sexta-feira, 30 de março de 2012

DITINHO PODE DAR ADEUS AOS GRAMADOS; ELE FOI AFASTADO POR PROBLEMAS RENAIS

Foto Xu medeiros
Adamar Gomes
Repórter

Ditinho tem problemas renais, na conclusão dos médicos que o atendem no Hospital Vera Cruz. Jogador sentiu-se mal após a partida contra o Araxá, na quarta (28) e teve que ser internado para uma bateria de exames. Foram descartadas doenças cardiovasculares e de vesícula biliar. Jogador, de 40 anos, pode ter que se submeter a uma cirurgia no rim direito.

Dr. Edson Fabrini, um dos médicos da equipe do HVC, concedeu entrevista no final da tarde desta quinta (29) ao repórter Toninho Cury, da Rádio Clube.

Acompanhe o que disse o médico sobre o atendimento ao ídola da URT:

“O estado dele é estável. Os exames apontaram para problemas renais, rim direito obstruído, ou seja, uretér direito comprometido. Isso fez com que o rim crescesse e perdesse a capacidade de funcionar. Nós estamos complementando os exames para definir melhor o que levou isso a acontecer e estudar a melhor forma de tratamento prá ele”.

Toninho Cury indagou sobre a possibilidade de uma cirurgia, a que o Dr. Edson Fabrini respondeu:
“Existe sim a possibilidade de cirurgia. Resta saber qual a melhor forma, a Nefrectomia ou colocação de dreno renal, a chamada dupla “J”. Isso só será determinado com precisão com exames mais sofisticados.”


Sistema urinário

O aparelho ou sistema urinário consiste em um conjunto de órgão cujo objetivo é formar, depositar e eliminar a urina. Compõe o aparelho dois rins, dois ureteres, uma bexiga e um canal de uretra.

As substâncias ingeridas que não são utilizadas pelo organismo precisam ser eliminadas. As próprias células produzem resíduos que precisam ser expelidos, além de substâncias excessivas que estão no sangue. O aparelho urinário também filtra e elimina água do nosso organismo.

Cerca de 20% de 5 litros de sangue que são bombeados pelo coração por minutos são filtrados pelos rins ao mesmo tempo. O sangue entra nos rins por meio da artéria renal. A partir de então, o sangue passa por diversas ramificações, até chegar aos menores capilares, que são chamados de glomérulos. Os milhares de glomérulos filtram os rins pelas suas paredes capilares. Cerca de 125ml de sangue é filtrado por nosso corpo a cada minuto.

O sangue filtrado se acumula em uma cápsula chamada de Bowman. Depois disso, o sangue filtrado passa a circular por um sistema tubular formado pelo Túbulo Contornado Proximal, Alça de Henle, Túbulo Contornado Distal e Ducto Colector.

Nesse complicado processo ocorre a formação da urina. Ela é composta por 97% de água mais os compostos químicos tóxicos ao corpo. Suas principais excreções são: uréia, cloreto de sódio e ácido úrico. Logo, a urina se acumula na bexiga e é eliminada através do canal da uretra existente nos órgãos sexuais do ser humano.

Sobre o seu afastamento dos gramados, disse o médico:

globoesporte.globo.com
“Ele terá que se afastar por tempo indeterminado. Poderá voltar futuramente, dependendo de exames complementares, tratamento e terapia. Ditinho continuará internado para que novos exames sejam feitos, para que seja tomada uma posição mais adequada. Ainda hoje (29) ele passará por uma tomografia computadorizada. Ele está bem tranquilo.”
Resta torcer pela recuperação de Ditinho, ídolo da torcida celeste e querido pelos torcedores de Patos e região.

Um comentário:

claudineia cardoso disse...

oi que pena que muitas pessoas ficam de uma hora para outra sem seu trabalho,e se ve em uma situaçao dificil,admiro seu trabalho por mostrar essas realidades eu procuro a oportunidade de trabalhar com o que mais amo faser,sou locutora de radio e to lutando pelo serviço.....