segunda-feira, 9 de abril de 2012

Coordenador do NIEA-NM apresenta diagnóstico sobre a qualidade do rio Itacarambi em Congresso

FOTOS DIVULGAÕ

Resultado apresenta valores críticos que evidenciaram quadro de degradação ambiental

O professor doutor em Engenharia Agrícola e coordenador dos projetos socioambientais Raízes, Tatu e Água Legal do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Norte de Minas (NIEA-NM), Flávio Pimenta de Figueiredo, apresenta no segundo semestre desse ano um resumo do seu trabalho científico que avalia a qualidade da água do rio Itacarambi, sub-bacia do médio São Francisco.
O diagnóstico faz uma avaliação da qualidade da água do Rio Itacarambi e será apresentado no X Congresso Latinoamericano y Del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, em Londrina-PR, entre os dias 15 a 19 de julho. De acordo com o professor, o que motivou o trabalho foi a percepção de que a disponibilidade da água tem se tornando limitada devido ao aumento do consumo e à crescente poluição, que compromete sua qualidade.
“Visto a importância deste rio para a população ribeirinha, realizamos uma avaliação qualitativa da água do rio, onde adotamos parâmetros definidos na Resolução CONAMA nº 357, de 17/03/2005 e na Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH nº 01, de 05/05/2008”, destaca o professor. O estudo será apresentado em parceria com Carolina Oliveira Santos, Mônica Maria Ladeia, Wanderlei Almeida Coelho, Adailton José de Santana engenheiros e tecnólogos especialistas em questões do meio ambiente.

Amostras

As amostras de água foram coletadas nos meses de agosto e dezembro de 2011, em seis pontos georeferenciados ao longo do rio. Os resultados obtidos para os parâmetros turbidez, cor aparente, oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e fósforo total apresentaram valores críticos que evidenciaram um quadro de degradação ambiental.
De acordo com o professor, a partir do levantamento, foi possível a identificação de pontos de impacto ambiental no corpo d’água, que podem contribuir para a gestão dos recursos hídricos da bacia e proteção da saúde pública. Os resultados da pesquisa serão apresentados entre os dias 15 a 19 de julho, em Congresso que acontece em Londrina-PR.

Nenhum comentário: