quinta-feira, 26 de junho de 2008

POLUIÇÃO SONARA TEM DATA PRA ACABA


DIVULGAÇÃO

Carros de propagandas podem ocasionar poluição sonora

SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE REALIZA CAMPANHA CONTRA POLUIÇÃO SONORA

Samuel Nunes
Repórter

Acontece nesta quinta-feira, a partir das 9h da manhã na secretaria de meio ambiente localizada a Avenida José Corrêa Machado, nº 900, Ibituruna uma coletiva com a imprensa para o lançamento da campanha de poluição sonora. De acordo com a assessoria de comunicação da secretaria esta campanha conta com o apoio da PM e do Ministério Público e consiste em ações práticas nos bairros e no centro da cidade. Segundo Verónica Burnier da assessoria de comunicação do meio ambiente, o objetivo e que toda a comunidade se envolva na campanha que não tem fundo fiscalizatório mas, sim educativo.

POSTOS

Verónica afirma ainda que uma reunião foi realizada com representantes da Minaspetro- Associação dos Postos de Combustíveis de Montes Claros com o objetivo de que os proprietários de postos aderem a campanha o que já está acontecendo. Salienta ainda que a participação dos proprietários de bares também é considerada fundamental. – A campanha terá toda uma seqüência e contará com a distribuição de material educativo tudo relacionado a questão sonora e ambiental. Queremos tão somente passar informações e orientações à população.
Salienta ainda que locais onde se exercem alguma atividade profissional e o barulho é considerável é importante que esta campanha seja levada pois, muitas pessoas podem ficar prejudicadas com o barulho excessivo.




O QUE É POLUIÇÃO SONORA
A poluição sonora ocorre quando num determinado ambiente o som altera a condição normal de audição. Embora ela não se acumule no meio ambiente, como outros tipos de poluição, causa vários danos ao corpo e à qualidade de vida das pessoas.
O ruído é o que mais colabora para a existência da poluição sonora. Ele é provocado pelo som excessivo das indústrias, canteiros de obras, meios de transporte, áreas de recreação dentre outros. Estes ruídos provocam efeitos negativos para o sistema auditivo das pessoas, além de provocar alterações comportamentais e orgânicas.A OMS (Organização Mundial de Saúde) considera que um som deve ficar em até 50 db (decibéis – unidade de medida do som) para não causar prejuízos ao ser humano. A partir de 50 db, os efeitos negativos começam. Alguns problemas podem ocorrer a curto prazo, outros levam anos para serem notados.EFEITOS NEGATIVOS · Insônia (dificuldade de dormir);· Estreasse· Depressão· Perda de audição· Agressividade· Perda de atenção e concentração· Perda de memória· Dores de Cabeça· Aumento da pressão arterial· Cansaço· Gastrite e úlcera· Queda de rendimento escolar e no trabalho· Surdez (em casos de exposição à níveis altíssimos de ruído)

CURIOSIDADES

Nível de ruído provocado (aproximadamente – em decibéis)- torneira gotejando (20 db)- conversa tranqüila (40-50 db)- secador de cabelo (90 db)- caminhão (100 db)- turbina de avião (130 db)- show musical, próximo as caixas de som (acima de 130 db)

Um comentário:

Unknown disse...

Você sabia que existe legislação para carra de som; com as medidas de descibes de cada local na cidade,bairros ressidencial, comercial,em frente a ospitais escolas e repartiçoes publicas e esses carros estão trabalhando tambem como voce!!!