segunda-feira, 7 de abril de 2014


Prefeito anuncia medidas
de enfrentamento aos efeitos
dos tremores de terra
FOTOS XU MEDEIROS
Durante coletiva à imprensa realizada na manhã desta segunda-feira, 7, o prefeito Ruy Muniz anunciou uma série de medidas que serão tomadas no enfrentamento aos efeitos dos tremores de terra em Montes Claros.
Participaram da coletiva representantes do Corpo de Bombeiros, da Defesa Civil, da Cemig e autoridades municipais. As medidas foram anunciadas em resposta aos abalos sísmicos que atingiram Montes Claros neste domingo. O mais forte deles chegou a 4.2 graus de intensidade, deixando vários pontos da cidade sem energia, sem sinal de celular e comprometendo a estrutura de várias casas.
Durante a coletiva o prefeito  anunciou que já foi autorizada a abertura de licitação para a aquisição de dois novos veículos para a Defesa Civil. Outra medida adotada será a ampliação do efetivo do órgão. O chefe do Executivo anunciou ainda a compra de dois novos sismógrafos, que irão ser instalados em pontos estratégicos. Ele também lamentou a falta de compromisso na operação dos sismógrafos instalados em Montes Claros.
“Dos doze instalados na cidade, somente três estão em funcionamento. Não podemos mais ter esta atitude pacífica, pois estudos já foram feitos pelas universidades que vieram até Montes Claros, mas nenhuma conclusão foi tirada. Vamos fazer a nossa parte com o que podemos, mas sem o apoio dos governos fica difícil. O governo Federal presta ajuda a outros países, mas para nós, que estamos dentro dos limites territoriais brasileiros, ele não estende as mãos”, afirmou o prefeito.
O secretário municipal de Defesa Social, Franklin de Paula Silveira, falou sobre a importância de ações preventivas para evitar grandes prejuízos em momentos como este. “Um exemplo são as cartilhas que distribuímos nas escolas, dando orientações sobre

O chefe da Defesa Civil de Montes Claros, Mattson Malveira, defendeu a postura do prefeito ao cobrar dos governos federal e estadual um maior apoio para o enfrentamento ao problema em Montes Claros.
“Não é possível prever um tremor, mas podemos nos estruturar para quando ele chegar. É importante que os governos se sensibilizem com o problema de Montes Claros. Em muitos anos na Defesa Civil, nunca vi, por parte deles, uma ajuda concreta”, afirmou Mattson.
Pedido de ajuda – O prefeito Ruy Muniz anunciou que deve cobrar dos ministérios das Cidades e da Integração ajuda para estruturar Montes Claros contra os tremores. De acordo com ele, dezoito áreas de vulnerabilidade já foram mapeadas. 
O chefe do Executivo afirmou que irá marcar uma audiência com o novo governador de Minas, Alberto Pinto Coelho, e com representantes do governo Federal para expor diretamente o problema, apresentando os dados já coletados.