sexta-feira, 30 de outubro de 2009

FUNORTE TENTA 1ª VITÓRIA CONTRA O AMERICA DE OLHO NA LIDERANÇA

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERT HALLEY
REPÓRTER
Foto (2): O técnico Erivélton Martins só vai definir o time no vestiário

De olho na permanência da liderança do hexagonal final do campeonato mineiro de júnior, o Funorte volta a campo hoje, às 10h, contra o América Mineiro, no estádio Independência, em Belo Horizonte, pela primeira rodada do returno do hexagonal.
O time montes-clarense está na l
iderança com 12 pontos e espera permanecer nessa situação confortável, até mesmo para dar moral à equipe.
Os jogadores sabem que estão no caminho certo rumo ao título inédito e que restam apenas cinco jogos para conquistar o tão sonhado troféu de campeão mineiro. Mas a comissão técnica e jogadores estão cons>
cientes de que o trabalho precisa ter continuidade e que ainda não ganharam nada.
- Serão jogos ainda mais difíceis daqui pra frente. Temos que ter cautela para não sermos surpreendidos. Os meninos estão conscientes e acredito que temos condições de conseguir a vitória contra o AméricaSe vencer o América, e clássico Cruzeiro e Atlético der empate, o Funorte fica numa situação muito confortável. Iria para 15 pontos, sendo que o Cruzeiro passaria a ter 11, América 10 e Atlético 8. Ou mesmo se o FuA diretoria, comissão técnica e jogadores estão encarando o jogo de hoje como uma grande decisão e sabe que uma vitória o time cada vez mais próximo do título mineiro.
O treinador ainda não definiu a equipe que entra jogando. O certo é que poderá contar com a volta de Jonathan e Luã que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo e não contará com o volante Romário, que levou o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática.
- Ainda não sei com quem entro. Vou definir no vestiário. Ainda vai depender do Bob, que se recupera de uma contusão. Temos que ver se ele tem condições de jogo. Além do mais, vou analisar se entro com três zagueiros ou não – explica o técnico do Funorte.
O time poderá entrar com: Douglas, Fabricinho, Martinez, Kadu, Luã, Jonathan, Bob (Roger), Picachu, Diego Pequi (Daniel), Rafael e Marden.



ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM MERENDA DE QUALIDADE

FOTOS FÁBIO MARCAL
ANA MEDEIROS
REPÓRTER
Educação vitaminada
Terceirização melhora a merenda escolar de quase 36 mil alunos da rede municipal de ensino de Montes Claros

Fartura e comida da melhor qualidade. Nas prateleiras da dispensa da Escola Municipal Vidinha Pires, no bairro Major Prates, sacos de arroz, feijão, açúcar, leite e uma infinidade de mantimentos. Não faltam também verduras, frutas e muita carne nos congeladores. Hoje estáé a rea
lidade das escolas da rede municipal de ensino de Montes Claros. Quem estuda em um turno tem direito a duas refeições, e quem frequenta a escola em horário integral se alimenta quatro vezes, seguindo um cardápio balanceado, sob a orientação de nutricionistas. As cozinheiras passaram por capacitações e, além de uniformizadas seguem um padrão de trabalho para evitar desperdícios e cuidados com a higiene. Tudo isso é resultado do processo de terceirização da merenda escolar impantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Educação. “Deixamos de ser preparadores, para sermos consumidores e fiscal da nossa merenda”, frisa a secretária Adjunta de Educação, Fátima Pereira Macedo, destacando as vantagens da terceirização.
l
Há quase dois meses a merenda é fornecida pela Stillus Alimentação de Belo Horizonte, que ganhou a licitação disputada entre cinco concorrentes. É a mesma empresa que desde o ano passado é responsável pelo restaurante popular de Montes Claros, e atende a iniciativa pública e privada em mais de 30 cidades de seis estados brasileiros. Entre os clientes empresas de grande porte, hospitais e presídios, atuando em programas de inclusão social. “Setenta por cento dos alimentos usados para fazer a merenda são comprados aqui mesmo em Montes Claros”, explica o gerente regional da Stillus, Cláudio Gonçalves.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) determina que 30 por cento dos recursos destinados à merenda escolar devem ser investidos na compra direta da agricultura familiar. Ao terceirizar a merenda a Prefeitura também estabeleceu como exigência a aquisição de produtos de pequenos agriculto
res do município. E para ampliar o fornecimento a empresa vai montar um centro de distribuição com câmera frigorifica na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte). “Precisamos de documentos fiscais, e alguns produtores não estão organizados, e também de uma periodicidade na entrega dos alimentos, por isso vamos criar este espaço na Ceanorte”, salienta Cláudio Gonçalves.

A merenda é distribuída a 112 instituições de ensino municipal, entre escolas da cidade e da zona rural, creches, centros de convívio e ainda mais 14 entidades filantrópicas. São 35 mil 957 estudantes beneficiados, de dois anos a alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “E os professores também têm direito a merenda, são 3.222 que se alimentam junto com os nossos alunos, um cardápio diferenciado, elaborado de acordo com a necessidade nutricional, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde”, destaca a secretária adjunta de educação, Fátima Macedo. O cardápio é modificado a cada mês, conforme a assistência da nutricionista da secretaria, e agora a empresa também disponibiliza uma nutricionista para cada grupo de 10 escolas. E todas as cozinheiras, que já trabalhavam nas escolas e eram contratadas pela Prefeitura foram absorvidas pela Stillus. Uma delas é Gerúsia Soares Mendes, que trabalha na Escola Municipal Vidinha Pires há 10 anos. “Esta 100% melhor, com mais qualidade, antes faltava alguma coisa, demorava chegar, as crianças estão mais satisfeitas, tem carne, verduras, frutas”, comemora a cozinheira. Opinião que também é reforçada pelos principais beneficiados: os alunos. Débora Gonçalves de 13 anos e a colega Samariele Santos de 14 anos, se dizem satisfeitas . “ A comida está mais saudável e não falta”, comenta Débora, “agora tem café da manhã, além da outra refeição, e ajuda no aprendizado, porque melhora o raciocínio”, destaca Samariele.

quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Reitor destaca participação efetiva dos servidores nos avanços da Unimontes

FOTOS ALEXANDER SEZKO
“Desde 2003 até agora, muitas conquistas e avanços foram registrados na Universidade. E os servidores docentes e técnico-administrativos, aliados aos alunos, contribuíram de forma decisiva em todas essas realizações. Por isso, só temos a agradecê-los e enaltecer a valorosa participação de todos”. A afirmação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Paulo César Gonçalves de Almeida, ao presidir, na manhã dessa quarta-feira (28), a solenidade de abertura das comemorações alusivas ao ‘Dia do Servidor Público’, O vice-reitor, professor João Canela, também participou do evento. As atividades estão sendo realizadas no Hospital Universitário Clemente de Faria e no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

Na oportunidade, o vice-reitor João Canela destacou a importância da comemoração. “Esta data é altamente significativa, pois precisamos valorizar os servidores públicos, essas pessoas que contribuem com o crescimento do nosso país. E na Unimontes não é diferente. Os servidores docentes e técnico-administrativos têm sido absolutamente imprescindíveis. Assim, estamos comemorando o Dia do Servidor com o cenário de uma instituição promissora”, afirmou o professor João Canela.

HOSPITAL UNIVERSITÁRIO – No auditório do Hospital Universitário, onde acompanhou a celebração de culto ecumênico ao lado do vice-reitor, o reitor Paulo César de Almeida aproveitou para enaltecer as realizações ocorridas naquela unidade

“Temos que comemorar este dia com muita alegria, sobretudo pelas conquistas ocorridas nos últimos anos e que foram resultantes do esforço, da competência e da garra de todos e de todas. Temos ainda muitos obstáculos e dificuldades que serão superadas com a participação e o empenho de cada um de nós”, afirmou o professor Paulo César de Almeida, que destacou, ainda, o nível de excelência do atendimento oferecido pelo Hospital da Unimontes à população regional.

Ele lembrou que, a partir de 2003, assim como em toda Universidade, diversas melhorias foram realizadas no Hospital Universitário Clemente de Faria. O reitor aproveitou para lembrar as medidas já tomadas pela direção da Unimontes em favor dos servidores. “Se olharmos no retrovisor, vamos perceber que muita coisa mudou; e mudou para melhor”, disse o professor Paulo César de Almeida.

PROGRAMAÇÃO - A programação especial em comemoração do “Dia do Servidor”, organizada pela Diretoria de Desenvolvimento de Recursos Humanos (DDRH), vem sendo marcada por diversas ações nas áreas de cidadania, cultura e lazer, extensivas ainda à Policlínica Doutor Hermes de Paula. No Hospital Universitário, as atividades foram iniciadas terça-feira (27), com palestras e apresentações artísticas e culturais. Nessa quarta-feira, desfile do projeto “Terapia da Beleza” e sessão do projeto “Psicocine” com o filme “Morte e Vida Severina”. Foram programadas, ainda, sessões de terapias complementares, com massagens, teatros e acupuntura.

Nesta quinta-feira, aconteceria a ‘Mostra Cultural do HU’, com as atividades na Policlínica Doutor Hermes de Paula, mas diante da previsão de chuva para todo o dia, o evento foi adiado, já que aconteceria na área externa do local. A nova data será anunciada até o final desta semana. DA ASCOM

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

ALUNOS DO (CAIC ) RENASCENÇA APRENDERAM SOBRE RISCO DA DENGUE

FOTOS FÁBIO MARÇAL
MICHELLE TODINELLI
REPÓRTER
Alunos do Centro de Atenção Integrada à Criança (CAIC) do Renascença aprenderam um pouco mais sobre os ricos da dengue, na tarde de terça-feira, 27. Foi durante apresentação de programa Expresso Semeando, que leva informações a crianças de 5 a 14 anos, sobre a importância do combate aos focos do
mosquito aedes aegypti e, consequentemente, à doença.

O Expresso Semeando é um programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), em Minas Gerais, que conta com o apoio da Prefeitura para realizaçã
o de apresentações, em Montes Claros. Um teatro de bon
ecos vai percorrer cidades mineiras para apresentar, em locais públicos, a peça “Xô, Mosquito”, explicando sobre a doença e a contribuição que cada um pode dar para conter o avanço dos focos do mosquito Aedes aegypti.
O programa já passou por Juiz de Fora, Governador Valadares, Uberaba, Patos de Minas e Montes Claros. As próximas cidades serão Sete Lagoas, Passos, Lavras, Viçosa, Belo Horizonte e Araçuaí.

As informações sobre a dengue são passadas por fantoches entre eles a “Doutora Dengue”, “a Mosquita”, “o Torrãozinho” e o apresentador Feliciano Muck, por meio de jogos temáticos, brincadeiras, entrevistas, prêmios e muita diversão e alegria.


Segundo o coordenador do Expresso Semeando, Rodrigo Rezende de Angeles, com a dengue não se brinca. “Devemos ter pequenos cuidados. A escolha desta época chuvosa é proposital para começarmos o projeto. Com a chegada deste período, o risco de contaminação torna-se ainda mais maior, pois o maior volume de água faz com que o mosquito tenha um ambiente propício para se proliferar”, concluiu.

Quem já teve dengue reconhece a importância da apresentação e do alerta que o programa proporciona. É o caso da estudante Thatyele Santos, 13 anos. “Esta forma de aprendizado é atrativa, e auxilia muito na saúde. Já tive dengue, com dores de cabeça, febre e as manchas no corpo. Para a recuperação precisei tomar muitos remédios”, afirmou

FPF DIVULGA ALISTA E FUNORTE ESPERA ADIVERSÁRIO DA COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR

FOTOS XU MEDEIROS
CRISTIANO JILVAN
REPÓRTER
Com a terceira melhor campanha no Mineiro Júnior do ano passado e no mesmo caminho na atual edição, da qual é líder isolado da fase final com 12 pontos - dois a mais que os concorrentes mais próximos -, o Funorte vive a expectativa de conhecer sua chave em sua primeira participação na Copa São Paulo Júnior 2010, considerada a principal competição do gênero no País. Os prováveis adversários já podem ser estudados pelo clube do Norte de Minas, já que a Federação Paulista de Futebol divulgou na semana passada, a l
ista dos 92 times que serão divididos nos 23 gr
upos.

NOTÍCIAS. O número é maior em relação à edição 2009, que teve 88 participantes. Como maiores novidades, três clubes estrangeiros (Inglaterra, Arábia Saudita e África do Sul). Quase a metade dos participantes sãodo próprio estado paulista (42). Minas terá apenas quatro clubes.

Critério técnico
O inchaço de uma Copa para outra é justif icado pelos convites que a FPF faz, mas a Federação Mineira de Futebol define as suas vagas pelo critério técnico, seguindo a classificação final do Campeonato Mineiro Júnior. Ube
raba e Tupi brigaram nos bastidores para entrar na relação dos convidados, mas sem o apoio da FMF ficaram pelo caminho. Além do FEC, o Estado terá América (campeão em 2008), Atlético (2º) e Cruzeiro (4º). Em 2010, o Flamengo já comunicou que não disputará a Copa, assim como os grandes clubes de Pernambuco: Santa Cruz, Náutico e Sport Recife.

PARTICIPANTES – São Paulo: Corinthians, Palmeiras, Santos, São Paulo, Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, São Caetano, Barueri, Santo André, América, Flamengo Garulhos, Inter de Limeira, Botafogo de Ribeirão Preto, Campinas, Juventus, Lemense, Atlético Sorocaba, Taboão da Serra, Porto Feliz, Primavera, São Bento, Taubaté, XV de Piracicaba, Ferroviária, São José, Marília, Mogi Mirim, Nacional, Ribeirão Preto, Pão de Açúcar, Paulínia, Paulista, Rio Branco, Rio Claro, Rio Preto, São Bernardo, São Carlos, São José, Sertãozinho, União Barbarense e União São João. Minas Gerais: América, Atlético, Funorte e Cruzeiro; Rio Grande do Sul: Grêmio, Internacional, Juventude e São José; Rio de Janeiro: Botafogo, Fluminense e Vasco. Paraná: Atlético, Coritiba e Paraná.

E ainda: Bahia – Fluminense de Feira, Bahia e Vitória. Santa Catarina: Avaí e Figueirense; Goiás: Vila Nova e Goiás; Maranhão: Americano e Marília; Distrito Federal: Brasiliense e CFZ; Ceará: Fortaleza e Ceará; Pernambuco: Porto e Atlético; Espírito Santo: Desportiva e Vilavelhense; Mato Grosso do Sul: Comercial e Operário; Mato Grosso: Vila Aurora e Sorriso; Rio Grande do Norte – ABC; Tocantins: Araguaína; Sergipe: Confiança; Roraima: Atlético; Paraíba: Paraibano; Pará: Remo; Alagoas: CSA; Amazonas: Nacional; Piauí: Piauí; Acre: Rio Branco; Amapá: Santana; e Rondônia: Shallon, além do Portsmouth (Inglaterra) e os representantes da África do Sul e Arábia Saudita, ainda indefinidos.
0 comentários

terça-feira, 27 de outubro de 2009

FUNORTE DISPENNSA 09 JOGADORES E QUER CONTRATAR TÉCNICO DE PESO

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórte
(Foto) 2 Maurélio Miranda volta a ser auxiliar técnico do Funorte.
Após a eliminação da Taça Minas Gerais a diretoria do Funorte anunciou na manhã de ontem a dispensa de nove jogadores são eles: o zagueiro Bráulio e Rodrigo Sena, o lateral esquerdo Chiquinho, o volante Robert e Leo Mineiro, o meia Clayton e os atacantes Jadilson e Robson.

A diretoria também anunciou que Maurélio Miranda não é mais o técnico do Funorte. Maurélio volta para o cargo de auxiliar técnico como já havia sido conversado com o diretor financeiro Cristiano Júnior.
O diretor do Formigão disse que o houve uma reunião e que foi observado o aproveitamento desses atletas na competição e o possível rendimento deles para 2010. Afirmou que vários nomes já estão sendo sondados para a temporada de 2010 para o campeonato mineiro do módulo II. O diretor adiantou alguns nomes que a diretoria pretende trazer como o atacante Yan do América e Bigú. Os atacantes Eraldo e Fabinho que estão no Tupi, mas que pertence ao Cruzeiro. Já contratado para 2010, esta´o lateral esquerdo Wagner que vem do Araguaia de Mato Grosso e tem passagens pelo Ipatinga e Cruzeiro. Outro nome, é a possível volta do meia Emerson.
O diretor Cristiano Júnior estará nesta semana a Belo Horizonte para tentar fechar parceria com o América e Cruzeiro, para trazer jogadores para a equipe no ano que vem.
Com relação ao restante do grupo, a diretoria vai manter os treinamentos até o dia 07 de novembro quando será realizado um amistoso em Juramento contra a Seleção da cidade. Depois o grupo entra de férias e só volta no dia 23 de novembro para a pré-temporada do campeonato mineiro do módulo II.
NOVO TREINADOR
Com o anúncio de que Maurélio Miranda será o auxiliar técnico, o time está em bsuca de um novo treinador. Três nomes são comentados nos corredores do Centro de treinamento da Funorte. A primeira opção seria Moacir Júnior que hoje está no Villa Nova. A diretoria já manteve contato com ele, e disse que só vai conversar depois da Taça Minas Gerais. A segunda opção seria Marcelo Oliveira, que está sem clube, mas tem propostas de CRB e do Democrata de Governador Valadares. E a última opção seria o montes-clarense Eduardo Amorin, que também está sem clube. Cristiano Júnior disse que na hora certa vai anunciar para a imprensa o novo técnico do Funorte.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ESCOLA TRABALHA POESIA DE CRANDES AUTORES

FOTOS XU MEDEIROS
Renata Martins
Repórter

Na manhã de sexta-feira, 23, os alunos e funcionários da Escola Estadual Antônio Canela, no Bairro São Geraldo, realizaram a 4ª edição do Chá Literário. O evento faz parte do projeto - GDP – Grupo de Desenvolvimento Profissional, que é patrocinado pelo governo do estado. Durante todo o ano es
tudantes de tod
as as series estiveram envolvidos no projeto que trabalhou
clássicos da literatura brasileira, autores como: Hermes de Paula, Cecília Meireles, Dias Gomes, Guimarães Rosa, José de Alencar e Manoel Bandeira foram lembrados pelos alunos.

Durante o evento apresentações teatrais, música e dança animou os participantes. A diretora da escola, Anália Perpetua Gomes, recebeu a visita do grupo de seresta do conservatório de música Lorenzo Fernandes. Os músicos mostraram para os jovens a música de raiz, músicas de viola e o popular regional.

Os alunos do terceiro ano representaram a vid a dos
moradores do campo.

De acordo com a diretora, durante todo o ano os alunos mostraram dedicação e determinação para preparar o melhor espetáculo possível.

- Os alunos mostraram muito interesse pelo projeto desde o inicio do ano os professores de todas as disciplinas trabalharam extos de autores mundialmente conhecidos e isso despertou o prazer pela leitura nos jovens – conta.

Segundo Anália, os computadores e vídeo games despe
rtam o interesse dos jovens fazendo com que os livros caiam no esquecimento, mas ela garante que o grande acervo de obras literárias da biblioteca da escola ajuda a recuperar e estimular as crianças.
t
- Temos em nossa escola uma biblioteca riquíssima em obras com títulos nacionais e internacionais, os professores usam técnicas avançadas que estimula nossos alunos a ter prazer pela leitura – afirma.

A professora de Língua Portuguesa, Elza Godinho, conta que alguns alunos confessaram que depois do projeto fizeram da leitura considerada obrigação um prazer. De acordo com ela, o autor Guimarães Rosa é um dos preferidos pelos alunos.

- Antes os alunos liam por obrigação, mas depois que o projeto começou alguns me procuraram e confessaram que fizeram da leitura um hábito e atualmente pegam os livros para ler por puro prazer. O autor Guimarães Rosa foi considerado pela maioria o autor com textos mais difíceis de serem interpretados, mas também “caiu nas graças dos alunos” que agora têm o autor como o preferido – afirma.

Durante o ano cerca de 18 professores desenvolveram trabalhos diversos, que deram aos estudantes a oportunidade de conhecer a fundo os autores brasileiros. O GPD recebe verba anual do governo do estado para custear eventos e compra de materiais didáticos. A coordenadora do grupo Raquel Mendes Nonato, afirma que o rendimento dos alunos aumentou e que os planos para o próximo ano e dar continuidade no que foi iniciado.

- Todos os professores relataram melhora no rendimento escolar dos alunos após o projeto. No próximo ano vamos continuar os trabalhos e trazer novidades – afirma.

A aluna Débora Nayane Duarte Santos, foi atriz por um dia. Ela mostrou o dia a dia das pessoas que trabalham no campo. A vida rural e as atividades diárias dos sertanejos foi dramatizada pela aluna do terceiro ano biológicas.

- Hoje mostrei como as mulheres que vivem no campo vivem. A rotina delas, tudo com base em obras literárias que contam com palavras o que mostrei com gestos – conta.

O artista plástico Jessê, morador do bairro pintou um painel exclusivamente para a apresentação dos alunos. A antiga parede branca ganhou vida. Com cores e imagens que mostram a vida do povo norte mineiro.

FUNORTE DA OLÉ E É LIDER DO MINEIRO DE JÚNIOR

FOTOS XU MEDEIROS
LEONARDO MACIEL
Repórter
Jogando no estádio José Maria Melo (Campo do Cassimiro ) no último sábado(24), o time júnior do Funorte goleou o América por placar de 3 a 0,com gols de Rafinha e Ualison Picachu, e agora assumiu de forma issolada aliderança do hexagonal final da competição, com 12 pontos ganhos.

O JOGO
O América iniciou o jogo pressionado o Funorte em seu campo, mas logo no primeiro minuto de jogo contrata que o Funorte quase marcol com Rafinha.
Aos 9 minutos de jogo Fabrícinho foi a linha de fundo e cruzou para Rafinha que cabeceou sobre o gol.Aos 24 minutos,Cadú bate falta a bola desvia na zaga o América e vai a escanteio,na cobrança ``Picahu´´ cobra na cabeça de Marden que marca o primeiro gol do Funorte no jogo.Aos 40 minutos,Fabrício perdeu uma grande oportunidade de ampliar o placar chutando para fora.
Logo no início do segundo tempo, o volante Fernandes, deu um soco no rosto de Romário, e acabou sendo expuço e facilitou as coisas para o time de Montes Claros, tanto no que aos 8 minutos , após excelente lançamento de Bob,Rafínha cabeceou para marcar segundo gol do Formigão .
A pressão do tricolor continuou e aos 18 minutos, o goleiro Diego, do América fez uma exelente defesa em um chute de ``Picahu´´. Aos 38 , do segundo tempo ``Picachu´´ quase marca o terceiro em um chute de longa distancia mas aos 48 minutos não teve jeito, Ualisson ``Picahu´´ deixou o goleiro caído no e marcou o terceiro do Funorte.

A equipe comandada pelo técnico Erivélto Martns, entrou com: Douglas,Fabrício(Roger),Marinez, Cadú , Iago (Aquiles), Romário,Wesley,Bob (Danilinho,Ualisson ``Picachu´´, Marden ( Diego ``Pequi´´), Rafinha(Oliveira).Já o América que foi comandado pelo técnico Hamilton Lima , atuou com : Patrik , André , Alisson(Ciro), Fernandes.Waguiner(Matheus),Gerson (Pablo),Lafaiete (Eder),Wesley,Ulisses e Vitinho(Ayala).

Outro jogo da rodada
No outro jogo da rodada, o Cruzeiro empatou em 2 a 2 com o Atlético, e com isso , o time estrelado é o vice líder com 10 pontos , em seguido vem o América, com os mesmo 10 pontos mas com saldo inferior; , e o quarto e o Atlético com sete ponto ganhos.

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AUTORIDADES POLÍTICAS DE MOC ESTABELECEM METAS E SUGEREM IDEIAS AO GOVERNO DE MINAS

FOTOS XU MEDEIROS
Samuel Nunes
Repórter
A assembleia legislativa de Minas Gerais, por meio das comissões de participação popular e fiscalização financeira e orçamentária, realizou durante todo o dia de ontem, 22, audiência pública regional em Montes Claros, no Centro Cultural de Montes Claros. Esta teve como objetivo discutir e apresentar propostas de emendas ao PPAG - Plano plurianual de ação governamental 2008-2011.
A audiência contou com as presenças de representantes do governo do estado, os deputados estaduais da região Carlo s Pimenta, Gil Pereira, Ruy Muniz, vereador Athos Mameluque, presidente da câmara municipal, e o prefeito Tadeu Leite, além de lideranças comunitárias e de entidades.
O deputado André Quintão (PT), que representou o presidente da ALMG Alberto Pinto Coelho, abriu os trabalhos e ressaltou a importância do presidente da assembleia em questões como as relacionadas às leis orçamentárias. O deputado petista frisa a importância das políticas públicas que dependem de uma sistemática de planejamento construída em 524 emendas populares aprovadas e incorporadas ao plano plurianual.
André Quintão afirma ainda que todas as sugestões passaram por uma análise criteriosa e serão, evidentemente, aproveitadas ao máximo. Revela ainda que, ao todo, são 57 projetos estruturadores para todo o estado.
O prefeito Tadeu Leite destaca ser esta uma oportunidade de rediscutir e rever os rumos. Lembra ainda da importância de se implantar projetos como o da Lapa Grande, sendo este um parque de grande abrangência. O prefeito mencionou ainda a relevância de se estruturar as cidades menores, no quesito geração de emprego e renda e também na área da saúde.
O deputado Ruy Muniz (DEM) revela que política moderna se faz com planejamento, transparência e estabelecimento de metas, daí a relevância do Plano plurianual de ação governamental 2008-2011. O líder dos Democratas nas assembleia afirma que o legislativo realiza anualmente a revisão do PPAG, sendo este o momento de se restabelecer metas de forma a realizar políticas de resultados. Destaca a importância, neste contexto, da participação da sociedade civil que sugere as reivindicações.
- A assembleia legislativa é participativa. Há o planejamento de metas que são avaliados de forma sistemática - diz.
Ruy Muniz salienta que o Norte de Minas necessita de uma política de desenvolvimento econômico. Lembra de Bocaiúva, que é uma cidade onde há investimento da Wolksvagem na fabricação de peças, podendo aquele município e a região se tornarem um pólo automobilístico.
- Temos que pensar grande. Tem o aeroporto industrial em BH. Montes Claros tem um aeroporto que fica praticamente ocioso e com cinco vôos diários. Este também poderia ser transformado em industrial. É preciso resgatar ainda o projeto tecnológico no Distrito Industrial.
Ainda durante sua fala, o deputado Ruy Muniz destacou a importância de se expandir o número de vagas para o vestibular da Unimontes.
- Temos que ampliar de forma gratuita o número de vagas da Universidade Estadual de Montes Claros.
No entendimento do deputado Ruy Muniz, é preciso criar um projeto de aceleração do crescimento para o Norte de Minas para evolução econômica e social, por meio da geração de emprego e renda.
Projetos estruturadores do PPAG foram discutidos durante a audiência pública como regionalização, urgência e emergência, novos padrões de gestão e atendimento da educação básica, Poupança Jovem, SUAS - Implantação do sistema único de assistência social, expansão, modernização e humanização do sistema prisional, arranjos produtivos em biotecnologia, biocombustíveis, eletroeletrônicos e softwares, Descomplicar – Melhoria do ambiente de negócios, e Pró Acesso

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

FUNORTE CHAMA TORCIDA PARA ENFRENTAR O AMÉRICA NO HEXAGONAL FINAL

FOTOS XU MEDEIROS
ADRIANA QUEIROZ
REPÓRTER
O Tricolor distribuirá brindes para a torcida!

A equipe do Funorte recebe o América/MG em Montes Claros neste sábado, 24, às 16h em busca da primeira colocação no hexagonal final de Juniores.
Com boa campanha desenvolvida no campeonato mineiro de juniores, com vitórias sobre Cruzeiro e Atlético dentro de casa e ainda com a vitória sobre o Venda Nova, em Santa Luzia, no ultimo domingo, o Formigão soma agora 9 pontos e ocupa a terceira colocação na competição.
Para este jogo a diretoria promete uma grande festa.

SONHO ADIADO PARA 2010

XU MEDEIROS/RUBENS SANTANA
Heberth Halley
Repórter
O sonho do Funorte em conquistar a Taça Minas Gerais foi adiado. O Formigão precisava vencer o América Mineiro para não depender de resultados, mas empatou em 1 x 1, após estar perdendo e com a vitória do Tupi em cima do Valério por 1 x 0, o Funorte foi eliminado da Taça Minas Gerais, não conseguindo se classificar para a semifinal da competição.
O time montes-clarense não jogou bem o primeiro tempo e ainda levou o gol na etapa inicial, o que abalou a equipe que não contava com esse gol. O treinador Maurélio Miranda fez duas substituições no intervalo. Colocou Rômulo e Picachu no lugar de Bob e Leo Mineiro. O time voltou melhor, mais atento ao jogo e conseguiu o empate com Andrezinho de pênalti. Com o empate, o Funorte partiu pra cima em busca da vitória, somente o que lhe interessava, tentou, mas não conseguiu marcar o segundo gol. Com o empate o Formigão é eliminado da competição.
O time jogou com: Everaldo, Vitor, Odair, Anderson, Rodrigo Sena, Diogo, Andrezinho, Bob, Leo Mineiro, Vinícius e Ditinho. Entraram Rômulo, Picachu e Robson.
Na chave A, os classificados foram o Tupi e Villa Nova. E Na chave B, Uberlândia e Uberaba. Na semifinal, o Tupi enfrenta o Uberaba e o Uberlândia pega o Villa Nova.
FÉRIAS
O diretor do Funorte, Cristiano Júnior, disse a O BLOG que os atletas que tem contrato até maio de 2010 vão entrar de férias e retornam em dezembro visando o campeonato mineiro do módulo B, e afirmou que alguns jogadores serão dispensados, mas quis adiantar quem serão. Frisou que irá analisar com calma e que nos próximos dias a lista dos dispensados serão divulgados para a imprensa.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

ATLETA DO FUNORTE TRAZ MEDALHA DE SAMPA

FOTOS XU MEDEIROS
FOTOS XU MEDEIROS
LUÍS ALBERTO CALDEIRA
REPÓRTER

Da redação
Atleta do Funorte sofreu luxação durante luta em São Caetano do Sul, mas, mesmo assim, trouxe medalha para Montes Claros
Marquinhos do Karatê, 39 anos, atleta patrocinado pelo Funorte, trouxe mais uma medalha para Montes Claros. Ele ficou em segundo lugar na categoria "absoluto", em que lutam karatecas de qualquer peso, no 73° Jogos Abertos do Interior, realizado nos últimos dias 12 e 13 de outubro em São Caetano do Sul. A competição é uma das que mais reúne atletas do Brasil.
- Machuquei minha mão na primeira luta, mas, mesmo assim, consegui ir em frente e empatei na final no tempo normal, mas perdi na prorrogação – lembra Marquinhos, que ficou com a medalha de prata.

Do estado de São Paulo, o atleta do Funorte, que também conta com apoio do jBH e do Sicoob Credinor, seguiu para Natal-RN, para participar do campeonato brasileiro de karatê, na categoria meio-médio (67 a 75kg). Porém, com a mão já inchada, foi orientado pelo médico a ser retirar da competição.

- Eu queria continuar, mas houve a suspeita de uma fratura – conta.

Marquinhos, que já está em Montes Claros, foi submetido a um raio-x, que diagnosticou uma luxação na mão direita. O problema não é grave e Marquinhos já se prepara para disputar uma copa internacional no mês que vem, em data a ser confirmada.

DIRETOR DO FUNORTE ESPERA VITÓRIA DIANTE DO AMERICA MINEIRO

DIVULGAÇÃO
REPÓRTERES
SAMUEL NUNES E WILSON MEDEIROS


Com o empate do Villa Nova em 2 x 2 com o América na noite da última quarta-feira, o Funorte agora tem chances de terminar a fase preliminar da Taça Minas Gerais 2009 em primeiro na tabela.
O time montes-clarense soma 11 pontos e ainda tem um jogo
. O Villa, que não joga mais, ficou com 13 pontos e pode até ficar fora da fase semifinal, se o Funorte e o Tupi, empatados em segundo, vencerem seus últimos compromissos.
O Formigão joga com o América na próxima quarta-feira, 21, no estádio Independência, em Belo Horizonte. Esta partida estava prevista para este domingo, mas foi adiada. A equipe só depende de si para se classificar para as semifinais. Caso perca ou empate, teria que torcer por um tropeço também do Tupi, que pega o Valério em casa, também na quarta, às 20 horas. O time de Juiz de Fora tem o mesmo número de pontos do Funorte, mas perde em número de vitórias, primeiro critério de desempate.
Dada a importância da partida da próxima quarta-feira, O BLOG conversou na manhã de ontem, com o diretor do Funorte Cristiano Junior.
Entrevista concedida aos repórteres Samuel Nunes e wilson Medeiros.

Fale sobre a expectativa para o jogão decisivo do Funorte na próxima quarta-feira, contra o America em Belo Horizonte.

Os atletas já estão conscientes da importância de se classificar à próxima fase uma vez que isto vai dá a eles uma elevação do contrato e uma ótima oportunidade por esta em uma fase considerada decisiva da Taça Minas Gerais onde os jogadores e o clube se valorizam sobremaneira.
Então a nossa conversa por meio de uma palestra está direcionada sobre a importância de estes jogadores colocarem o Funorte na fase semifinal e até mesmo na final. Vamos fazer isto é lógico aliado a um planejamento financeiro para que possamos colocar estes atletas com uma remuneração tendo em vista que para o clube também será bom, pois, este se valorizará ainda mais tendo um aumento de receita e um incentivo melhor por parte dos empresários nós estando na Copa do Brasil.

Há uma mobilização da imprensa e da torcida em Belo Horizonte, especialmente de Nova Lima em torno do jogo da próxima quarta-feira, no estádio Independência Funorte x America. Como está sendo feito o trabalho de bastidores como por exemplo a arbitragem?

Estamos já nos precavendo sim, por exemplo, com a arbitragem para que esta seja mais isenta. Mas, o primordial é trabalharmos os nossos jogadores, estamos à frente nesta disputa podendo sermos o 2° lugar bastando usar a nossa força que é vencer o America. Poderíamos ter feito isso em casa mas, não conseguimos agora usar o nosso grupo para vencer o America, que não é impossível, o Valério ganhou, o Vila Nova tirou pontos deles. Por isso vamos para lá para ganhar. Se fizermos a nossa parte vamos está em primeiro lugar com uma grande possibilidade de disputarmos a final aqui em Montes Claros.

Quando você formou o time, achava que poderia incomodar outros times tradicionais do estado como por exemplo, o Uberlândia e lutar para ser campeão?

Claro que sim. A todo mundo estamos focado em chegar à frente. Não formamos um time para apenas chegar e disputar um determinado campeonato. O investimento é alto, temos que pensar ter títulos, negociar jogadores, para manter este investimento. Muitas pessoas disseram que estávamos no grupo da morte, mas estávamos para competir e sermos campeões prova disso é a nossa desenvoltura ao longo do campeonato e a própria situação decisiva que estamos.Todo trabalho tem que ser focado no titulo.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

JÚNIOR DO FUNORTE JÁ É PREOCUPAÇÃO PARA TIMES DA CAPITAL

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERTH HARLEY
REPÓRTER
Walison Picachu fez dois gols na vitória contra o Venda Nova

A equipe do Funorte venceu a terceira consecutiva no campeonato mineiro de júnior. A vítima desta vez foi o Venda Nova, lanterna da competição, por 3 x 2, os gols da equipe montes-clarenses foram marcados por Picachu (2) e Picachu (1).
O resultado mantém a equipe do tricolor univer
sitário na briga mais do que nunca pelo título inédito do campeonato mineiro. A equipe soma agora nove pontos mesmo número que o Cruzeiro, mas perde no critério de saldo de gols e está um ponto atrás do líder América, próximo adversário. A equipe enfrenta o Coelho no próximo sábado, dia 24, no estádio José Maria Melo, pela quinta rodada do primeiro turno do hexagonal final do do campeonato mineiro. Nos outros jogos da rodada, o América venceu o Atlético por 1x 0 e o Cruzeiro goleou o Divinópolis por 6 x 0.
Além de Funorte x América, haverá no dia 24, o clássico Cruzeiro x Atlético e Divinópolis x Venda Nova.
A equipe voltou aos treinamentos na segunda-feira já preparando para o difícil com compromisso contra o América

FUNORTE FAZ O JOGO DA VIDA CONTRA O AMÉRICA EM BH AM

FOTOS XU MEDEIROS
WILSON MEDEIROS
COLABORADOR

Funorte pronto para o desafio, amanhã,

A equipe do técnico Maurélio Miranda irá enfrentar um dos maiores desafios da sua vida, ganhar do América Mineiro, no estádio Independência e seja qual for o placar, o objetivo é ficar vivo na Taça Minas Geraiss.Maurélio afirmou para o BLG "vou jogar com a mesma formação que enfrentei contra outras equipes, dentro e fora de casa. O time de Divinopólis, por exemplo, veio pra jogar fechado e sair daqui com o empate e levou, diz o técnico do Formigão.
Para esta partida, Miranda vai jogar com esquema 442 e a dúvida para este jogo será entre Rómulo e Leo Mineiro, por características diferentes de jogo e o Rômulo que cadencia melhor o jogo. Mas vamos precisar de mais velocidade e o Leo Mineiro tem esta qualidade,diz Maurélio.
Com o objetivo de ganhar o jogo, Maurelio Miranda terá que mudar a zaga do time, já que o jogador Eddiér, que estava jogando bem, levou o terceiro cartão amarelo e no seu lugar tem a volta, o experiente Odair para compor com Anderson a defesa. O Funorte vai enfrentar o América com Everaldo,Odair e Anderson, Vitor, André Sena, Diogo,Andrezinho Bob, (Leo Mineiro) Rómulo,Vinícius,e Ditinho.Técnico Maurelio Miranda

sexta-feira, 16 de outubro de 2009

FUNORTE JÚNIOR VAI ATRÁS DA LIDERANÇA FORA DE CASA

FOTOS XU MEDEIROS
HEBERTH HARLEY
Repórter

Após a boa vitória em cima do Atlético por 1 x 0 na última quarta-feira, o Funorte enfrenta o Venda Nova, hoje, dia 17, às 15h, no campo do Frimisa em Santa Luzia pela quarta rodada do hexagonal final do campeonato mineiro de júnior.
A equipe montes-clarense comandada pelo técnico Erivélton Martins vai em busca da vitória e da liderança do hexagonal final.
Para o treinador do Funorte o time está assimilando bem a parte tática e isso tem feito com que o time tenha jogado bem. Para o jogo de hoje o treinador terá a volta do meia Bob, que foi aproveitado ao time profissional no empate em 0 x 0 pela taça Minas Gerais.
O treinador vai manter a mesma equipe que venceu o Atlético, no 3 - 5 – 2 com três zagueiros.
- A equipe jogou muito bem diante do Atlético, não há porque mudar – diz Erivélton que espera a vitória diante do Venda Nova.
O volante Bob não viajou com o time. Ele fica para descansar para a equipe profissional que enfrenta o América no dia 11 no Independência.
O time vai jogar com: Douglas, Fabricinho, Kadú, Martinez, Daniel e Luã, Romário, Jonathan, Picachu, Rafael e Marden.

JOGO DECISIVO DO FORMIGÃO ADIADO PARA QUARTA - FEIRA

FOTOS DO XU MEDEIROS
ADRIANA QUEIROZ
REPÓRTER

Jogadores do Funorte terão mais tempo para enfrentar o América Mineiro.

O jogo do Funorte contra o América, que seria realizado no próximo domingo, 18, foi adiado para quarta-feira, 21, no estádio Independência, em Belo Horizonte, as 20h. Esse jogo é de suma importância, pois o Formigão depende da vitória para se classificar às semifinais da Taça Minas Gerais.
Também foi transferida a partida Tupi x Valério para a mesma data e horário.