segunda-feira, 23 de junho de 2008

DESCOBRINDO MINAS ATRAVES DA LEITURA


XU MEDEIROS
Aluna aprendendo mais sobre Minas – o livro foi cedido à escola pelo governo estadual

MINAS GANHA LIVRO PARA CONTAR SUA CULTURA E TRADIÇÕES

Paula Machado
Repórter

A escola estadual António Figueira, localizada no Bairro São José, foi uma das beneficiadas pelo governo estadual. A escola recebeu um livro didáctico da editora Miguelim, chamado (colocar o nome do livro) da autora Anna de Santanna. No livro é retratada toda a cultura de Minas Gerais. Suas histórias, as riquezas naturais, o período colonial, a vegetação, a culinária famosa – o arroz com pequi, as cidades históricas, a cultura de Montes Claros com os catopés entre outras informações. Uma forma de prestigiar o estado e todos os seus cidadãos. O livro foi cedido aos alunos da terceira série do ensino fundamental.
A escola também foi eleita com resultado positivo no PROALFE – onde avalia a disciplina da língua portuguesa. O colégio ficou acima da média recomendada, superando a média do estado.
- Dia 7 de julho faremos um ano na direção da escola, através de uma gestão participativa com os professores e toda a comunidade escolar. O objetivo é fazer o melhor trabalho voltado para o crescimento e desenvolvimento da escola a cada dia. Ressalta Maria Selma, diretora da escola estadual Antônio Figueira.
Segunda ela a preocupação é com a formação dos alunos. Dentro da cultura a escola faz uma ponte para a cultura de Montes Claros com um ícone da música, das artes plásticas e da fabricação de instrumentos, o mestre Godofredo Guedes. É previsto para acontecer no período de agosto apresentações e homenagens a Godofredo na escola. A ideia foi do professor Milton Honorato.
- Estamos preparando psicologicamente os alunos para introduzir a cultura da região e aos grandes nomes da cidade, um deles é Godofredo Guedes, que admiro muito, pois o conheci pessoalmente. É um grande músico e compositor, um excelente pintor e artista plástico. Afirma Milton Honorato, professor da escola.
De acordo com ele falta abordar mais esta questão nas escolas, apresentar as crianças grandes escritores como Machado de Assis, Castro Alves e outros nomes que marcaram a história de Minas e do Brasil.
- Conheço a família dele também. Quero trazê-los aqui para as homenagens e apresentações na escola. Será de grande valia para os alunos. Eles estão cheios de expectativas. Pretendo contar um pouco mais sobre Godofredo aos alunos uma semana antes das férias. Revela o professor.
A data das apresentações e homenagens não foi ainda divulgada pela escola. Posteriormente será divulgada nos meios de comunicação. Mas ainda segundo Milton, haverá exposições baseadas na pintura, com várias outras apresentações e novidades que o professor preferiu guardar em segredo.
- Prefiro omitir informações até o dia certo, mas garanto que será um evento muito bonito. A pintura é importante para que os alunos possam distinguir a importância da pintura na formação do intelecto. Diz ele.
Segundo afirma Milton, algumas pinturas de alunos já foram expostas no Caic do Bairro Maracanã, em homenagem a Godô.



CRITICADA SELEÇÃO DE ALUNOS PELAS MELHORES ESCOLAS PÚBLICAS DE MINAS
Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que metade das escolas públicas de Minas Gerais com melhor colocação no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) tem acesso restrito e submete alunos a sorteios ou a provas. A Escola Estadual Ordem e Progresso, no Nova Gameleira, ficou em primeiro lugar no ranking em Minas, mas 60% das vagas são reservadas a filhos de policiais civis, categoria que, em alguns casos, também indica alunos. Os demais têm que enfrentar teste de seleção. Contudo, o Centro Pedagógico da UFMG, no campus Pampulha, considerada a melhor escola de 1ª a 4ª series, não trabalha com reservas de vagas, mas os interessados em estudar na unidade enfrentam sorteio. No caso dos testes de seleção, a especialista em educação, Sandra Pereira Tosta, observa: “ainda que as escolas defendam o argumento de que a medida é necessária para assegurar a qualidade do ensino, isso é complicado, porque os professores são pagos pelo estado e não se pode beneficiar uma única categoria”.


REDE EM INCUBADORA MELHORA DESENVOLVIMENTO DO BEBÊ
Uma técnica desenvolvida pela terapeuta ocupacional Flávia Benício pode reduzir o tempo de espera por alta dos bebês que utilizam as incubadoras. O projeto No embalo da rede começou há três meses na maternidade Odete Valadares, da Fundação Hospitalar de Minas Gerais (Fhemig). O novo método reproduz o aconchego uterino e ajuda os recém-nascidos prematuros a ganhar peso e se desenvolverem. Segundo a terapeuta, os prematuros na incubadora ganham de 15 a 20 gramas por dia, mas com a rede engordam até 40 gramas, no mesmo período. O projeto já atendeu seis crianças. Elas vão para a rede uma vez ao dia, em períodos da amamentação, quando já fizeram a digestão. O uso é uma alternativa para os horários em que as mães não podem estar no hospital.


ESPERA POR TRANSPLANTE PODE CHEGAR AO FIM
A menina Eduarda Gabriely, de 2 anos, que espera uma doação de medula óssea desde o início do ano, quando os médicos do Hospital Felício Rocho diagnosticaram um tipo raro de leucemia, pode enfim comemorar. Na semana passada, foram identificados dois doadores compatíveis no Banco Internacional de Doadores de Medula Óssea e a previsão dos médicos é de que em 40 dias Eduarda seja transferida para o Hospital das Clínicas, em São Paulo. O transplante será realizado com sangue do cordão umbilical vindo da Alemanha e da Inglaterra. Agora, o problema é financeiro. Apesar de todos os gastos médicos serem pagos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o problema da família é financiar passagens, hospedagem e alimentação durante a viagem para São Paulo.

PARCERIA EM VALADARES PREVÊ DIAGNÓSTICO SOBRE ATO INFRACIONAL
Preocupados com a quantidade de adolescentes envolvidos em crimes na cidade de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, diretores, professores, pais, comunidade e Ministério Público (MP) lançarão, no próximo dia 28 de julho, o programa Polícia Proteção Integral. A idéia é diagnosticar o tamanho do problema na cidade: saber quantos adolescentes estão em conflito com a lei, quem são eles, onde vivem, e acompanhar a situação de cada um em relação à família, escola e comunidade. Além disso, o projeto visa oferecer um tratamento melhor e mais adequado aos jovens detidos pela Polícia Militar. Dados da PM mostram que apenas 20% do total de ocorrências registradas na cidade, entre 1998 e 2006, têm a participação de adolescentes, porém, a reincidência entre esses jovens é de 70%.

Nenhum comentário: