quinta-feira, 1 de março de 2012

Pirapora recebe comitivas de Janaúba e Teófilo Otoni e exporta modelo de saúde

Fotos Divulgação
Thiago Matos
Repórter

A classificação de risco de acordo com o Protocolo de Manchester, modelo adotado pelos gestores e profissionais de saúde de Pirapora, no Norte de Minas, já serviu como pauta de visitas de várias cidades, estados e até outros países (como a França e Espanha). Nesta terça-feira, 28/02, duas comitivas, uma de Teófilo Otoni e outra da Janaúba, estiveram no Centro Viva Vida de Pirapora (maior de Minas Gerais e receberam palestras com explicações sobre o Sistema de Saúde no município. O encontro reuniu, no total 11 visitantes.

“Explicamos todos os detalhes que compõem o nosso Sistema. Falamos das dificuldades, da forma de gestão, dos avanços e investimentos na área desde 2005. É importante mostrar que a classificação de risco na Atenção Primária à Saúde está servindo de modelo para muitas cidades”, afirma o coordenador do Programa Saúde da Família (PSF), Valdson Rezende.


A Supervisora Distrital Camila Carlech da Silva, da comitiva de Teófilo Otoni, se diz encantada com o trabalho em Pirapora e espera aplicar o que aprendeu em sua cidade. “Em Teófilo Otoni temos uma pequena cobertura de 40% na Atenção Primária. Estamos muito satisfeitos com o que estamos vendo e aprendendo aqui em Pirapora. As equipes são muito organizadas, a Sala de Situação é muito bem equipada, as metas aqui são todas atingidas, e vamos tentar fazer o mesmo lá. Aqui, percebemos que todos trabalham em Rede, e esse é um dos segredos do sucesso”.

Kelly Mendes Lopes, coordenadora da Atenção Primária de Janaúba, elogiou o sistema de Pirapora e gostou da oportunidade de comparar os avanços na cidade. “Vamos adotar muitas medidas daqui e vamos trabalhar ainda mais para tornar o sistema de Janaúba tão importante quanto o de Pirapora”.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Pirapora, os resultados comprovam que o modelo que é seguido na cidade está dando certo, e mostrar para gestores e profissionais de outras regiões é uma experiência a mais que precisa ser destacada. “Aos poucos vamos conseguindo promover saúde de qualidade para a população. Inauguramos na última sexta-feira, junto com o governador Antonio Anastasia, o Centro de Promoção à Saúde Sexual, que vai ajudar a ofertar mais saúde para a nossa cidade e microrregião”, avalia o secretário de Saúde Sinvaldo Alves Pereira.

As comitivas conheceram, logo após as palestras, o Posto de Saúde do bairro Cícero Passos, que no ano passado também foi visitado pelo Ministro da Saúde Dr. Alexandre Padilha; depois visitaram a Fundação Hospitalar Dr. Moisés Magalhães Freire (FHMMF) e a Sala de Situação – ferramenta importante que gerencia os indicadores de saúde do município.

Nenhum comentário: