segunda-feira, 9 de abril de 2012

ENCERRAMENTO DA SEMANA SANTA COM DOUTORES DA ALEGRIA EM BRASÍLIA DE MINAS

FOTOS DIVULGAÕ
Antes das cinco horas da manhã deste domingo de Páscoa as ruas da cidade de Brasília de Minas estavam lotadas de fieis para grande procissão do Domingo de Páscoa, já tradicional na cidade.
Durante uma Semana uma intensa programação de celebrações, encontros, palestras e atividades sociais foram realizadas pelo pároco, Padre Bessa, e uma equipe de mais de 100 pessoas. “Nunca vi uma participação tão grande do povo da cidade na Semana Santa” comentou dona Lourdes, moradora antiga da cidade. De acordo com o padre Bessa, os resultados positivos são frutos de quatro elementos: planejamento bem feito, divulgação, criatividade e trabalho em equipe.
A programação da Semana Santa constava desde atendimento a confissões – de 7 a meia noite até ações sociais de combate a dengue, como a troca de material reciclado e utensílios que acumulam água no fundo do quintal que foram trocadas por ovos de Páscoa, o que movimentou mas de 500 crianças na quinta-feira santa. Na noite da Sexta-feira da Paixão, uma multidão cobriu as ruas da cidade com luzes de velas na procissão do Senhor Morto. “Acreditamos que o resultado foi mais do que o esperado, mas tudo correu muito bem, todos colaboraram demais” fez questão de ressaltar o professor Rogério, coordenador geral da equipe da Semana Santa em Brasília de Minas.
O dia mais esperado foi mesmo no Domingo de Páscoa. A tradicional banda de música da cidade, Euterpe e Fraternidade, fez uma alvorada festiva acordando o povo de Brasília de Minas. As ruas foram enfeitadas para acolher a procissão e na praça da matriz a multidão participou da Santa Missa celebrada pelo Padre Bessa e Frei João Bernardo.
No final da Missa a surpresa esperada por todos: o padre Bessa e mais 10 jovens vestiram roupas de palhaços e jalecos dos doutores da alegria e saíram no meio da multidão distribuindo chocolates, cartões de Páscoa e um panfleto sobre 10 mandamentos da Boa Saúde. A iniciativa fez parte da Campanha da Fraternidade 2012 que traz como tema “Fraternidade e Saúde Pública”. “Foi uma experiência incrível, levamos alegria de uma boa saúde para as pessoas” afirmou o jovem universitário Leandro, que era um dos integrantes dos palhaços. Antes da entrada do Doutores da Alegria, Héllen Keith Nery, que é farmacêutica e funcionária do hospital da cidade, explicou a população o trabalho dos voluntários da ONG Doutores da Alegria. “Até o nosso padre nos ajudou a mostrar às pessoas a importância da alegria no tratamento dos enfermos para termos uma boa saúde” explicou a farmacêutica.

Coordenador do NIEA-NM apresenta diagnóstico sobre a qualidade do rio Itacarambi em Congresso

FOTOS DIVULGAÕ

Resultado apresenta valores críticos que evidenciaram quadro de degradação ambiental

O professor doutor em Engenharia Agrícola e coordenador dos projetos socioambientais Raízes, Tatu e Água Legal do Núcleo Interinstitucional de Estudos e Ações Ambientais do Norte de Minas (NIEA-NM), Flávio Pimenta de Figueiredo, apresenta no segundo semestre desse ano um resumo do seu trabalho científico que avalia a qualidade da água do rio Itacarambi, sub-bacia do médio São Francisco.
O diagnóstico faz uma avaliação da qualidade da água do Rio Itacarambi e será apresentado no X Congresso Latinoamericano y Del Caribe de Ingeniería Agrícola e XLI Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola, em Londrina-PR, entre os dias 15 a 19 de julho. De acordo com o professor, o que motivou o trabalho foi a percepção de que a disponibilidade da água tem se tornando limitada devido ao aumento do consumo e à crescente poluição, que compromete sua qualidade.
“Visto a importância deste rio para a população ribeirinha, realizamos uma avaliação qualitativa da água do rio, onde adotamos parâmetros definidos na Resolução CONAMA nº 357, de 17/03/2005 e na Deliberação Normativa Conjunta COPAM/CERH nº 01, de 05/05/2008”, destaca o professor. O estudo será apresentado em parceria com Carolina Oliveira Santos, Mônica Maria Ladeia, Wanderlei Almeida Coelho, Adailton José de Santana engenheiros e tecnólogos especialistas em questões do meio ambiente.

Amostras

As amostras de água foram coletadas nos meses de agosto e dezembro de 2011, em seis pontos georeferenciados ao longo do rio. Os resultados obtidos para os parâmetros turbidez, cor aparente, oxigênio dissolvido (OD), demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e fósforo total apresentaram valores críticos que evidenciaram um quadro de degradação ambiental.
De acordo com o professor, a partir do levantamento, foi possível a identificação de pontos de impacto ambiental no corpo d’água, que podem contribuir para a gestão dos recursos hídricos da bacia e proteção da saúde pública. Os resultados da pesquisa serão apresentados entre os dias 15 a 19 de julho, em Congresso que acontece em Londrina-PR.