FOTOS XU MEDEIROS
“Novos investimentos e sustentabilidade no Norte de Minas”
O governador do Estado de Minas Gerais, Antonio Anastasia, acertou com a diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS), através do presidente Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, a realização do “Dia do Governo nos Gerais”, no próximo dia 15 de julho, em Montes Claros.
O evento que acontecerá no auditório Deputado Aécio Cunha – prédio anexo da AMAMS, das 8 às 18 horas, conta com apoio da Agência de Desenvolvimento da Região Norte de Minas (Adenor), terá como tema “Novos investimentos e sustentabilidade no norte de Minas”.
Na reunião ocorrida em Belo Horizonte, no final de maio deste ano, o governador Anastasia confirmou ao presidente da AMAMS que fará a abertura do evento e acertou ainda as presenças dos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothea Werneck; de Transporte e Obras Pública, Carlos Meles; de Meio Ambiente, Adriano Magalhães; e de Desenvolvimento Social, Wander Borges.
A AMAMS ficou responsável pela mobilização dos 92 prefeitos da sua área de atuação, enquanto a Adenor ficou por conta de mobilizar as lideranças empresariais da região. Mas a expectativa é de que o “Dia do Governo nos Gerais” reúna além de prefeitos e lideranças empresariais, deputados estaduais e federais, vereadores e secretários municipais.
O presidente da AMAMS, Valmir Morais de Sá, destaca o evento como uma oportunidade dos prefeitos e lideranças políticas e empresariais da região receberem informações sobre a viabilidade da implantação de uma mina de ferro na região norte-mineira. “Temos ouvido muito, mas sabemos pouco sobre como se dará a implantação de uma mina de ferro na região. Mas se tudo que temos ouvido falar por ai, em termos de investimentos, a nossa região com certeza vai ser uma fronteira mineral para toda Minas Gerais, além da geração de emprego e renda para os nossos munícipes”, comentou.
Os municípios de Serranópolis de Minas, Riacho dos Machados, Grão Mogol e Ri
o Pardo de Minas, são apontados como os que mais possuem as reservas minerais a serem exploradas.
O protocolo de intenções para implantação de uma mina de minério na parte Norte do Estado, foi assinado no dia 1º deste mês, na Cidade Administrativa, entre o governo do Estado através das secretarias de Estado de Desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha, Mucuri e do Norte de Minas (SEDVAN), de Desenvolvimento Econômico e o Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI) e a Vale. A previsão de investimentos entre 2012 a 2014 é de R$ 560 milhões, com a previsão de gerar na sua fase de implantação, aproximadamente 500 empregos diretos e indiretos e 250 permanentes.
PROGRAMAÇÃO
09 Horas - Abertura - Governador do Estado de Minas Gerais – Antonio Anastasia
Painel I – Política de Atração de Investimentos do Governo de Minas - Casos Concretos, o novo Desenvolvimento - Secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico - Dorothea Werneck
Painel II – Gás Natural e Mineração – CEMIG/CODEMIG/GASMIG e Empreendedores das empresas MIBA, SAM, Riacho dos Machados e Vale do Rio Doce
Painel III – Infra-Estrutura para o Desenvolvimento e Sustentabilidade
- Secretário de Estado de Transporte e Obras Pública – Carlos Meles
- Secretário de Estado de Meio Ambiente – Adriano Magalhães
- Secretário de Estado de Desenvolvimento Social – Wander Borges
Painel IV – Experiência do município de Itabira sobre sua história mineraria.
REALIZAÇÃO: Governo de Minas, AMAMS e ADENOR
PARCEIROS: Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, UNIMONTES, EMATER, FIEMG, ACI, Ministério Publico do Meio Ambiente, CREA, OAB, e Instituições de Ensino; IFET, UFMG, SEBRAE e Sociedade Rural
PUBLICO: Prefeitos, Vereadores, Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico, Administração, Meio-ambiente e Obras, Deputados Federais e Estaduais da Bancada do Norte, Empresários e Professores Acadêmicos