quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

A SAÚDE DE MOC TEM NOVO SECRETÁRIO DR GERALDO EDSON




O médico Geraldo Edson Guerra é o novo secretário municipal de Saúde de Montes Claros. Ele assume o posto deixado por José Geraldo de Freitas Drumond, que pediu seu afastamento devido a problemas de saúde, depois de dois anos à frente da pasta. O novo titular foi apresentado na tarde desta quarta-feira, 9, pelo prefeito Tadeu Leite, durante coletiva à imprensa, na sala de reuniões do Gabinete. Na oportunidade, o chefe do Executivo agradeceu o trabalho de Freitas Drumond, a quem considera um profissional de reconhecida competência.
Pediatra, Geraldo Edson Guerra é um dos técnicos que ajudaram a consolidar o Hospital Universitário. Professor de Medicina da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), ex-conselheiro do Pró-Hospi do Governo do Estado e ex-diretor do Hospital Universitário Clemente de Faria, ele está bastante familiarizado com o gerenciamento das questões da saúde pública. Seu nome foi respaldado pelo sindicato dos médicos, constando de lista de nomes apresentada ao prefeito Tadeu Leite.

“O novo secretário tem experiência e competência para tocar a saúde pública municipal, resolvendo os problemas que o setor registra. E terá nosso apoio integral para isso”, destacou o chefe do Executivo, lembrando que uma das características de trabalho de Geraldo Edson é sua presença física nas unidades, acompanhando o processo de perto e fazendo rapidamente as correções necessárias. “Com sua competência e vibração, estou certo de que cuidará bem do setor, melhorando o padrão de atendimento à população”, frisou.
Sabatinado pela imprensa, o novo secretário de Saúde disse que começa a tomar pé da situação da pasta imediatamente. Adiantou que gosta muito do trabalho de urgências e emergências, o que sinaliza para uma atenção maior a esse setor, e considerou que Montes Claros precisa batalhar mais recursos para a saúde pública. “Somos só nós entre Belo Horizonte, Brasília-DF e Salvador, à disposição de uma população entre 5 e 6 milhões de pessoas. Há, também, o fato de sermos o segundo entroncamento rodoviário do país, o que gera implicações na questão das urgências e emergências. A situação da saúde pública municipal é diferenciada e precisa ser tratada como tal pelos governos federal e estadual”, destacou Geraldo Edson. (José Wilson Santos)

PT desiste da CLI da Saúde

FOTOS XU MEDEIROS

Poucas horas depois de se reunir com o prefeito Luiz Tadeu Leite, do PMDB, nessa segunda-feira, o Partido dos Trabalhadores desistiu da Comissão Legislativa de Inquérito (CLI), proposta pelo vereador Alfredo Ramos, para tentar fazer uma radiografia mais apurada do sistema de saúde, que vive em crise, suscitando debates e reclamações da população. Apesar de conseguir sete assinaturas para instalar a Comissão, enquanto o mínimo exigido é de cinco, o vereador protocolou o requerimento, mas o retirou logo após o término da reunião, que não teve a segunda parte por falta de quórum. Vereadores da bancada de apoio à administração municipal se ausentaram do plenário antes da apreciação de projetos e requerimentos. Ao contrário do que se havia dito, os vereadores Edwan do Detran, do PV, Damázio Silva, do PTB e Rita Vieira, do PSDB, não retiraram as assinaturas do documento propondo a Comissão. A desistência da CLI ocorreu após o afastamento de José Geraldo Drumond da Secretaria de Saúde.
Além de Alfredo Ramos, de acordo com uma fonte, participaram da reunião com o prefeito, nessa segunda-feira, o deputado estadual Paulo Guedes, o presidente do diretório municipal do PT, José Hélber Sarmento, como também outras lideranças petistas. Durante o encontro, o prefeito teria proposto a ampliação da participação do partido na administração municipal, o que significa ocupar mais cargos. Ficou acertada nova reunião na próxima segunda-feira, para se definir a questão. Uma das correntes do partido, ligada ao ex-prefeito Athos Avelino Pereira, do PPS, pressiona para romper com o governo municipal, a pretexto de se começar a trabalhar para concorrer à Prefeitura, em faixa própria, nas eleições de 2012. Entende que permanecer na administração, que não corresponde às expectativas da população não é interessante para o PT.
SATISFEITO – Dizendo-se “amigo” de José Geraldo Drumond, o vereador do PT mostrou-se satisfeito com o desligamento dele da secretaria de Saúde. Disse que o fato de deixar o cargo não resolve o problema do sistema, mas significa abertura para retomar o diálogo com diferentes setores, no sentido de se buscar alternativa para tentar reverter o quadro. Alfredo Ramos reafirmou que a mobilização da Câmara, do Ministério Público, do Conselho Municipal de Saúde e da população foram determinantes para a mudança no setor. Ele voltou a afirmar que o governo Lula não é responsável pela crise no setor, ao apresentar documento sobre os investimentos federais na saúde em Montes Claros, que considera dos mais significativos.

CURSOS GRATUITOS

Prefeitura e APAS investem
em qualificação profissional



DIVULGAÇÃO
ANDRE SENNA
REPÓRTER
A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro Vocacional Tecnológico (CVT), mantido pela Associação de Promoção e Ação Social (APAS), tem promovido diversos cursos gratuitos, profissionalizantes ou não. O objetivo principal é dar condições de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, visando a geração de empregos e renda. O CVT funciona à rua Betel, 38, Vila Exposição.

A maior procura foi pelo curso de telemarketing. Com a chegada da empresa A&C Call Center, a cidade procura por profissionais nesta área. As pessoas, sem condições de arcar com os custos do curso particular, receberam todo o apoio do CVT, que tem como uma das principais funções capacitar jovens e adultos.





O local possui duas salas de treinamento, com 11 computadores em cada uma, bem como ambiente adequado para teleconferência, onde são ministrados os cursos de informática básica e telemarketing.

A coordenadora de laboratório vocacional do CVT, Regina Célia de Oliveira, destacou a parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - Minas Gerais (SENAC). A finalidade é iniciar atividades com novas turmas, em outras áreas. Informações sobre cursos e respectivos períodos de inscrições pelo telefone (38) 3229-3381.

Barrios se diz acostumado com a motivação e pressão para enfrentar clubes mais tradicionais

FOTO XU MEDEIROS
CRISTIANO JILVAN
REPÓTER

O GOLEIRO RAPHAEL Barrios, com 1,90 metro e 22 anos, foi um dos destaques nas duas primeiras rodadas do Campeonato Mineiro. Pelo que demonstrou nas entrevistas mais recentes, o jogador não se impressiona com este rendimento, embora reconheça que houve uma motivação a mais ao enfrentar o atual campeão mineiro (Atlético) e o atual vice (Ipatinga) nos primeiros confrontos do estadual.

“SEI DA TRADIÇÃO que o Campeonato Mineiro tem, mas atuei também na Primeira Divisão de outros estados e a pressão é a mesma, assim como a motivação para enfrentar os clubes mais tradicionais”, analisou Barrios, que é paulista de nascimento, mas veio do Colo Colo, da cidade de Ilhéus/Bahia

Ministério Público determina que estádio José Maria Melo, em Montes Claros, seja reduzido em 50% a capacidade de público

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórter

O Ministério Público determinou que o estádio José Maria Melo, em Montes Claros, além dos estádios José Mammoud Abbas, em Governador Valadares, estádio municipal Engenheiro João Guido (Uberabão), em Uberaba, estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião) em Divinópolis, que são sede dos jogos do campeonato mineiro da primeira divisão, sejam reduzidos em 50% a capacidade de público, no prazo de 15 dias. De acordo com nota oficial divulgada no site da FMF – Federação mineira de futebol, na tarde-noite desta terça-feira, dia 08 de fevereiro, os laudos de vistoria do CREA-MG não apresentaram os requisitos exigidos no decreto 6.795-2009 e portaria 124-2009 do Ministério do Esporte. Diante de tal situação, o ministério público reduziu pela metade o número da capacidade máxima de público.
Os clubes terão o prazo improrrogável de 15 dias para solucionar os problemas para que seja novamente liberada a capacidade anterior do estádio. Caso não consiga apresentar os laudos exigidos pelo CREA-MG no tempo determinado pelo ministério público os estádios serão interditados, sendo que não poderão receber mais jogos do campeonato mineiro.

No estádio José Maria Melo, em Montes Claros, por exemplo, a capacidade que foi liberada pelo laudo do corpo de bombeiros de cinco mil torcedores passa a ser de 2.500, inclusive, valendo já para o jogo contra o Villa Nova, no próximo domingo, dia 13, às 16h.
Segundo o diretor executivo do Funorte, Cristiano Júnior, o clube já está ciente da situação e irá solucionar o mais rápido possível os itens propostos pelo Ministério Público e CREA-MG.