quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

TORCEDORES MONTES-CLARENSE ,COM INGRESSO EM MÃOS,PARA VER O FUNORTE X ATLÉTICO

FOTOS XU MEDEIROS

MONTES CLAROS JÁ vive por antecipaçção as emoções do momento histórico que coloca a cidade de volta à Primeira Divisão do Campeonato Mineiro após doze anos. Os torcedores literalmente dormiram na fila para ter acesso aos ingressos do jogo entre Funorte e Atlético, que abrirá a competição na rodada deste final de semana.

A CARGA DE de cinco mil ingressos se esgotou já no primeiro dia de vendas, em apenas três horas, no início da tarde de ontem. Nos postos de venda, em especial no centro da cidade, a cena foi sempre a mesma: filas imensas; independente das cores das camisas.

COMO REZA A rivalidade, o Funorte teve o reforço da torcida do Cruzeiro no coro, mas nada que ameaçasse a motivação dos alvinegros, caso do jovem Raimundo Xavier (foto à esquerda), que madrugou para ser um dos primeiros na fila do único ponto de venda reservado para aqueles que querem ir ao estádio José Maria Melo com a camisa.
.

CHEGOU ÀS sete horas. “Achei que nem iria conseguir, porque teve gente que chegou aqui antes das três da matina e dormiu aqui mesmo”, disse. A torcida uniformizada do Galo, desde que não esteja com as camisas de organizadas, ficará atrás do gol do fundo, com portão de acesso pela rua Coronel José Francisco Souto. O espaço cercado por todos os lados com alambrado é para 800 pessoas. Outros atleticanos poderão ter acesso às arquibancadas da lateral, mas sem as camisas do clube, como determinou a Polícia Militar

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

FAMÍLHA MOSTRA QUE TALENTO VEM NO SANQUE

FOTOS XU MEDEIROS
BYA ANDRADE
REPÓRTER:

NO último sábado (22), o cantor Danilo Campos lançou o CD Poemas & Canções, no
Centro Cultural Henfil Henrique de Souza Filho em Bocaiúva-MG. Cerca de 600
pessoas entre amigos, imprensa e convidados estiveram no local lotaram o local.
Danilo subiu ao palco às 22h15 abrindo o show com o sucesso dos anos 1980 do
cantor Lobão Blá Blá Blá Eu te amo!, em seguida mostrou a balada pop Louco por
você, música de trabalho do artista.


Danilo recebeu todo o calor da platéia durante sua apresentação que durou mais
de uma hora. “O show está bem eclético. Procurei mostrar minhas
músicas e também
sons que eu gosto como a música do Lobão que me marcou demais; Comodoors, Raul
Seixas e outras”, afirma Danilo que Com fala que tem um carinho todo especial
pelo lugar onde fez muitos amigos e aprendeu a conhecer melhor a música.

Um dos pontos altos do show foi a participação de sua filha Ana Luisa de nove
anos, com a canção Malandragem (Cássia Eller), que mostrou que talento vem do
sangue. “Fiquei muito emocionado com a presença de minha filha comigo no palco.
Foi algo mágico. Tudo começou por brincadeira, durante os ensaios ela
pedia para
cantar e eu acabei deixando. Estou orgulhoso”. Nas rádios de Bocaiúva a música
Sem Destino já e bastante executada.
Outra presença especial que foi destacada durante o evento foi a do Cartunista
Márcio Leite, que fez questão de cumprimentar o amigo. Márcio fez a produção
gráfica do CD, que trás no encarte poesias, as músicas e alguns cartoons
ilustrativos feito pelo premiado artista e amigo Márcio Leite. Após o show
Danilo recebeu o carinho do público em uma sessão de autógrafos.

O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Bocaiúva, Associação
dos Artistas e da RIMA Industrial e também do radialista Onésio Silva.
“Me senti
realizado com este show. Trabalhei para que Danilo estivesse aqui. É muito bom
ver esse reconhecimento, o sorriso do público e a consagração de um artista da
terra”, afirma Onésio.

Agora o artista se prepara para eventos em Montes Claros e região a partir do
mês de março, em julho ele está confirmado e faz abertura da banda Chiclete com
Banana durante a tradicional Festa do Senhor do Bonfim. O cd Poemas e
Canções de
Danilo Campos estará à venda na Palimontes. Saiba mais no site:
www.poemasecancoes.com.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

FOTOS FÁBIO MARÇAL
Você é o convidado de honra para a 1ª Festa de Produtos e Comidas Típicos do Mercado Central Christo Raeff, no próximo sábado, 29, com início às 8 horas da manhã. Será durante o dia inteiro, com vasta programação, desde Festival Gastronômico a concursos de viola solada, roedor de pequi e comedor de banana. O evento comemora os 23 anos do mais famoso mercado municipal do Norte de Minas.

A programação, com shows e apresentações, será extensa: Zé Vicente e Sua Gente, Álvaro Vicente e Moisés, Jason de Morais, Tião Canhoto, Pedro Moreno, Cowboy e Stradeiro, Zé Mauro e Seresteiro, Rony e Rael, Izidinho das 8 Baixos, Chico Gomes das 8 Baixos, Davi Marim dos Teclados, Milton Almeida e Riachinho, Pedro Passarinho, Vera Veríssimo, Zé Paiva e Leovanir. Haverá, ainda, apresentações de artistas da Associação dos Repentistas e de capoeiristas da Associação Berimbau de Ouro. Será montada estrutura para realização de rua de lazer, especialmente para divertimento da criançada.
Comemoração dos 23 anos do Mercado Central




O Mercado Central, tem pratos premiados no famoso concurso “Comida di Buteco”. A população terá a oportunidade de degustar muitas receitas, porque os bares, cantinas e restaurantes do logradouro participam do Festival Gastronômico, que indicará o prato mais saboroso. Funcionará assim: no decorrer do evento, o serviço de som vai indicando as casas e os pratos em evidência. O frequentador poderá degustá-los pagando preço módico, votar e dar notas, que somadas à avaliação dos jurados oficiais, escolherá as melhores opções gastronômicas.

Para participar dos concursos, basta fazer inscrições numa das três opções: maior roedor de pequi, maior comedor de banana ou melhor violeiro de plantão. Neste último, o prêmio será uma viola.

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Unimontes divulga os resultados do (PAES/2O10)

FOTOS LÉIA OLIVEIRA

A Comissão Técnica de Concursos (COTEC), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgará nesta sexta-feira (21), ao meio-dia, o resultado final do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2010). A relação dos aprovados será afixada na sede da COTEC, no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, e disponibilizada no endereço eletrônico www.cotec.unimontes.br.

As provas do PAES/2010 foram aplicadas no dia 28 de novembro último, com a participação de 14.885 inscritos nas três etapas. No entanto, somente os 3.456 candidatos da 3ª etapa concorrem às 649 vagas oferecidas em 49 cursos ministrados em todos os 12 campi da Unimontes.


As matrículas deverão ser efetuadas nos dias 24, 25 e 26 de janeiro, no laboratório de informática do prédio 3, no campus sede, em Montes Claros, e nas secretarias setoriais dos diversos campi, no horário de 8 às 17 horas.

No ato da matrícula, devem ser apresentados os seguintes documentos: histórico do ensino médio (original e cópia); cópias da Certidão Civil, comprovantes de votação da Justiça Eleitoral (1º e 2º turnos/2010), certificado de reservista, carteira de identidade, CPF e título de eleitor, além de uma fotografia recente 3X4.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

PREFEITURA ESTÁ INVESTINDO R$ 500 MIL REAIS PARA O FUNORTE JOGAR O CAMPEONATO MINEIRO 2011

FOTOS XU MEDEIROS
Nesta terça-feira, 18, representantes da Federação Mineira de Futebol (FMF), “Nina” Abreu e Sílvio Costa, vistoriaram o Estádio José Maria Melo (Campo do Cassimiro). O objetivo era comprovar as condições do local para sediar jogos do Campeonato Mineiro. A segurança dos torcedores e das equipes, assim como a situação do gramado, cabines para a Imprensa e setor de iluminação foram os principais itens verificados. A Prefeitura está investindo R$ 500 mil no estádio, visando valorizar o futebol, dentro da proposta de incentivar cada vez mais o esporte montes-clarense e norte-mineiro.






Ficou acertado com o engenheiro Alexandre Guimarães, responsável pelas obras de reforma, que os serviços devem ser concluídos até terça-feira, 22 de janeiro. No mesmo dia, será convocada nova reunião da FMF com a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Prefeitura, Empresas de transporte coletivo, vigilância sanitária e outras entidades envolvidas diretamente no evento, para aprovação ou não do estádio para o jogo entre Atlético Mineiro e Funorte, domingo, dia 30.


O estádio possui o laudo legal da Federação, restando apenas a conclusão de pequenas obras nos vestiários e cabines de Imprensa. O gramado e a iluminação já estão em condições de sediar jogos do Campeonato. Por medida de segurança, durante as partidas, não será permitido o estacionamento de veículos nos arredores do estádio. A Federação espera o término das obras para emissão de laudo definitivo, dentro das exigências previstas no regulamento da competição.
s1600/DSC08236.JPG">

Futebol
O Secretário de Juventude Esportes e Lazer de Montes claros, Antônio Eustáquio Gomes (Toninho da Cowan) acompanhou a vistoria e está confiante na conclusão dos trabalhos até a data acordada com a Federação Mineira de Futebol. A administração municipal tem como um dos objetivos priorizar o futebol, assim como está sendo feito com o Vôlei, através do BMG/Montes Claros, que divulga a cidade em todo o país e até mesmo no exterior.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Abertas inscrições de trabalhos científicos para

FOTOS DIVULGAÇÃO
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) já recebe as inscrições de trabalhos científicos produzidos por acadêmicos, professores e pesquisadores de várias instituições de ensino para apresentação durante a II Jornada de Epistemologia da Pesquisa Científica. O evento será realizado entre 5 e 7 de abril, no campus-sede.

Além dos trabalhos científicos, o prazo atende, também, as inscrições para palestras e mesas redondas, se estendendo impreterivelmente até o dia 10 de fevereiro. O interessado tem a opção de efetuá-la pessoalmente, na sala do departamento de Métodos e Técnicas Educacionais (prédio 2, campus-sede), ou pelo portal eletrônico www.jpec.com.br.

METAS - A expectativa da Unimontes é de reunir até 300 trabalhos científicos para apresentação, somente na forma de pôsteres, como importante meio de reforçar a divulgação do trabalho dirigido à Educação Básica do município de Montes Claros e do Norte de Minas, além de outras regiões de abrangência da Universidade.


“Esta é uma forma de socializar os resultados das pesquisas dirigidas sobre o estudo crítico das ciências, como prega a Epistemologia”, analisa a professora Rosângela Silveira Rodrigues, que integra a equipe de coordenadores do evento no departamento de Métodos e Técnicas Educacionais.

Sobre os temas pré-relacionados para estes trabalhos, cita a Epistemologia da Pesquisa Científica, além de Didática e Metodologia do Ensino, Educação no Campo, Educação infantil, Educação Matemática e Alfabetização. “Também serão debatidos outros assuntos como as Teorias da Educação e as implicações desses elementos na prática da Intervenção na Escola”, finaliza Rosângela. Outras informações pelo telefone 38 - 3229-8240.

Situação financeira da Prefeitura pode piorar

FOTOS DIVULGAÇÃO

Por força de lei, a administração está obrigada a depositar, anualmente, R$ 3 milhões e 310 mil (correspondentes a 1/15 avos da receita municipal) para pagamento de precatórios. A medida agravará ainda mais a situação financeira da Prefeitura, que já passa por dificuldades por causa da queda na arrecadação. A dívida com precatórios soma R$ 45 milhões. “Se não fizermos o depósito, o dinheiro será automaticamente sequestrado da conta do Fundo de Partic

ipação dos Municípios (FPM), no Banco do Brasil”, frisou o prefeito Luiz Tadeu Leite, durante entrevista coletiva, sexta-feira, 14.

A administração está tentando negociar um novo prazo para pagamento e a divisão do montante em, pelo menos, duas parcelas, para que a Prefeitura possa cumprir os compromissos com os salários dos servidores, fornecedores e outras despesas rotineiras. Quinta-feira, 20 de janeiro, é o prazo final para a Prefeitura fazer o depósito, conforme determina a lei.
ASCOM PREFEITURA DE
MONTES CLAROS

sábado, 15 de janeiro de 2011

A partir de 1° de abril municípios só poderão fazer operações

FOTOS DIVULGAÇÃO
O documento eletrônico traz benefícios para os contribuintes, sociedade e para as administrações tributárias

A Nota Fiscal Eletrônica já é uma realidade na legislação brasileira desde outubro de 2005. Nos estados que adotaram a utilização do modelo 55, o prazo para obrigatoriedade foi prorrogado e as empresas têm até o dia 1° de abril de 2011 para providenciar a substituição do modelo 1 ou 1-A. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (protocolo ICMS 193 de 30 de novembro de 2010).

“Os municípios devem ficar atentos e não comprar em empresas que não possuam a nota fiscal eletrônica, pois todas as transações que geram ICMS devem ter nota fiscal eletrônica para comprovação de despesas da administração pública”, explica Analice Horta, assessora do Departamento Contábil/Tributário da Associação Mineira de Municípios (AMM).

NF-e
A Nota Fiscal Eletrônica tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para a substituição da emissão do documento fiscal em papel, que atualmente é utilizada em operações com mercadorias entre empresas. Pretende-se, com a medida, reduzir custos, simplificar as obrigações acessórias dos contribuintes e permitir, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.

O documento eletrônico vai instituir mudanças significativas no processo de emissão e gestão das informações fiscais, trazendo benefícios para os contribuintes, para a sociedade e para as administrações tributárias:

- Padronização dos relacionamentos eletrônicos entre empresas;

- Surgimento de oportunidades de negócios e empregos na prestação de serviços ligados a Nota Fiscal Eletrônica;

- Redução do consumo de papel, com impacto em termos ecológicos;

- Incentivo ao comércio eletrônico e ao uso de novas tecnologias;


Para mais informações, acesse o site: http://portalnfe.fazenda.mg.gov.br

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

FMF FARÁ VISTORIA NO DIA 18

FOTO XU MEDEIROS/DIVULGAÇAÕ
Heberth Halley
Repórter
A comitiva da FMF – Federação mineira de futebol acompanhada de membros da polícia militar vão fazer a vistoria do estádio José Maria Melo, na próxima terça-feira, dia 18 de janeiro. Vão analisar a situação das obras de reformas do estádio e verificar o que ainda precisa ser feito.
O diretor Cristiano Júnior está bastante entusiasmado e confiante na liberação do estádio. Acredita que mesmo faltando alguns detalhes para a finalização das obras o estádio deverá ser liberado para receber o Atlético, no dia 30 de janeiro, às 19h30, na estreia do campeonato mineiro da primeira divisão.



PRÉ-TEMPORADA
Os jogadores do Funorte continuam na pré-temporada em Janaúba. No próximo domingo, dia 16, às 16h, no campo do Tupy, o time realiza um amistoso contra a seleção de Janaúba. Segundo o treinador Wagner Oliveira o objetivo do amistoso é analisar o posicionamento da equipe e melhorar a parte tática, além de dar ritmo de jogo aos atletas. Para este amistoso o técnico do Formigão deverá testar os novos reforços.
Deve iniciar com: Rafael Barrios, Anderson Silveira, Binho, Vinícius e Esquerdinha. Marcelino, Anderson Toto, Pedrinho e Kle

yr, Dandão e Ualisson Mineiro. A intenção é colocar todos os outros jogadores.



SÓCIO-TORCEDOR

A diretoria do Funorte pretende lançar na próxima semana o programa sócio-torcedor. Após ser aprovado os valores pela FMF – Federação mineira de futebol a diretoria pretende aderir programa.
Sócio prata: o valor será de R$ 150 com direito a um ingresso a cada jogo do campeonato mineiro e uma camisa do Funorte (modelo 2011).
Sócio ouro: o valor será de R$ 250 com direito a dois ingressos a cada jogo do campeonato mineiro e uma camisa do Funorte (modelo 2011).



INGRESSOSA diretoria do Funorte ainda espera pela vistoria da FMF – Federação mineira de futebol para que confirme os jogos do Funorte no campeonato mineiro, no estádio José Maria Melo, inclusive, contra o Atlético, no dia 30 de janeiro, às 19h30.
Os ingressos para o jogo contra o Atlético serão vendidos no valor de R$ 50 (inteira) e R$ 25 (meia-entrada).

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

VALMIR MORAIS CONSEGUE REELEIÇÃO NA PRESIDÊNCIA DA AMAMS

FOTOS XU MEDEIROS
Repórter: Artur Júnior

Foi realizada na manhã/tarde dessa sexta-feira 07/01, a eleição para diretoria da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS). O prefeito de Patis e atual presidente Valmir Morais de Sá conquistou mais um mandato, obtendo 31 votos, contra 28 votos do concorrente, o prefeito de Capitão Enéas, Reinaldo Landulfo Teixeira, e um voto em branco. A eleição oco

rreu dentro do horário previsto no edital dando a oportunidade para os candidatos apresentaremàs suas propostas aos 60 prefeitos que estavam presentes. Em seguida teve inicio a votação que terminou às 12h45 e o resultado apresentado pelo presidente da mesa, o prefeito de Francisco Sá, José Mário penas às 13 horas, declarando a chapa 1 “Avançamos Muito, Avançaremos Muito Mais, que tem Valmir Morais como presidente, vencedora.
Durante a sua fala, após à sua reeleição, o presidente V almir Morais chamou o candidato Reinaldo Teixeira para continuar trabalhando para que o municipalismo norte-mineiro continue forte e respeitado junto às esferas estadual e federal. “Mais uma vez a AMAMS é passada á limpo com uma eleição legitima e democrática. Passado este processo, o momento é de que todos dêem as mãos, pois não existem vencedores e nem vencidos. O que existe é o interesse comum de cada colega prefeito em buscar melhorias para os seus munícipes”, assinalou.
Ainda segundo Valmir Morais, ele não vai trabalhar apenas paras os 31 votos que obteve, mas para todos os prefeitos que fazem parte do quadro de filiados da AMAMS. “Nosso objetivo daqui pra frente é buscar outros municípios para fazer parte do quadro de filiados. Já tenho a garantia do deputado federal Nárcio Rodrigues, atual secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, da liberação de uma emenda de bancada para compra de maquinários que ajudarão na construção barraginhas e melhorias das estradas vicinais, além de um forte incremento no turismo regional, além da realização de projetos de engenharia e arquitetura para os municípios”, informou.
Valmir Morais que vai cumprir mais um mandato no biênio 2011/2012, agradeceu a todos os colegas prefeitos e os integrantes da Chapa 1 - “Avançamos Muito e Avançaremos Muito Mais
que durante todo processo sucessório da AMAMS, confiaram e trabalharam para sua reeleição.

Privatização do lixo é lesiva à população, diz Sindicato dos Servidores

FOTOS XU MEDEIROS
A Prefeitura de Montes Claros entregou a uma empresa privada, ao custo de R$ 126 milhões aos cofres públicos, a coleta de lixo na cidade. A nova empresa se comprometeu a absorver todos os funcionários dispensados da Empresa Municipal de Serviços, Obras e Urbanização (Esurb), que era responsável pelo serviço. Entretanto, o Sindicato dos Servidores Públicos recebeu oito vigias que foram demitidos e não recontratados pelo novo concessionário. As dispensas fazem parte do processo de privatização da limpeza urbana.

Supostamente, o objetivo com a mudança, que começou efetivamente nesta semana, é melhorar e ampliar a coleta, “dado o contínuo crescimento da cidade”, conforme o presidente da Esurb, Marcos Maia. Já o prefeito Luiz Tadeu Leite alega que haverá uma economia de R$ 300 mil e o serviço ganhará em eficiência, além de ficar mais fácil de ser fiscalizado, no que é contestado pelo assessor do sindicato, Valmore de Souza. “Na verdade, o custo mensal, ao invés de diminuir, aumentou em R$ 300 mil, já que o contrato com a nova empresa, de R$ 126 milhões por 60 meses, representa R$ 2,1 milhões/mês”, rebate. Antes da privatização, segundo a Prefeitura, esse valor era de R$ 1,8 milhão mensal.


No ano passado a entidade reuniu dezenas de servidores em frente ao prédio da prefeitura para protestar contra a terceirização. Valmore de Souza entende que o problema da má qualidade na coleta do lixo é fruto de má gestão. Para ele, não justifica privatizar um serviço que em gestões anteriores funcionava bem e poderia funcionar melhor ainda. “Ainda mais a um custo tão alto. A justificativa de melhoria do serviço com a terceirização é questionável e, se verdadeira, só demonstra o descompromisso com o serviço público. O poder público não pode abdicar de responsabilidades. Precisa é modernizar o serviço, qualificar, valorizar e pagar melhor ao servidor”, considera.

Ele também levanta uma questão legal: a transferência foi feita sem autorização da Câmara Municipal, contrariando a Lei Orgânica do Município, que em seu artigo 119 determina que a concessão só poderá ser feita com autorização legislativa. O inciso primeiro prevê que serão nulas “as permissões, as concessões, bem como quaisquer outros ajustes feitos em desacordo com o estabelecido neste artigo”.


Durante audiência pública realizada na Câmara Municipal para discutir o assunto, em maio de 2010, o sindicato teve posição clara contrária à privatização. Para o consultor, a atual administração estaria sucateando a Esurb e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos para legitimar a terceirização da limpeza. Durante a reunião, os vereadores admitiram que nenhum projeto do Executivo deu entrada na Câmara, solicitando autorização para a transferência do serviço, e se comprometeram a tomar medidas para garantir a autonomia do legislativo.



O então presidente da Casa, Athos Mameluque, prometeu acionar a Comissão de Serviços Públicos, enquanto Alfredo Ramos defendeu a participação do sindicato nas discussões. Nada disso foi feito e a privatização foi consolidada. “O papel dos vereadores é fiscalizar. No entanto, deixaram que fosse feita a entrega para a iniciativa privada de um serviço de natureza pública, sem nenhuma transparência e passando por cima da lei”, reclama Valmore de Souza.

Além do prejuízo à democracia e aos cofres públicos, a privatização da limpeza ainda pode resultar em mais demissões, embora haja a negativa da administração. Há um clima de insegurança entre os funcionários da coleta e da varrição. É que, mesmo que eles sejam absorvidos pela empresa privada terão o prejuízo da perda de estabilidade, podendo ser demitidos a qualquer momento. “Com isso, o prefeito está na prática anulando o concurso público”, afirma.

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Estão abertas as inscrições para o Vestibular 2011.1 da FSA

FOTO DIVULGAÇÃO
Venha ser campeão na FSA

Já estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2011.1 da Faculdade Santo Agostinho. As inscrições permanecem até o dia 07 de janeiro de 2011.

Neste Vestibular, a Faculdade ofertará 12 cursos, entre eles, Administração, Contábeis, Engenharia de Produção, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Jornalismo, Nutrição, Pedagogia, Psicologia e Serviço Social, totalizando 210 vagas.

A prova vai acontecer dia 09 de janeiro, no horário das 16h às 20h. A inscrição do Processo Seletivo poderá ser feita, exclusivamente, pela internet. O candidato interessado deverá acessar o endereço eletrônico: www.fsanet.com.br/site/vestibular e realizar a inscrição on-line e efetuar o pagamento da taxa do Vestibular no valor de R$ 50,00. A inscrição pela internet vai até o dia 5 de janeiro de 2011.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Câmara ajuda viabilizar entidade

FOTOS XU MEDEIROS
DA ASCOM

O prefeito Luiz Tadeu Leite se reuniu, nesta quarta-feira, 29, com a diretoria da Associação de Promoção e Assistência aos Condenados (APAC), a ser instalada em Montes Claros. Na oportunidade, foram repassadas informações a respeito do andamento do processo de instalação da instituição, com objetivo de humanizar as prisões.


do detento, valorizando a força laboral e ensinando uma profissão.

O presidente da APAC de Montes Claros, Pedro Mameluque Mota, afirmou que muita coisa ainda deve ser feita até o funcionamento da APAC, em Montes Claros, mas que o valor a ser repassado pelo Executivo será de grande valia. “Na ocasião da construção do presídio, a Prefeitura providenciou tudo o que foi preciso”. “Tudo o que puder fazer, o prefeito fará”, concluiu o presidente da APAC, queNa ocasião, o presidente da Câmara de Montes Claros, Athos Mameluque, aproveitou a oportunidade para repassar à administração municipal um cheque no valor de R$ 67.963 referente ao dinheiro que a Câmara não utilizou durante o ano de 2010. Foi sugerido que 60 % da verba sejam repassados à APAC e que o restante seja utilizado para a construção de um posto da Policia Militar no bairro São José. O prefeito concordou com a doação, que representou 10 por cento do que foi repassado pela Câmara no fim de 2009, e elogiou a filosofia da APAC, na recuperação também é conhecido pela sua colaboração na Pastoral Carcerária da Arquidiocese Metropolitana de Montes Claros.

A Apac surgiu em São Paulo em 1972 por dois advogados que julgavam que o sistema prisional brasileiro estava falido. Nas unidades da APAC espalhadas pelo Brasil, os recuperandos ficam de posse das chaves das celas e não há policiais armados. O índice de reincidência é bem inferior ao do sistema prisional tradicional, assim como gasto mensal com o detento.