quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Usina de biodiesel aumenta em 90% sua capacidade de produção em 2010

FOTOS DIVULGAÇÃO
JANAINA GONÇALVES
REPÓRTER


A usina de biodiesel de Montes Claros terá a capacidade ampliada para 90%, em 2010, com108 milhões de litros do produto. A produção conta com o apoio da Petrobrás Biocombustível S/A.

Conforme o anúncio do presidente Lula,
a mistura B5, que aumenta a proporção do biocombustível no diesel, antecipa em três anos a meta do programa nacional de produção e uso do biodiesel.

Diesel com 5% de biodiesel já é realidade na
usina de Montes Claros.
A expectativa do ministério da Agricultura é de que, com o aumento no percentual de mistura, o consumo de biodiesel chegue a 2,4 bilhões de litros em 2010.

De acordo com o gerente da usina, Júlio Cezar Monteiro
Lopes, o projeto teve início em 2002, mas só em 2009 começou a produzir.

- A capacidade de processamento com 57 milhões de litros d
e diesel por ano hoje tem uma produção de 108 milhões, ou seja, houve um aumento de 90% da capacidade.

A lei que estava prevista para entrar em vigor só em 2013 foi antecipada, conforme comenta Lopes.

- Hoje, qualquer diesel tem que ser misturado com o biodiesel. Isto proporciona o aumento dos cultivos das culturas perenes, por ser um combustível renovável, além de ser um produto isento de enxofre e com poucos resíduos poluentes do meio ambiente se comparado aos outros – diz.

Com a mistura B5, também deverá aumentar o consumo de óleo de soja, principal matéria-prima do combustível.

- Parte do faturamento é feito através de leilões de comercialização da ANP - Agência nacional de petróleo, a cada trimestre. No início do ano passado houve uma venda pequena, de R$ 1,5 milhão, já para este ano a expectativa é de que haja um aumento para R$16,5 milhões.

Segundo o gerente setorial de suprimentos agrícolas da Pet robrás de Montes Claros, Nelson Orasmo Filho, a safra do ano passado teve uma produção de 11 mil toneladas e a expectativa é de chegar a 30 mil.

- Cerca de 6.500 produtores rurais estão engajados neste processo e a meta é chegar aos 15 mil - diz.

O ministério garante que o país está preparado para fornecer soja suficiente para atender à demanda de alimentação e de biocombustível. A safra nacional 2009/2010 deverá ser recorde, com 64 milhões de toneladas do grão.

Atualmente, 65 usinas de biodiesel estão em funcionamento no país. Além da soja, também existe tecnologia para produzir o biodiesel a partir da mamona, do girassol, da canola, da palma, do pinhão manso e de um tipo de gramínea chamada crambe.

Nenhum comentário: