terça-feira, 24 de maio de 2011

Próxima etapa do projeto é o cadastramento das famílias

Fotos: Fábio Marçal


A Prefeitura de Montes Claros se prepara para realizar levantamento demográfico e cadastramento dos moradores do Conglomerado Conferência Cidade Cristo Rei, que é a próxima etapa do projeto de urbanização e revitalização do bairro. “Equipe formada por sociólogos, psicólogos e assistentes sociais cadastrará as famílias, para estabelecer os perfis – quantos adultos, crianças e idosos existentes”, explicou o diretor de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Social, José Geraldo Cardoso (Gêra do Chica).

A urbanização da Conferência Cidade Cristo Rei, local considerado de vulnerabilidade social e risco físico para os moradores, custará R$ 25 milhões – recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II do Governo Federal) com contrapartida da Prefeitura. Serão edificados 22 blocos de apartamentos (16 por prédio de 4 andares) com 416 unidades habitacionais de dois quartos, sala, copa/cozinha, banho social e área de serviço, a serem doadas aos moradores cadastrados, sem custo. A obra social será uma das maiores realizadas em Montes Claros.

O prefeito Luiz Tadeu Leite recebeu sinal verde para iniciar as obras dia 16 de maio, durante reunião com os moradores do bairro na Paróquia São João Batista, no Alto São João. Depois de conhecerem o projeto e os aspectos que nortearão sua implantação (a Prefeitura dará bolsa-aluguel às famílias enquanto os apartamentos estiverem sendo construídos) as pessoas votaram pela implantação e o sim foi praticamente unânime. O Novo Cidade Cristo Rei receberá ruas e avenidas, transporte público, escola, postos de saúde e policial, praças públicas e quadras poliesportivas.

TITULARIDADE – Paralelo ao censo demográfico será providenciado junto à Procuradoria Jurídica do Município o documento de titularidade do terreno, para que a Prefeitura implante o projeto. As obras serão acompanhadas por uma comissão de moradores eleita entre eles, cuja atuação junto ao Executivo já rendeu um centro comercial para abrigar empreendimentos instalados no bairro. O Novo Conferência Cidade Cristo Rei será nos moldes do Vila Viva, em Belo Horizonte. A Prefeitura deverá levar comissão de moradores para conhecerem o projeto da Capital, se inteirando de como ele mudou a vida naquela comunidade. A maquete do projeto do Novo Cidade Cristo Rei está à disposição da população no hall do prédio da Prefeitura de Montes Claros, à Avenida Cula Mangabeira, 211, Centro.

Por :Andréia Pereira

Nenhum comentário: