A diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) esteve reunida na manhã dessa terça-feira 05/04, em sua sede, na busca de alternativas para recuperação de recursos do governo federal. O presidente Valmir Morais de Sá seguiu nessa quarta-feira 06/04, para Brasília, para entregar ao senador Aécio Neves o documento assinado pelos prefeitos, onde se manifestam contrários aos cortes das verbas parlamentares e dos convênios com o governo federal
O presidente da AMAMS, Valmir Morais de Sá, disse que existe uma previsão de corte no orçamento para este ano, na ordem de R$ 50 bilhões. “Esta redução vai comprometer ainda mais os municípios que já são penalizados ao longo do ano, c
om os constantes resgates por parte do governo federal em relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que em alguns municípios é a principal ou única fonte de receita”, comentou. .
O governo possui R$ 128 bilhões de para o orçamento de 2011 e deverá cortar 50% deste valor para aliviar o caixa, sendo que os outros 50% serão liberados por critérios políticos.
Temendo que esses cortes recaiam sobre as emendas parlamentares e acabem por prejudicar os municípios, a diretoria da AMAMS está tentando junto ao senador Aécio Neves para que seja o interlocutor junto ao Senado e ao Governo Federal, ajudando ainda na mobilização dos deputados da bancada mineira, na Câmara dos Deputados, para se posicionarem contrários a esses cortes nas emendas parlamentares e a restituição de uma agenda política, além da formalização de critérios para atendimento os municípios do semi-árido mineiro e do Brasil.
O vice-presidente da AMAMS e prefeito de Itacarambi, Rudimar Barbosa; e o prefeito de Francisco Sá, José Mário Pena; pediram aos colegas prefeitos que estejam unidos neste momento e pressionem o
s seus deputados para se manifestarem através dos seus pronunciamentos na Câmara dos Deputados contra os possíveis cortes nas emendas parlamentares.
Outra reivindicação que foi acertada pela diretoria da AMAMS e que foi entregue pelo presidente da AMAMS, Valmir Morais, à bancada mineira de senadores, é a instalação de uma Gerência de Desenvolvimento Urbano (Gidur), da Caixa Econômica Federal, em Montes Claros, para atender os municípios do Norte de Minas.
Um dos diretores da entidade, o prefeito de Itacambira, Marcelo Leão Ferreira, disse que é necessária uma grande mobilização regional para apressar a instalação de uma Gidur, em Montes Claros, para encurtar distância e ajudar os municípios na formulação correta dos projetos. “Com uma Gidur na região, os projetos serão entregues mais rápidos, corretos e com acompanhamentos dos técnicos do órgão. Este atendimento direto com os prefeitos vai ajudar a desburocratizar e agilizar na liberação dos recursos por parte do governo federal aos municípios”, concluiu.

Nenhum comentário:
Postar um comentário