quinta-feira, 1 de março de 2012

Apresentação do cartão SUS passa a ser obrigatória nas unidades de saúde‏

Fotos Divulgação
José Wilson Santos
Repórter

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Saúde, está comunicando aos usuários do sistema que por determinação do Governo Federal, a partir deste ano, para ser atendido nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS), o paciente terá de apresentar o Cartão Nacional de Saúde (CNS), o chamado “Cartão do SUS”. A portaria com as novas regras foi publicada no Diário Oficial da União.

Se a pessoa não se lembrar do número ou não tiver o cartão em mãos na hora do atendimento, caberá à unidade de saúde consultar o cadastro nacional para identificar o paciente. Caso o paciente ainda não seja cadastrado, o próprio hospital deve fazer o cadastramento.


Pelo cartão, o histórico de atendimento do paciente poderá ser acompanhado em qualquer unidade de saúde do país. O procedimento ficará mais rápido, pois o sistema da Secretaria será conectado com o do Ministério da Saúde. Os profissionais de saúde estão obrigados a registrar os contatos do paciente para que a Ouvidoria do SUS possa, por exemplo, estabelecer um acompanhamento da satisfação do usuário.

COMO FAZER -- Em Montes Claros, o cartão é emitido pela Secretaria Muni
cipal de Saúde (SMS), localizada na Avenida Dulce Sarmento, 2.076, Bairro Monte Carmelo. É necessário apresentar carteira de identidade, certidão para crianças e comprovante de endereço. Pessoas que vieram de outras cidades para morarem Montes Claros e que queiram transferir o cartão do município de origem, além da documentação pessoal devem apresentar declaração da escola ou da unidade de Estratégia Saúde da Família (antigo PSF). Maiores informações pelos telefones 3229-4300/ 3229-4385.

Nenhum comentário: