segunda-feira, 30 de novembro de 2009

FUNORTE BI-CAMPEÃO CONSECUTIVO DO INTERIOR MINEIRO

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórter

Funorte terminou em terceiro lugar após empate com o Cruzeiro

Não foi desta vez que o Funorte conseguiu conquistar o tão sonhado título mineiro de júnior. A equipe comandada pelo técnico Erivélton Martins que precisava vencer o Cruzeiro e ainda torcer por um tropeço do América contra o Venda Nova, para se sagrar campeão, mas ficou apenas no empate contra o time azul celeste em 1 x 1, no último sábado, no estádio José Maria M
elo. E com a vitória do América em cima do Venda Nova por 4
x 0, o time montes-clarense terminou em terceiro lugar geral da competição, levando pela segunda vez consecutiva o título simbólico de campeão mineiro do interior e garantindo novamente uma vaga para a Taça São Paulo de 2011.
A torcida montes-clarense fez seu papel e compareceu em massa para prestigiar o Funorte e no final parabenizou a equipe pela brilhante campanha.
Alguns jogadores entram de férias, já outros se apresentam ao técnico José Maria Pena para o elenco que irá disputar a Campeonato mineiro do módulo II de 2010 como: Douglas, Fabricinho, Martinez, Luan, Bob, Amaral e Picachu. Outros atletas caso de Marcos Lopes, Rafael, Kadú, Ícaro, Roger e Marden, ganham alguns dias de folga e depois se juntam à equipe que viaja para a Taça São Paulo, competição que começa no dia 03 de janeiro.
TREINADOR DESTACA O TRABALHO
O técnico de júnior do Funorte, Erivélton Martins, que chegou no comando da equipe este ano, após a saída do técnico Edvaldo Bento, destacou a O NORTE o trabalho desenvolvido.
- Fizemos um excelente campeonato, chegamos na última rodada em condições iguais com o Cruzeiro e América, e brigando pelo título, nunca aconteceu isto em Montes Claros. Detalhes decidiram o título – salienta o técnico.
O treinador aproveitou para agradecer a oportunidade que o Funorte lhe deu e parabenizou os atletas e comissão técnica pela determinação durante todo o campeonato.
Erivélton Martins continua no Funorte, agora no comando da equipe de júnior que irá representar a equipe na Taça São Paulo de 2010.

IDENE: ALUNOS DO PROJOVEM DISTORCEM INFORMAÇÕES PARA DENEGRIR IMAGEM DO PROJETO

FOTOS XU MEDEIROS
Renata Martins
Repórter

Edson Ferreira do Couto mostra o SimCard e cartão de seguro que são entregues aos jovens.
Denúncia feita por alunos do Projovem aponta para o atraso no repasse da bolsa-auxílio destinada pelo governo do estado como incentivo aos estudantes.
O diretor regional do Idene – Instituto de Desenvolvimento do Norte e Noroeste de Minas Gerais, Edson Ferreira do Couto, procurou O NOETE, que publicou a denúncia, para esclarecer o que segundo diz que realmente está acontecendo com o repasse da bolsa do Projovem.
Edson afirma que todo o processo de pagamento das bolsas é feito pelo Banco do Brasil e MT - Ministério do Trabalho. Segundo ele, assim que o aluno começa a participar das aulas, é feita uma ficha cadastral contendo informações pessoais, como nome, endereço e documentos pessoais.
Em seguida essas informações são postadas diretamente no sistema de controle exclusivo do MT. Assim que as informações são confirmadas, o BB abre uma conta individual para o aluno e emite o cartão para que ele faça o saque.
Edson afirma que não há nenhuma possibilidade de o dinheiro ser desviado, pois informações sobre a conta são exclusivas dos alunos.
- Não há nenhuma possibilidade do dinheiro ser desviado porque ele cai diretamente na conta do estudante, sem passar por nenhuma outra instância. Essa denúncia foi feita por um grupo pequeno de estudantes que quere denegrir a imagem do projeto – diz.
Segundo ele, até o momento foi paga apenas uma parcela referente ao beneficio. Edson conta que em momento algum foi dito que o pagamento seria mensal. Ele conta que a obrigação é passar o valor de R$ 600, para cada estudante, mas esse pagamento pode ser feito até o dia da conclusão do curso.
Edson afirma ainda que o atraso no repasse aconteceu devido à greve dos funcionários do BB e, em seguida, por funcionários do ministério público.
- O objetivo do Idene é capacitar esses jovens para o mercado de trabalho para que eles não percam nenhuma oportunidade de emprego devido à falta de preparação. Não estamos preocupados com o dinheiro, essa parte é responsabilidade do Banco do Brasil e do ministério público – afirma.
A coordenadora regional de inserção no mercado de trabalho, Márcia Versiane, conta que parte dos alunos está com empregos garantidos após a conclusão do curso. Segundo ela, isso acontece devido a parcerias feitas com instituições como o Sebrae.
Márcia conta que diariamente são servidos lanches para os jovens que além de receber alimentos escolhidos por eles, recebem também: Sim Card – cartão que garante o embarque em ônibus do transporte coletivo, uniformes, material didático, cartão seguro e materiais para aulas práticas.
A funcionária Osmarina Aparecida Souza Santos, conta que o cardápio foi montado pelos próprios alunos para atender as necessidades e carências dos jovens.
- Eles recebem lanches individuais chega à escola um kit para cada aluno e todos os dias são servidos alimentos diferentes que variam entre: Sucos, refrigerantes, sanduíches de frango, carne, salsicha, café e iogurte, nenhum deles fica com fome – afirma.
O Projovem é um programa do governo do estado que visa a capacitação de jovens com baixa renda.

sexta-feira, 27 de novembro de 2009

``ESSE DIA VAI FICAR MARCADO NA MEMÓRIA DE MONTES CLAROS´´

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórter
FUNORTE JÚNIOR FAZ JOGO DECISIVO HOJE CONTRA O CRUZEIRO

Hoje pode ser um dia histórico para o Funorte
Esporte Clube, em especial para o time de júnior. A equipe comandada pelo técnico Erivelton Martins pode conquistar o título mineiro da categoria, jamais conquistado por uma equipe de Montes Claros.
O Funorte enfrenta o Cruzeiro, às 16h, no estádio José Maria Melo, pela última partida do hexagonal final da competição. Para ser campeão o time montes-clarense precisa vencer o time cruzeirense e ainda torcer por pelo menos um empate do América contra o Venda Nova que jogam no mesmo horário.
A torcida montes-clarense, apaixonada por futebol, promete lotar o campo do Cassimiro e empurrar o time o tempo todo. A diretoria do Funorte já anunciou que os portões serão abertos e espera casa cheia no dia que pode ficar para a história.
Se não bastasse o time de vôlei de Montes Claros, a equipe de futsal sub-17 do Funorte-Unimax e o time infantil de handebol do Funorte, todos campeões mineiros, hoje pode ser a vez do time de futebol júnior entrar para o seleto grupo de campeões mineiros de 2009.
O treinador Erivelton comandou na tarde de quinta-feiraum jogo treino no campo do Cassimiro e ontem realizou um treino tático para aperfeiçoar o posicionamento da equipe.
Em entrevista a O NORTE disse que ainda tinha dúvida quanto a equipe que entraria jogando, principalmente, no lugar de Picachu que levou o terceiro cartão amarelo. Mas é bem provável que ele entre com Amaral e Bob fazendo o quarto homem no meio-campo, fazendo o quadrado com Romário, Wesley, Amaral e Bob.
Na lateral direita, Fabricinho, cumpriu suspensão e a sua volta está confirmada. O restante do grupo deverá ser o mesmo. Assim a equipe entraria com: Douglas, Fabricinho, Martinez, Daniel, Luan, Romário, Wesley, Am aral e Bob, Rafael e Marden.
O comandante do tricolor universitário disse que os jogadores estão confiantes na vitória e tem consciência de que precisam vencer para sonhar com o título.
- Independente do resultado do América, vamos vencer o Cruzeiro – afirmou confiante Erivélton.
A torcida montes-clarense ficará ligada no resultado do jogo entre América e Venda Nova, que interessa muito ao Funorte.

CHANCES DE CADA UM
Funorte – Para conquistar o título precisa vencer o Cruzeiro e torcer por pelo menos um empate do América.

Cruzeiro – Se quiser ser campeão precisa vencer o Funorte e torcer para que o América não vença o Venda Nova com um saldo superior a sete gols.
América – É campeão com uma vitória em cima do Venda Nova e um empate do Cruzeiro contra o Funorte.

Mutirão de limpeza Dia “D” será realizado neste domingo

FOTOS FÁBIO MARÇAL
Desde o dia 22 de novembro, a Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, vem fazendo uma limpeza mais específica em toda a cidade. O trabalho é para recolher o lixo e o entulho de botas-foras irregulares, localizados em diversas regiões, para facilitar a grande ação que será desenvolvida domingo, 29, com a realização do Dia D da Limpeza.De acordo com o Chefe de Divisão de Limpeza Urbana, da SSU, Agenor Ferreira, 47 servidores estarão envolvidos nas atividades que serão realizadas nas imediações dos bairros Nossa Senhora de Fátima, Novo Delfino, Santos Reis, Lourdes, Cintra, Canelas, Morada do Sol, Major Prates, Maracanã, Cidade Industrial, e Alcídes Rabelo.

A previsão da secretaria é de que sejam recolhidas 600 toneladas de lixo e entulho, durante a operação que conta com a colaboração de entidades como a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), e da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que irão contribuir cedendo equipamentos. O chefe de divisão ainda pede aos empresários, que estejam interessados em colaborar, colocando a disposição do mutirão caminhões e pá-carregadeiras, que entrem em contato pelo telefone 3229-4260.ASCOM

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

FUNORTE REALIZA ÚLTIMO TREINO PARA JOGO DECISIVO CONTRA O CRUZEIRO

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórter
Técnico Erivelton Martins ainda não sabe quem será o substituto de Picachu.

O time do Funorte realiza hoje,
às 9h, no Centro de treinamento da Funorte um treino de posicionamento sob o comando do técnico Erivelton Martins. Ontem à tarde, no estádio José Maria Melo, o time júnior fez um jogo treino contra a equipe do Funorte que irá disputar a Taça São Paulo.
O técnico Erivelto Martins não contará com o atacante
Picachu que levou o terceiro cartão amarelo em seu lugar ele tem como opções Diego Pequi, Diego Viana e Amaral. O técnico do Funorte pode fazer diversas formações com a ausência de Picachu, que estava fazendo o quarto homem do meio-campo. Com opções de Diego Pequi e Viana o time manteria praticamente o mesmo estilo de jogo. Colocando Amaral no meio campo, ao lado de Romário e Welsey, o armador seria Bob. Tem a opção ainda de colocar Kadú, formando assim uma defesa com três zagueiros. Mas a definidção só mesmo do treino de hoje pela manhã.
- Ainda não sei quem será o substituo de Picachu. Vou fazer um treino de posicionamento, para tentar acertar os últimos detalhes para assim definir a equipe que enfrenta o Cruzeiro. Tenho várias opções e vou analisar com calma a melhor formação – diz Erivélton Martins.
O lateral direito, Fabricinho, cumpriu suspensão automática e está de volta a equipe. O treinador espera uma resposta do departamento médico quanto a recuperação do zagueiro Kadú que está contundido e se recupera.
Os portões serão abertos e haverá sorteios de brindes como camisas do Funorte para os torcedores.
O jogo entre Funorte x Cruzeiro será no sábado, ás 16h, no estádio José Maria Melo. O Funorte precisa vencer e torcer para que o América seja derrotado para o venda Nova, para conquistar o título mineiro de júnior.

A TORCIDA PROMETE LOTAR O ESTÁDIO E SOLTAR O GRITO: É CAMPEÃO

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórter
A diretoria do Funorte anunciou que não vai cobrar ingressos para a grande decisão do campeonato mineiro de júnior, no próximo sábado, dia 28 de novembro, às 16h, no estádio José Maria Melo, entre Funorte x Cruzeiro.
- Precisamos do apoio de toda torcida montes-cl
arense. Pode ser a conquista do título mineiro de júnior. Nunca na história
um time de Montes Claros levantou este troféu. Temos a chance e esperamos contar com o apoio da torcida durante todo o jogo – diz o diretor financeiro, Cristiano Júnior, que lembra que a capacidade do estádio José Maria Melo é de cinco mil pessoas.
Os jogadores, comissão técnica e diretoria estão confiantes na conquista do tão sonhado título mineiro. Claro, que além de ter que vencer o time azul celeste, o Funorte, torce por um tropeço do América contra o Venda Nova, que não tem mais chances de conquistar o título.
- Vamos fazer nossa parte e torcer muito para que o Venda Nova tire ponto do América. Sabemos que o Venda Nova não almeja mais nada na comp
etição, mas quem sabe eles não empatam com o América? – indaga o treinador Erivélton Martins.
Os jogadores intensificaram os treinos esta semana sob o comando do técnico Erivélton Martins. Treinaram ontem pela manhã no Centro de treinamento do Funorte, visando a partida contra o Cruzeiro, a última do hexagonal final da competição.
A baixa é o atacante Picachu que levou o terceiro cartão e não joga. Mas em compensação o treinador terá a volta do lateral direito, Fabricinho, um dos destaques da equipe. Hoje o técnico deve comandar o último coletivo antes do jogo mais importante da história da equipe júnior do Funorte.

JORNALISTA LANÇA ``SAPO NA MUDA´´ HOJE NO CENTRO CULTURAL

FOTO XU MEDEIROS
“Sapo na Muda” será lançado nesta quinta

O jornalista Luís Carlos Novaes (Peré) lança, nesta quinta-feira 26, às 20h, na abertura oficial da XIX Festa Nacional do Pequi, no Centro Cultural Hermes de Paula, o livro de sua autoria “Sapo na Muda: Meus Amigos, Meus Mortos, Meus Caminhos Tortos”. A obra é uma coletânea de crônicas
publicadas na coluna “Sapo na Muda” que ele assina, há sete anos, no Jornal de Notícias, do qual é editor.
São centenas de artigos que não couberam nas 122 páginas de seu primeiro livro, impresso pela Editora Millennium, por meio do Consórcio Literário Oficinas das Letras.
“Estou estreando como escritor, embora já possua outras crônicas jornalísticas selecionadas para outros quatro livros que espero publicar em breve”, ressalta entusiasmado o jornalista e escritor, que atua na imprensa de Montes Claros desde 1973.“Comecei exatamente no início da crise do petróleo. Foi quando deixei o saudoso Tiro de Guerra 87, e ingressei no jornalismo, de onde nunca mais saí, trabalhando como repórter no extinto Diário de Montes Claros”, diz ele, que tinha, então, como editores, Felipe Gabrich e Jorge Silveira. “Com os quais aprendi muito do trabalho jornalístico”, admite.“Sapo na Muda” tem como pano de fundo a crise política brasileira, nascida com o golpe militar de 1964. Reúne as crônicas em que o autor liberta sua memória para narrar, com um humor inconfundível, momentos da vida de muitos de seus amigos, durante os anos da década de 1970, revelando suas emoções e atitudes diante de situações que a época proporcionava, passando pelos movimentos sociais, artísticos e culturais que marcaram, sobretudo, a juventude do chamado “anos de chumbo”, quando o Estado de Exceção privava o cidadão de seus direitos constitucionais.


PERIGO
Peré lembra que era um “tempo perigoso” para todos, face ao embate entre o capitalismo e o comunismo, a democracia e a ditadura, principalmente para quem lidava na imprensa, cerceada pelos plantões dos censores dos generais. “Ainda assim, conseguíamos levar adiante muitas propostas que, então, eram consideradas subversivas num país em que, por pouco, seus habitantes quase foram proibidos até de pensar”, acrescenta, sem esconder que a “ingenuidade” também fazia parte das ações daquela juventude, nem sempre informada corretamente da política exercida pelos quartéis.
Ele destaca iniciativas como a criação da Academia Juvenil de Letras de Montes Claros, a constituição do Catibum, movimento que reunia os jovens da cidade para debates sobre vários temas – locais e nacionais, e para troca de informações, bem como a realização da Missa Jovem, exatamente quando a Igreja Católica também não escapava da mira dos militares, e muitas outras passagens que relembra ao leitor com sua verve de historiador.
ASCOM

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

FESTA DA GAROTADA NO TORNEIO DE FUTSAL DO MAX MIN

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERTH HARLLEY
REPÓRTER
No último domingo, dia 22, foram realizadas as finais do campeonato interno de futsal do Max Min – categoria iniciante, pré-mirim, mirim e infantil. Muitos associados e pais e familiares dos garotos marcaram presença nas finais.
Na categoria iniciante, o campeão foi o Vidromoc que goleou o Comax por 4 x 1, sendo o artilheiro da competição Heberth da Vidromoc com oito gols. No pré-mirim, o título ficou com a equipe da Móveis Palladium que derrotou o Explosão Calçados por 2 x 1. Os artilheiros foram Patrick da Móveis Palladium e Kerolyn da Explosão Calçados com seis gols. No mirim, a Tribo Social levantou o caneco ao golear o Cisne Móveis por 5 x 2. O artilheiro foi Gabriel da Tribo Social com quatro gols. E no infantil, a Arte em Troféus conquistou o título em cima do Frigorífico Bocaiúva por 3 x 2. O artilheiro foi Rodrigo da Arte em Troféus com nove gols.
Após as finais foi feita a entrega da premiação pelo presidente do clube, José Joaquim da Silva e em seguida festival de picolé e cachorro quente.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

FUNORTE , CRUZEIRO E AMÉRICA EM BUSCA DO TITULO MINEIRO DE JÚNIOR

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERTH HARLLEY
REPÓRTER

O Funorte venceu o Divinópolis por 2 x 1, gols de Picachu e Rafael, no último sábado, pela penúltima rodada do hexagonal final do campeonato mineiro de júnior. Com a vitória e os resultados da rodada, o time montes-clarense vai decidir o título mineiro contra o Cruzeiro, no próximo sábado, dia 28, às 16h, no estádio José Maria Melo. No clássico mineiro o América goleou o Cruzeiro por 6 x 3. As três equipes somam 19 pontos, com 70,37% de aproveitamento.
Para ser campeão, o Funorte precisa vence
r a equipe cruzeirense e torcer para que o América pelo menos empate com o Venda Nova, pois se o América vencer empataria em número de pontos com o Funorte e desta maneira, seria campeão no critério de saldo de gols. Já o Cruzeiro, se vencer o Funorte conquistaria o título desde que o América não vença o Venda Nova, por uma diferença de saldo de gols, ultrapassando assim o time azul celeste.
Para o jogo contra o Cruzeiro o técnico Erivélton Martins não contará com o destaque da equipe Picachu, que levou o terceiro cartão amarelo, e cumpre suspensão automática.
- Vamos vencer o Cruzeiro, cumpri o nosso papel, e aí torcer por um tropeço do América – diz o técnico.


Classificação Mineiro de Júnior
Equipe PG J SG V D E GP GC %AP
1) Cruzeiro 19 9 22 6 2 1 35 13 70.37
2) América 19 9 16 6 2 1 25 9 70.37
3) Funorte 19 9 1 6 2 1 15 14 70.37
4) Atlético 11 8 2 3 3 2 10 8 45.83
5) Divinópolis 4 9 -23 1 7 1 7 30 14.81
6) Venda Nova 3 8 -18 1 7 0 6 24 12.50

CONSELHO SE REUNE PARA DEFINIR MEDALHAS DO MOVIMENTO CATRUMANO

FOTOS DIVULGAÇÃO
ARTUR JÚNIOR
REPÓRTER
Mais 200 personalidades do cenário cultural, político e empresarial que contribuem para o desenvolvimento regional, serão homenageadas no próximo dia 8 de dezembro, na cidade de Mathias Cardoso, por ocasião do “Dia dos Geraes”. Na manhã dessa sexta-feira 20, na sala da presidência da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) , membros do Conselho da Medalha do “Dia dos Geraes” se reuniram para anunciar as 200 pessoas que serão homenageadas, sendo 150 homens e 50 mulheres.
Nesta segunda edição do Dia dos Geraes, o Conselho instituiu a Medalha de Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso e Maria Cruz. Os homenageados masculinos receberão a Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso; enquanto as homenageadas femininas serão agraciadas com a Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Maria da Cruz.
Sobre o Dia dos Geraes, o presidente da AMAMS e prefeito de Patis, Valmir Morais de Sá, disse que a cada edição o evento vem se firmando e recebendo o reconhecimento de todas as esferas da sociedade mineira. Esta comenda vai provocar em cada homenageado um o sentimento de que Minas Gerais começou pelo Norte do Estado e deu uma importante contribuição para o seu desenvolvimento agrícola.
O presidente do Conselho da Medalha de Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso e Maria Cruz, João Cordoval de Barros, prefeito de Mathias Cardoso, disse que o Dia dos Geraes é um marco histórico para o Norte de Minas. A segunda edição ratifica o sucesso da primeira realizada no ano passado, além de fazer justiça aquelas pessoas que ajudaram a criar Minas Gerais. É um orgulho para Mathias Cardoso receber importantes autoridades do cenário estadual”, assinalou.
Um dos idealizadores do Movimento Catrumano, o antropólogo João Batista de Almeida Costa, o Joba Costa, disse que o Dia dos Geraes e a entrega da Medalha de Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso e Maria Cruz, disse que o evento representa um ato cívico e de afirmação de não ser só do Norte de Minas, mas para que todo Estado saiba que Minas nasceu aqui. É importante destacar que a primeira edição do Dia dos Geraes teve o caráter regional, mas nesta segunda edição o seu foco é totalmente estadual”, destacou.
Entre os homenageados com a Medalha de Comenda do Civismo & Consciência dos Geraes – Mathias Cardoso e Maria Cruz, o governador de Minas Gerais, Aécio Neves, o vice-governador Antônio Augusto Anastasia, deputados da bancada do Norte da Assembléia Legislativa e outras autoridades regionais e estaduais. A mobilização de todos os 200 homenageados, para o Dia dos Geraes, no próximo dia 8 de dezembro, ficou por conta da AMAMS, que estará publicando na próxima semana, a lista com todos os homenageados.

JOSÉ MARIA PENA, EX-UBERLÂNDIA, É O NOVO TÉCNICO DO FUNORTE

FOTOS DO XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórter
Está confirmado: José Maria Pena é o novo técnico do Funorte para a temporada 2010. O experiente treinador, que comandou o Uberlândia na Taça Minas Gerais, conheceu ontem, quinta-feira, a estrutura do Funorte Esporte Clube, ao lado do diretor financeiro Cristiano Júnior, do supervisor Jeibson Moura e do auxiliar técnico Maurélio Miranda.
- Vim para conhecer a estrutura do clube, até mesmo para acertar depois. Conversei com o Cristiano Júnior e falei com ele que queria conhecer de perto as estruturas do Funorte. Sabemos que a equipe está com o propósito de subir para a primeira divisão e sabemos que não é fácil e para isso é preciso fazer um bom planejamento para chegar no objetivo maior – afirmou José Maria Pena.
Quanto a estrutura do Funorte, o técnico disse que dá para fazer um bom trabalho e que é possível fazer muita coisa. Salientou ainda que a estrutura do clube pode crescer muito, até mesmo por se tratar de um clube de apenas três anos.
- Quero fazer parte deste crescimento da equipe, ajudar e participar desta estrutura que pode melhorar muito. Inclusive, já fiz isso em outras equipes e se tudo der certo quero fazer um bom planejamento para o ano que vem para alcançarmos nosso objetivo – diz o técnico, que destacou ainda que por ter somente três anos de vida, o Funorte está à frente de muitos clubes.
Disse ainda que irá sentar-se com a diretoria e os membros da comissão técnica para analisar o plantel, quem poderá subir do time júnior e ainda os possíveis reforços.
- Em todo lugar em que passei sempre dei oportunidade para os jogadores de base. Mas eles mesmos é que mostram se tem chances. Temos sempre que deixar uma vaguinha para estes jogadores de base – afirmou.
Depois de visitar p centro de treinamento, o técnico e dos diretores do Formigão almoçaram e, logo após, assinaram o contrato.
CURRÍCULO
Natural de São Bernardo do Campo-SP, José Maria Pena foi lateral-direito do Atlético-MG, Coritiba, Náutico, Botafogo de Ribeirão Preto, Figueirense e Deportivo Itália (Venezuela), conquistando os campeonatos brasileiros (Atlético-1971); mineiro (Atlético-1970), pernambucano (Náutico-1975) e paranaense (Coritiba-1974).
FICHA TÉCNICA
Nascimento: São Bernardo do Campo - SP (27/11/1948)Principais clubes como jogador: Atlético-MG, Coritiba, Náutico, Botafogo de Ribeirão Preto, Figueirense e Deportivo Itália (Venezuela).Principais títulos como jogador: campeão brasileiro (Atlético-1971); campeão mineiro (Atlético-1970), campeão pernambucano (Náutico-1975) e campeão paranaense (Coritiba-1974).Principais clubes como treinador: Atlético, Cruzeiro, América MG, Democrata GV, Caldense, Uberlândia, URT, Al Halli dos Emirados Árabes, Esportivo de Passos, Operário do Mato Grosso, Americano (RJ) e Tupi.Principais títulos como técnico: campeão Copa São Paulo de Juniores (Atlético-1981); campeão Módulo Azul (Série C) pelo Americano de Campos (RJ); campeão mineiro - Módulo II (Democrata/GV-2005) e campeão da Taça Minas Gerais (América/MG- 2005).

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Visita ao país vizinho pode impulsionar pólo de confecções e de aparelhos ortopédicos

FOTOS DIVULGAÇÃO
Foram 5 dias de viagem a Buenos Aires, capital da Argentina, numa uma visita técnica ao do Instituto Nacional de Tecnologia Industrial (INTI). O grupo composto por representantes da Prefeitura de Montes Cl
aros, entidades de classe, instituições de ensino e empresários, retornou entusiasmado com projetos que podem dar frutos em breve.

Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico, André Mori, o INTI é um órgão do governo federal Argentino, que se tornou referência com mais de 20 anos de serviços prestados em diversos setores da indústria como; têxtil, tecnologia da saúde e agropecuária. “Me chamou atenção a tecnologia que eles empregam na área da saúde na produção de aparelhos para surdez, sistemas de próteses e aparelhos ortopédicos para locomoção”, comenta o secretário adjunto à respeito da tecnologia que também contempla programas para visão, tato e funções neuromuscular-esqueléticas.

“O INTI tem mais de 2 mil funcionários e funciona como certificador de qualidade especificando técnicas e analisando a qualidade dos processos e serviços e adequando-os às tendências mundiais”, acrescenta a respeito do órgão que também desenvolve tecnologia nas áreas de celulose, carne, construção civil, eletrônica, energia, frutas, laticínios, entre outras.

A próxima etapa agora pode ser a visita dos argentinos a Montes Claros. Eles virão para analisar a implantação do projeto que prevê a produção de cadeiras adaptáveis para crianças com deficiência física, em parceria com a Prefeitura e a Associação das Pessoas com Deficiência de Montes Claros (Ademoc). “A visita é um grande passo em direção à transformar o município em um centro de desenvolvimento social na área da saúde”, conclui o secretario adjunto.ASCOM

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

FORMIGÃO É CONVIDADO PARA TORNEIO NA MALÁSIA

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERTH HALLEY
REPÓRTER
Cristiano Júnior diz que há possibilidade de o time viajar para a Malásia.
A diretoria do Funorte Esporte Clube recebeu na manhã de ontem uma carta-convite para a disputa do Torneio de Malabar, em Calicut na Malásia, entre os dias 15 a 31 de janeiro.
- Ainda não está nada confirmado. Há uma grande possibilidade do time do Funorte disputar este torneio na Malásia, vamos torcer para que tudo der certo – diz o diretor financeiro, Cristiano Júnior, que salientaque detalhes estão sendo avaliados.
O contato tem sido feito através da empresa americana Tetra Brazil Soccer Academy, um dos parceiros do time montes-clarense, que tem como intermediador o técnico Nego, que já trabalha para a Tetra Brazil Soccer Academy.
A competição terá a participação de oito equipes convidadas, sendo o Funorte, a única equipe do Brasil. Foram convidadas também as eq
uipes do Barcelona e Manchester.
Quanto a fórmula de disputa é simples. Duas chaves de quatro, que jogarão dentro da chave, classificando-se as duas melhores para a semifinal. O campeão receberá além de troféu um prêmio de 15 mil dólares e o vice-campeão 7.500 dólares. Cada equipe convidada ganhará 3000 dólares pela participação.
De acordo com a carta-convite a delegação deverá viajar com 22 pessoas entre atletas e comissão técnica. A intenção do diretor Cristiano Júnior é colocar os jogadores com idade de 21 anos, que ficaram em terceiro lugar no campeonato mineiro de júnior em 2008, como o zagueiro Anderson, o volante Diogo, o meia Nenê e Rômulo, o atacante Tiago Pit Bull, além de alguns jogadores do time júnior deste ano como: o goleiro Douglas, o lateral direito, Fabricinho, o volante Romário e Amaral, o atacante Picachu, entre outros da equipe profissional como o zagueiro Marx, o volante Bob, entre outros. A equipe seria comandada pelo técnico Maurélio Miranda.

Seleção de Handebol e jogo de basquete podem ser as próximas disputas

FOTOS DO XU MEDEIROS
HEBERTH HARLLEY
REPÓRTER
Ginásio Tancredo Neves
Depois do estrondoso sucesso de público, com média de oito mil torcedores, nos amistosos internacionais de vôlei, entre Brasil x Estados Unidos, em setembro, e no futsal Brasil x Hungria, no último domingo,15, a meta da Prefeitura de Montes Claros, por meio da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer é trazer a seleção brasileira de handebol masculina, para um amistoso no Ginásio Presidente Tancredo Neves.

Segundo o secretário adjunto de Esportes, Jaime Tolentino, os primeiros contatos já foram feitos com os responsáveis da Confederação Brasileira de Handebol (CBH), e há uma grande possibilidade de realização de mais um jogo internacional em Montes Claros. O adversário ainda não foi definido, a especulação é de que o Brasil possa enfrentar a seleção da Itália ou da Croácia, e possivelmente ainda este ano.

Buscando divulgar todas as modalidades de quadra, e atender aos amantes do esporte, a administração municipal também trabalha para trazer um jogo de basquete masculino, só que não seria a seleção brasileira, mas uma partida do NBB, Novo Basquete Brasil, entre Minas Tênis Clube x Flamengo, na inauguração das tabelas do ginásio Tancredo Neves. “Estamos trabalhando muito para colocar Montes Claros no cenário esportivo. Agora com o ginásio reformado e moderno podemos trazer vários eventos e jogos internacionais e de altíssimo nível”, afirmou Jaime Tolentino, declarando que para 2010 a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer prepara muitas novidades.

PRODUTORES RECEBERAM CHEQUES DO PRONAF B

Os produtores rurais de Montes Claros receberam na ultima sexta-feira (13), cheques do Programa Nacional da Agricultura Familiar (Pronaf), para produção de oleaginosas para a usina de biodiesel da Petrobras. A entrega aconteceu no mercado central. Os recursos que somaram mais de R$ 360.000,00, a título de antecipação de empréstimo para a produção de alimentos, fazem parte do Pronaf “B”, e foram repassados por meio da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, Banco do Nordeste e Emater.
O secretário de Agropecuária e Abastecimento, Roberto Amaral, e o gerente regional da Emater, Ricardo Peres Demicheli, lembraram a importância de os produtores aderirem ao programa de oleaginosas, com garantia de compra da produção, a preços competitivos. Demicheli frisou aos produtores que a Petrobras paga hoje, R$ 1,10 pelo quilo da mamona e R$ 0,88 pelo quilo do girassol, enquanto o mercado está remunerando o milho a R$ 0,30 o quilo. - Como vocês podem ver, a diferença é gritante. Nós asseguramos que o negócio é bom, destacou.
Mini e pequenos produtores foram alertados de que a usina de biodiesel da Petrobras funcionará com matéria prima de outras regiões, se o norte de Minas não mantiver boa produção. - A usina é uma realidade concebida para nos favorecer. Se nós não aproveitarmos, outros aproveitarão, frisou o secretário Roberto Amaral.
Também estiveram presentes o gerente de negócios do BNB, Ildeu Ferreira dos Santos, o deputado Gil Pereira e o vereador Ildeu Maia. Eles disseram aos produtores que plantar oleaginosas não significa deixar de plantar alimentos, mas aproveitar sobras de terras para melhorar ainda mais a renda da família. - Normalmente, toda propriedade tem áreas ociosas, destacaram os parlamentares.
Fonte: Ascom

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

ELEFANTE BRANCO RECEBE BRASIL X HUNGRIA NO FUTSAL

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERTH HARLLEY
REPÓRTER
Seleção brasileira de Futsal
hexacampeã mundial treina em Montes Claros
A seleção brasileira de futsal fez o pri
meiro treino, na manhã desta sexta-feira, 13, no ginásio poliesportivo presidente Tancredo Neves em Montes Claros. O técnico Marcos Sorato comandou treino tático de marcação, pressão, saída de bolas e jogadas ensaiadas, em especial de tiro de canto e lateral. Todos o s 12 atletas convocados participaram normalmente do treino.

Perguntado sobre a equipe que começa jogando, o treinador foi enfático e disse que a seleção possui dois quintetos e sempre faz revezamento entre eles. “Temos dois quintetos, independentemente de quem começa jogando, o importante é que o time tem mostrado o que tenho pedido nos treinamentos”, disse Marcos Sorato.

Sobre o adversário, ele salientou que a seleção brasileira venceu a Hungria, no mês de abril, por 8 x 1; mas que, para o confronto do próximo domingo, dia 15, às 10h, os húngaros vêm com o reforço do camisa 10, que não atuou naquele jogo. “A Hungria é um bom time e tem bons jogadores. Mas o time brasileiro tem trabalhado muito, principalmente, com a renovação de jovens talentos brasileiros”, explica o técnico da seleção brasileira, que frisa ainda que vários jogadores que atuam no exterior não puderam ser convocados, devido aos compromissos com suas equipes.
A seleção brasileira de futsal, hexacampeã mundial, tem realizado vários amistosos, e tem servido para que o técnico Marcos Sorato possa até observar outros jogadores e tem-se preparado para o sul-americano, em Medelin, em março de 2010. Sob o comando do técnico Marcos Sorato, a seleção brasileira não perde, há 21 jogos.

Para o ala Diece, do V&M Minas, a cada convocação, o atleta tem a oportunidade de mostrar seu futebol e de aprender cada vez mais. “Tenho aproveitado as oportunidades que surgem na seleção brasileira. Tenho que continuar trabalhando para permanecer no grupo. Sei que tem vários jogadores brigando para ficar aqui, e meu sonho é disputar uma copa do mundo e, quem sabe, as Olimpíadas de 2016” diz Diece.

A seleção brasileira volta a treinar, ainda nesta sexta-feira, às 16h, no ginásio poliesportivo presidente Tancredo Neves e amanhã, às 10h.

HISTÓRIA DE MONTES CLAROS PASSA PELO CENTENÁRIO DO DNOCS

FOTO REPRODUÇÃO
Samuel Nunes
Repórter
Nesta sexta-feira, 13, o Dnocs - Depar
tamento nacional de obras contra as secas completa 100 anos de existência no Brasil e 61 anos em Montes Claros. De acordo com Marco Antônio Graça Câmara, coordenador estadual, a história de Moc passa pela existência do órgão.
- O Dnocs tem desbravado a região, sendo o pioneiro na construção de estradas, barragens e pontes – lembra.
Marco Antônio Graça Câmara frisa que o Dnocsestá presente em dez estados da federação: Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte e Piauí.
Destaca ainda obras realizadas em Moc, que são consideradas importantes para o progresso e desenvolvimento do município, como a construção das avenidas Mestra Fininha e Osmane Barbosa, a construção da estrada que liga Montes Claros a Janaúba, barragens do Bico da Pedra, e mais recentemente ações na barragem de Congonhas, entre Grão Mogol e Itacarambi.
Marco Antônio Graça Câmara revela que, no caso específico da barragem de Congonhas, esta é fundamental no que tange a distribuição de água para Montes Claros e o Norte de Minas.
- Como coordenador estadual do Dnocs, entendo que esse órgão foi extremamente importante para a região. Sendo assim, pergunto, por que ele está esquecido? Trata-se de uma instituição centenária e a culpa desse esquecimento é dos governantes que se esqueceram do Dnocs – diz.
Critica ainda o fato de o Dnocs ser o único órgão do governo federal onde toda a sua diretoria geral está localizada em Fortaleza, a 2.700 km de distância. Afirma que o Dnocs nunca teve um diretor geral mineiro, algo que, de acordo com ele, será difícil de acontecer, diante da união da bancada de deputados federais do nordeste do país.
Renato Rabelo de Freitas, coordenador técnico, reitera a relevância do Dnocs ao acrescentar que este foi o responsável pela construção da primeira rede de adução e distribuição de água na Rua Lafetá e também a construção da rede de captação de água no alto dos Morrinhos, em convênio com a extinta Caemc – Companhia de água e esgoto de Montes Claros.
No próximo dia 19 acontece sessão solene na assembleia legislativa de Minas Gerais, em homenagem ao Dnocs. Está marcada para acontecer ainda a reinauguração do prédio do órgão localizado à Avenida Presidente Kennedy, Bairro Edgar Pereira.

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

PELA 1ª VEZ AMÉRICA -TOT PARTICIPA DO CAMPEONATO MINEIRO DA SÉRIE A

FOTOS DIVULGAÇÃO
O Rio Branco de Andradas confirmou, ontem, dia 10 de novembro, oficialmente, a Federação Mineira de Futebol, a desistência de participar do Campeonato Mineiro Módulo I de 2010. O América Futebol Clube, de Teófilo Otoni, terceiro colocado do Módulo II deste ano, será o clube convidado a integrar a competição; devendo enviar seu representante para compor o Conselho Técnico que se realizará amanhã, dia 11 de novembro.
O América-TO é confirmado na primeira divisão do campeonato mineiro de 2010 pela Federação Mineira de Futebol, conforme nota divulgada no site www.fmfnet.com.br.

É com grande satisfação que toda a região do nordeste mineiro recebeu a notícia. A toda a comunidade americana teofilotense, parabéns pelo apoio dado em massa, quando lotaram o Estádio Nassri Mattar.

A familia Ramos e em especial ao Marcelo Ramos, o agradecimento de toda a comunidade que tem se manifestada com gratidão, pelo sonho realizado de colocar um clube da região na elite do futebol mineiro.