde do recém nascido.A supervisora da maternidade frisa ainda que antes de ser doadora é feita uma pesquisa de vida da doadora onde é avaliado se todos os exames do pré natal estão com resultados saudáveis,caso a mãe não tenha feito o pré natal, uma enfermeira dispõe da realização dos exames,afim de checar os resultados.
A coleta é feita de sete em sete dias nas casas das doadoras, depois é levado para o banco de leite do hospital onde é pasteurizado, resfriado, e analisado toda a composição do mesmo desde coliformes até acidez do leite para que o bebê receba um alimento saudável.
-O aleitamento materno é de suma importância para a saúde e o desenvolvimento da criança , contribui para que a criança cresça saudável com todos os nutrientes e vitaminas que o leite materno possui, evita infecções e não tem necessidade alguma de introduzir água, ou chá até os seis meses de vida; além de ajudar na recuperação pós-parto da mãe, reduzindo a chance de câncer de mama e de ovário,esclarece a supervisora e enfermeira do banco de leite materno.
A supervisora conta ainda que no momento o estoque está a desejar, e talvez a falta de tempo seja um dos fatores que influencie nas doações.
-No momento temos apenas quinze doadoras, o que é considerado pouco haja vista que o banco de leite do Aroldo Tourinho serve ainda de suporte para os hospitas da Santa casa e hospital Universitário, abrangendo Montes Claros e todo o Norte de Minas, e a demanda é grande para tantos recém nascidos que precisam do leite humano, conclui.
Quanto as campanhas de incentivo ao aleitamento materno e doação de leite, Graciele afirma que todas ás Quinta- feiras são realizadas reuniões nos PSFs dos bairros para que as mães se sensibilizem e contribua para este ato tão materno e preciso para ás crianças.
- A gente faz até um apelo para todas ás mamães que tem condições de está doando seu leite, porque essa consientização é que irá salvar muitas vidas, é questão de sobrevivência mesmo, os recém nascidos necessitam de fato deste precioso alimento que evita as mais diversas doenças,e que entendam que ser doadora é um ato totalmente voluntário, e a única recompensa é a solidariedade para salvar vidas de inúmeras crianças,finaliza a supervisora.
Interessadas em doar seu leite materno,ligar e agendar a visita de uma técnica pelo telefone : 2101-4062 no banco de leite do hospital Aroldo Tourinho.

Nenhum comentário: