quinta-feira, 7 de abril de 2011

AMAMS FAZ PRESSÃO PARA NÃO PERDER AS EMENDAS PARLAMENTARES

FOTOS XU MEDEIROS/ARTUR JÚNIOR



A diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) esteve reunida na manhã dessa terça-feira 05/04, em sua sede, na busca de alternativas para recuperação de recursos do governo federal. O presidente Valmir Morais de Sá seguiu nessa quarta-feira 06/04, para Brasília, para entregar ao senador Aécio Neves o documento assinado pelos prefeitos, onde se manifestam contrários aos cortes das verbas parlamentares e dos convênios com o governo federal

O presidente da AMAMS, Valmir Morais de Sá, disse que existe uma previsão de corte no orçamento para este ano, na ordem de R$ 50 bilhões. “Esta redução vai comprometer ainda mais os municípios que já são penalizados ao longo do ano, com os constantes resgates por parte do governo federal em relação ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que em alguns municípios é a principal ou única fonte de receita”, comentou. .

O governo possui R$ 128 bilhões de para o orçamento de 2011 e deverá cortar 50% deste valor para aliviar o caixa, sendo que os outros 50% serão liberados por critérios políticos.

Temendo que esses cortes recaiam sobre as emendas parlamentares e acabem por prejudicar os municípios, a diretoria da AMAMS está tentando junto ao senador Aécio Neves para que seja o interlocutor junto ao Senado e ao Governo Federal, ajudando ainda na mobilização dos deputados da bancada mineira, na Câmara dos Deputados, para se posicionarem contrários a esses cortes nas emendas parlamentares e a restituição de uma agenda política, além da formalização de critérios para atendimento os municípios do semi-árido mineiro e do Brasil.

O vice-presidente da AMAMS e prefeito de Itacarambi, Rudimar Barbosa; e o prefeito de Francisco Sá, José Mário Pena; pediram aos colegas prefeitos que estejam unidos neste momento e pressionem os seus deputados para se manifestarem através dos seus pronunciamentos na Câmara dos Deputados contra os possíveis cortes nas emendas parlamentares.

Outra reivindicação que foi acertada pela diretoria da AMAMS e que foi entregue pelo presidente da AMAMS, Valmir Morais, à bancada mineira de senadores, é a instalação de uma Gerência de Desenvolvimento Urbano (Gidur), da Caixa Econômica Federal, em Montes Claros, para atender os municípios do Norte de Minas.

Um dos diretores da entidade, o prefeito de Itacambira, Marcelo Leão Ferreira, disse que é necessária uma grande mobilização regional para apressar a instalação de uma Gidur, em Montes Claros, para encurtar distância e ajudar os municípios na formulação correta dos projetos. “Com uma Gidur na região, os projetos serão entregues mais rápidos, corretos e com acompanhamentos dos técnicos do órgão. Este atendimento direto com os prefeitos vai ajudar a desburocratizar e agilizar na liberação dos recursos por parte do governo federal aos municípios”, concluiu.

Nenhum comentário: