terça-feira, 31 de março de 2009

Reitor da Unimontes será debatedor em Encontro Regional do Fórum do Plano Decenal de Educação



Será realizado em Montes Claros, nesta terça-feira (31), o II Encontro Regional do Fórum Técnico do Plano Decenal de Educação em Minas Gerais: Desafios da Política Estadual. O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Paulo César Gonçalves de Almeida, será um dos debatedores do evento, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Governo de Minas e entidades e movimentos sociais ligados à educação.

O evento acontecerá no Centro Cultural Hermes de Paula, ao longo do dia. A solenidade de abertura, às 8h30, poderá contar com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho, bem como de autoridades locais e regionais e representantes de professores e estudantes. Além das palestras e debates, o encontro visa analisar as sugestões para o Projeto de Lei 2.215/08, que estabelece o Plano Decenal de Educação, com objetivos, metas e ações para a política educacional do Estado nos próximos dez anos.

O professor Paulo César de Almeida é um dos convidados para o ciclo de palestras e debates sobre o Plano Decenal de Educação, que será iniciado às 9h30. Além do reitor da Unimontes vão participar do evento como debatedores o coordenador do Plano Decenal de Educação e representante da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Luís Aureliano Gama de Andrade; a representante da Comissão Organizadora do Plano Decenal de Educação e da SEE, Maria de Lourdes Melo Prais; e o presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Gilson Luis Reis.

Às 10h30, serão constituídos quatro grupos de trabalho, com o objetivo de discutir temas das 11 áreas do Plano Decenal. Eles estão distribuídos da seguinte forma: Grupo 1: "Educação infantil/ensino fundamental/ensino médio"; Grupo 2: "Ensino Superior/Educação Tecnológica e Formação Profissional e Valorização dos Profissionais de Educação"; Grupo 3: "Educação Especial/Educação de Jovens e Adultos/Educação Indígena, Educação do Campo e Quilombola" e Grupo 4: "Financiamento e Gestão/Diálogo entre as Redes de Ensino e sua Interação". Poderão ser encaminhadas propostas para serem debatidas na etapa final do Fórum Técnico do plano, prevista para o período de 13 a 15 de maio, em Belo Horizonte.

No dia 13 de março, o reitor da Unimontes foi um dos expositores do primeiro debate público sobre o plano decenal de educação, realizado no plenário da Assembleia em Belo Horizonte.

segunda-feira, 30 de março de 2009

FUNORTE BALANÇA A REDE DO VALÉRIO TRÊS VEZES

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórter
O Funorte fez seu papel dentro de casa ao vencer o Valério, por 3 x 1, gols de Ditinho, Wemerson e Odair, na tarde do último domingo, no estádio José Maria Melo, pela terceira rodada do returno do campeonato mineiro do módulo B. A equipe montes-clarense desfalcada de cinco jogadores Rogélio Ávila, Diego Paulista, Bráulio, Fabricinho e Erick teve dificuldades para vencer o time de Itabira, mas conseguiu mostrar suas qualidades e sair com três pontos importantes.Com o resultado o Formigão continua na mesma quarta colocação, agora 22 pontos, mas com o empate entre Caldense 3 x 3 Ipatinga, diminuiu a diferença de pontos dos líderes.
Agora restam oito rodadas, serão 24 pontos ainda em jogo e o Funorte está mais vivo do que nunca rumo ao acesso do módulo I.
Confira os outros resultados da rodada: América 4 x 2 URT, Caldense 3 x 3 Ipatinga, Itaúna 2 x 2 Poços de Caldas, Democrata 2 x 0 Araxá e Ideal 0 x 1 Formiga.

sexta-feira, 27 de março de 2009

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO FIGUEIRA É PALCO DE AÇÃO GLOBAL

FOTOS XU MEDEIROS
Paula Machado
Repórte
Realizada há 14 anos, a Ação Global é uma iniciativa do Sesi e da Rede Globo, para oferecer serviços relevantes e gratuitos para a população.
O projeto é realizado em um único dia em todos os estados brasileiros, com atendimento nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, esporte e lazer em uma criação de uma rede única, formada por parceiros do poder público e Ongs.
Em Montes Claros, no dia 27 de março, realizou-se na escola estadual Antônio Figueira, a primeira Ação Global. Segundo a diretora da escola, Maria Selma da Silva Santos, essa atividade foi uma iniciativa dela e dos professores, em comemoração aos 42 anos de existência do colégio em educar cidadãos para o exercício pleno da cidadania com muito amor.
- Para a realização desse evento, a escola mobilizou toda a comunidade montes-clarence, com o objetivo de proporcionar a interatividade entre escola e família oferecendo diversos serviços – explica.
A abertura do evento contou com a apresentação da banda do batalhão, sobre a direção do capitão Jomar. Após a apresentação da banda, a polícia militar iniciou a apresentação dos cães treinados do canil do 10º batalhão da polícia com a coordenação do sargento Wandaick.
Ainda foi feita uma homenagem à ex-professora da escola, Terezinha Campos e ainda várias paródias dos alunos da 8ª série sob a coordenação da professora Maria Aparecida Porto.

AÇÕES

Durante a Ação Global, a população teve a seu dispor serviços como, por exemplo, a aferição de pressão, a emissão de CPF, cortes de cabelos gratuitos, consertos de eletrodomésticos, conscientização sobre doação de sangue, assistência odontológica com evidenciação de placas e aplicação de




flúor pela dentista Suziane Pessoa e equipe e oficinas de arte do origami, com coordenação da professora de origami, Michiko Shbuya.
Para o pedreiro Antônio Pereira da Conceição, atitudes como essa serve para aproximar a escola e as famílias.
- Soube desse evento através de meu filho que estuda aqui na escola, e acho interessante, pois atitudes como essa que proporciona serviço gratuito a comunidade e que serve de ligação para proporcionar uma relação de amizade, interação entre os alunos, a família desses alunos e a escola – explica ele.
A professora Michiko Shbuya, acha importante que as escolas possam ter atividades itinerantes, pois auxilia nas capacidades cognitivas dos alunos.
- Com as aulas de origami, os alunos trabalham muito com a cabeça, o raciocínio e as habilidades. É uma arte que desenvolve a inteligência e proporciona aos alunos uma paz, uma tranqüilidade – afirma ela.
Buscar uma educação de qualidade tem sido o objetivo do corpo docente da escola conforme revela a diretora.
- Entendemos que só teremos bons resultados se efetuarmos a parceria escola e família, pois essa tem uma parcela significativa no sucesso escolar dos alunos. O evento ação global objetivou trazer a família para a escola, para participar das atividades sociais juntamente com os alunos, o evento com certeza superou nossas expectativas – finaliza Maria Selma. ( P.M)

Marquinhos, o colecionador de títulos

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth HalleyRepórter
O carateca Marquinhos, Funorte/Motosmar, mais uma vez brilhou e mostrou seu talento conquistando o título do Festival Olímpico, em Belo Horizonte, na categoria 65 a 75 quilos, no ginásio do UNI-BH, no último domingo, dia 22.
(foto: XU MEDEIROS)Marquinhos é campeão mais uma vez. Ao lado os outroscaratecas que trouxeram medalhas no Festival Olímpico.
O atleta montes-clarense coleciona mais um título para sua imensa galeria de troféus. Marquinhos, atleta da seleção brasileira de karatê, não soube precisar o número de medalhas e troféus que possui. Desde 1983, Marquinhos pratica o karatê e ao longo dos anos conquistou inúmeros títulos os mais importantes estão: Tetracampeão pan-anamericano, hexacampeonato sul-americano, decampeão brasileiro, 14 vezes campeão mineiro, nove vezes campeão interestadual, Tricampeão da Copa Brasil, campeão da copa Internacional, 4° colocado no Mundial, várias vezes campeão norte mineiro, entre outros.
Após mais uma conquista o carateca se prepara para o campeonato mineiro que será realizado em Uberlândia, de 01 a 03 de maio. A competição garante vaga para a seleção mineira que disputa o brasileiro ainda em data e local a serem definidos.
MAIS MEDALHAS
Além de Marquinhos, mais quatro atletas montes-clarenses trouxeram medalhas no Festival Olímpico. Larissa Carolayne, atual campeã brasileira, conquistou o título na categoria mirim 11 anos. Outro campeã foi Amanda Stthefanie, na categoria juvenil. Tiago Santos foi o vencedor na categoria juvenil masculino e Bruna Lívia ficou com o vice-campeonato na categoria infanto-juvenil.
O montes-clarense Roberto Ronaldo foi um dos árbitros do torneio.


EVERALDO E DITINHO GARANTEM IMPATE FORA DE CASA PARA O FUNORTE

FOTOS ECI/XU MEDEIROS

Em partida realizada na noite de quinta-feira (26/03), o Cachorrão enfrentou a equipe do Funorte no estádio José Flávio, em Itaúna. O Esporte Itaúna tentou, mas não conseguiu uma vitória e ficou em mais um empate. Logo no início do primeiro tempo, aos três minutos, a equipe itaunense desperdiçou a cobrança de um pênalt defendida pelo goleiro Everaldo. Mas ainda no primeiro tempo buscou recuperação.

Roberto Luiz aos 7 minutos do 1º tempo marcou para o Itaúna. O time teve diversas oportunidades para fazer mais gols, mas não conseguiu. Já no final do jogo, aos 42 minutos do segundo tempo o pior aconteceu. Ditinho, empatou a partida, para a tristeza e revolta dos torcedores do Esporte Itaúna.

A partida foi apitada por Antônio Alves Costa Júnior, auxiliado por Marco Antônio da Silva, Adenílson Alves Teixeira e Roberto Antônio de Morais (Liga Local). O público foi 539 pagantes e a renda de R$4.253,00.

Esse é o 8º empate do Cachorrão em 13 jogos. A equipe ainda tem três vitórias e duas derrotas. O próximo jogo do Itaúna é contra o Poços de Caldas, no José Flávio, dia 29/03, às 10h30 da manhã.

Comissão técnica e jogadores esperam que a equipe não empate novamente, porque assim ficará em difícil situação no Módulo II.Colaboração do ECI

PREFEITO APRESENTOU SUA SECRETÁRIA PARA A IMPRENSA

FOTOS XU MEDEIROS
Janaína Gonçalves Repórter
Em entrevista coletiva concedida em seu gabinete na tarde de ontem, quinta-feira, o prefeito Tadeu Leite finalmente apresentou a secretária municipal de Educação, Marileia de Souza, que ocupava o cargo de chefe do departamento de Letras e Comunicação da Unimontes - Universidade Estadual de Montes Claros e de coordenadora de ensino da Faculdade Santo Agostinho. Clima de alegria e descontração marca entrevistade Marileia de Souza e Tadeu Leite.
Para o prefeito, a secretária vem para somar com as adjuntas Fátima Pereira e Marta Aurora, que estão atuando desde o início da administração, à espera da indicação da titular, após a fulminante renúncia da educadora Marina Queiroz.
Na coletiva, Tadeu discorreu sobre outros assuntos.
BIODIESEL
Falou sobre a inauguração da usina da Petrobras em Montes Claros, que acontecerá no dia 6 de abril, com a presença do presidente da República Luís Inácio Lula da Silva, do governador Aécio Neves e outras autoridades.
- Estamos organizando a cidade para receber da melhor maneira o presidente Lula. Para isso, contamos com o apoio do DER - Departamento estadual de estradas de rodagem. Esta será uma oportunidade para agradecer o investimento feito pelo governo no município.
UNIVERSIDADE FEDERAL
O prefeito disse que o presidente da República deverá aproveitar a inauguração da usina para anunciar outros projetos, inclusive a criação da Universidade Federal de Montes Claros.
REUNIÃO DA SUDENE
A comitiva presente na inauguração será convidada a participar do fórum de discussões da Sudene, que durante anos esteve inativa, bem como da reunião do Conselho deliberativo.
CENTRO DE CONVENÇÕES
Anunciou providências visando à construção do Centro de convenções:
- Estamos com verbas do ministério do Turismo, e iremos homenagear o centro com o nome de Casa de Darcy Ribeiro.
MCTRANS
Em viagem a Curitiba, nos próximos dias, o prefeito deverá pedir orientação para o funcionamento da Mctrans, órgão que substituirá a Transmontes e cujo projeto de lei já se encontra na câmara municipal.
OBRAS
Tadeu Leite diz que a prefeitura retoma as obras de pavimentação, drenagem e construção de casas populares como primeiras ações concretas de seu governo, prestes a completar cem dias.






quinta-feira, 26 de março de 2009

AMAMS E AMM VÃO COBRAR DE LULA PRAZO NOS DESCONTO DO FPM

ARTUR JÚNIOR
Colaboração para o blog
As quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que neste ano, em alguns casos chegaram a 40%, tem preocupado os prefeitos do Norte de Minas. Para evitar que novas quedas ocorram ao longo do ano, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sude (AMAMS), Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, esteve reunido na tarde dessa quarta-feira, com o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Celso Cotta, e acertou que no próximo dia 6, durante estada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião dos governadores do Nordeste, será entregue uma reivindicação da classe para que seja assegurado o repasse de maiores valores do FPM neste ano.
“Os prefeitos estão preocupados e mobilizados para cobrar do governo federal alternativas que possam melhorar o repasse e não tirar como vem ocorrendo. As quedas no Fundo estão nos obrigado a realizar somente os serviços básicos, outras obras no momento estão paralisada por falta de recursos”, comentou o presidente da AMAMS.
Ele informou ainda que as prefeituras com índice 0.6, com até 10 mil habitantes, estão recebendo atualmente menos de R$ 200 mil, sendo que o certo era de que recebesse R$ 350 mil. “Para complicar a nossa situação, de um total de 100%, os municípios ficam com 5% dos recursos do FPM, enquanto a maior parte, ou seja, 75%, ficam nos cofres federal e 20% nos estaduais.
O presidente da AMM, Celso Cotta, salientou a importância da união regional neste momento de crise econômica entre todas as associações. “Precisamos acabar com essa agonia que parece não ter mais fim. Só com o fortalecimento do municipalismo é que conseguiremos nos fazer ser ouvidos. Não podemos ficar à mercê do FPM com os constantes resgates sendo feitos pelo governo”.
O presidente que foi eleito para comandar a AMM no biênio 2009/2010, José Milton Carvalho, prefeito de Conselheiro Lafaiete, se comprometeu em continuar lutando para manter a classe unida e defendeu o diálogo com os governos estadual e federal. “Precisamos avançar mais em busca de melhoria, não com briga mas com diálogo. No próximo dia 6, em Montes Claros, quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará presente, aproveitaremos para mostrar a nossa força e cobrar um tratamento diferenciado com o municípios, principalmente os pequenos, que neste momento estão sendo os mais penalizados. Por isso, neste momento é importante que população de mineira entenda que não depende do prefeito a não realização de algumas obras. Não podemos ser penalizados pelo que não podemos fazer, pois não existem recursos”.

TEATRO UNIVERSITÁRIO ABRE 125 VAGAS

FOTOS DIVULGAÇÃO
Até a próxima terça-feira (31), a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) receberá inscrições para os cursos e oficinas do projeto Teatro Universitário, que serão oferecidas gratuitamente à comunidade em geral. Estão disponíveis 125 vagas, atendendo, também, ao “Ciclo de Leituras Dinâmicas Dramáticas”. As atividades são coordenadas pelo departamento de Artes, vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH).

As inscrições devem ser efetuadas junto ao departamento de Artes, no prédio 2 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro. As atividades serão iniciadas no dia 6 de abril. Além da área de interpretação, uma novidade do Teatro Universitário neste ano será a oficina de Iniciação Teatral, dedicada a crianças e adolescentes. Para cada turma serão disponibilizadas 20 vagas.

MOSTRA - Conforme os coordenadores, não haverá pré-requisitos para os interessados nas oficinas de teatro, com exceção do Grupo Avançado de Práticas Teatrais (10 vagas), que exigirá currículo para avaliação visando a montagem do espetáculo “A Casa de Bernarda Alba”. A peça será apresentada na Mostra de Teatro de Montes Claros, no segundo semestre. Além da avaliação curricular, os candidatos serão submetidos à entrevista e a um teste de experiência cênica, na próxima quinta-feira (2 de abril).

Também estão sendo recebidas inscrições para o grupo de dança popular “Caxambu na Roda” (20 vagas); grupo de experimentação em “Dança Contemporânea e Práticas Corporais” (20); e grupo “Catrumano” (15 vagas). No ciclo de leituras dramáticas serão preenchidas 20 vagas, com atenção para os textos de Nelson Rodrigues. Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone (0xx38) 3229-8241.Da Ascom

EX - GOLEIRO DO ATENEU E SELEÇÃO BRASILEIRA FAZ UM DESABAFO

FOTOS DIVULGAÇÃO
Samuel Nunes Repórter
Na série de matérias sobre a relevância de se construir um estádio de futebol anexo a uma Vila Olímpica, O NORTE volta à história 30 anos e entrevista o 2° jogador montes-clarense a vestir a camisa da seleção brasileira de futebol. Trata-se de Ricardo Martinelli, goleiro do Ateneu em 1978 e que foi convocado para a seleção brasileira, tendo passagem também por alguns clubes do país como o Atlético Mineiro.
(foto: ARQUIVO)Na época em que passou pela seleçãobrasileira de juniores, em 1981.
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .
- Martinelli, você mora no Estados Unidos. Conte um pouco da sua vida aí na America, e a sua trajetória como jogador de futebol.
- Estou aqui nos estados Unidos desde 1990. Moro em Boston e trabalho nos Correios americano. Sobre o futebol fui campeão pelo Ateneu em 1978 e logo fui para o Atlético Mineiro onde ganhei uma taça cidade São Paulo e quatro campeonatos mineiros de juniores. Tive cinco convocações para a seleção brasileira de juniores.
Também tive passagens por outras equipes, como por exemplo, Guarani de Divinópolis, Rio Branco de Andradas, Vitória da Bahia, Atlético paranaense, XV de Jau time do interior do estado de São Paulo e também no futebol do estado do Maranhão.
- Mesmo morando fora do país há muitos anos, sua opinião é de extrema importância quanto à construção de um estádio de futebol e uma Vila Olímpica.
- A construção do Mocão e de fundamental importância para o futebol de Montes claros. Penso que já esta na hora de Montes claros ter um time na primeira divisão do campeonato mineiro.
Acredito que todos podem sair ganhando se este estádio for construído. Com relação à Vila Olímpica, penso semelhantemente, pois seria primordial para a formação de atletas.
Moro em Boston, onde o índice de violência é baixo. Isto se deve muito ao investimento que é feito no esporte nos Estados Unidos.
- Qual deveria ser o procedimento adotado para que tanto o estádio de futebol quanto a Vila Olímpica saiam de fato do papel e o sonho de inúmeros montes-clarenses torne- se uma realidade?
É precisou ter apoio financeiro, e acredito que as grandes empresas daí podem patrocinar estes dois investimentos. Por aqui, firmas que patrocinam as modalidades esportivas estão sempre ligadas aos clubes, e com isso, tem a sua imagem divulgada.
Por fim gostaria de ver Montes Claros aparecer no futebol brasileiro, e acredito que após a construção de um bom estádio de futebol e de uma Vila Olímpica isso será possível. De Boston, Estados Unidos, um abraço a todos os amigos de Montes Claros. Até mais!

PROMESSAS DO FUNORTE MOSTRA PESONALIDADE

FOTOS XU MEDEIROS

Heberth Halley
Repórte

De olho em mais uma vitória e na possibilidade de encostar nos líderes, o Funorte enfrenta hoje o Itaúna, fora de casa, às 20h30, no estádio municipal Zé Flávio. Será a estreia do técnico do Formigão, Vantuir Galdino, no comando da equipe. O experiente treinador deverá manter a mesma base da equipe que enfrentou o Ipatinga, no último domingo.
- É bem provável que irei manter o mesmo time, com exceção dos machucados. Como vou mexer na equipe que fez uma brilhante partida contra o Ipatinga? – indagou Vantuir Galdino, que comandou um coletivo na noite da última segunda-feira, no estádio José Maria Melo.
Sobre o camisa 10 da equipe, o homem de criação, como ele mesmo gosta de frisar, entende que Rômulo, só depende dele mesmo, para manter a vaga de titular.
- Todo time precisa de um homem de criação, e sem dúvida é importante no esquema de qualquer equipe – diz o treinador do Formigão.
O volante Andrezinho, que teve uma boa atuação contra o Ipatinga, disse ser preciso manter a mesma atitude que tiveram contra o Ipatinga. O volante comentou também que a chegada do treinador Vantuir Galdino deu mais motivação à equipe.
Para o jogo contra o Itaúna, o treinador Vantuir Galdino não contará com o atacante Rogélio Ávila, que novamente voltou a sentir dores na coxa direita, além do zagueiro Bráulio, que não se recuperou da contusão sofrida no jogo de ida contra o Ipatinga, e do meia Leandro,expulso, além do lateral Fabricinho, que senti dores no pé.
O provável time para enfrentar o Itaúna é: Everaldo, Gláucio, Odair, Erick e Vitor, Diego Paulista, Andrezinho, Wemerson e Rômulo, Ditinho e Ualisson Picachu (Mazinho).

quarta-feira, 25 de março de 2009

Projeto acabando com a Transmontes já está na Câmara

FOTO XU MEDEIROS
O prefeito Luiz Tadeu Leite (PMDB) já enviou à Câmara Municipal o Projeto de Lei 004, de 16 de março, acabando com a Transmontes -Empresa Municipal de Transportes e Trânsito de Montes Claros e instituindo em seu lugar a MCTrans - Empresa Municipal de Planejamento, Gestão e Educação em Trânsito e Transporte de Montes Claros. Acabar com a ‘Transmultas’ – como a Transmontes foi apelidada pela população na administração anterior – foi uma promessa de campanha do chefe do Executivo, como forma de por fim à indústria de multas instituída no município.
A nova empresa municipal estará apta a operar tão logo o projeto de lei seja aprovado pela Câmara Municipal, o que deve acontecer brevemente, tendo em vista a relevância da matéria para a população montes-clarense. São suas atribuições: planejar, supervisionar, organizar, dirigir, coordenar, executar e acompanhar as atividades de disciplina e normatização do trânsito e transportes no município, afetas à administração pública municipal.
Sebastião Vieira, procurador-geral do município, explicou que por orientação do prefeito Luiz Tadeu Leite, a MCTrans nasce com a missão de planejar e gerir tendo sempre em vista a educação. “Planejamento e gestão não podem estar dissociados da educação para o trânsito. Daí porque a empresa, fundamentalmente, planejará e executará projetos e programas de educação e prevenção, com vistas a humanizar o trânsito de Montes Claros.”
O procurador-geral esclareceu que a principal mudança da MCTrans em relação à Transmontes é de mentalidade e foco. A nova empresa municipal trabalhará com educação, só utilizando os recursos punitivos, como a multa, em último caso. Dentro da nova orientação, a temática do trânsito deverá ser levada às escolas públicas e privadas, considerando a melhor formação do futuro motorista e a sua conscientização para o fato de que o automóvel é apenas mais um item no complexo viário, estando seu condutor sujeito ao respeito, à disciplina e ao cumprimento das leis reguladoras do trânsito.
Vieira fez questão de destacar que a extinção da Transmontes não significa que a administração abre mão da multa. Apenas a utilizará como item punitivo em última instância. Segundo ele, a finalidade da nova empresa municipal não é gerar recursos através da autuação, mas de oferecer respostas no que diz respeito à humanização e disciplina eficientes, sem o que o trânsito de Montes Claros ficará cada vez mais conturbado e perigoso.
>





EXPERIÊNCIA E JUVENTUDE VAI SER ARMA DO FUNORTE NO SEGUNDO TURNO DO MINEIRO

FOTOS XU MEDEIROS

Heberth Halley
Repórter

O novo treinador do Funorte, Vanturi Galdino, disse em entrevista a O NORTE que gosta muito da mescla de juventude e experiência que foi adotada no último jogo contra o Ipatinga e que esta forma agrada muito a ele.
- O experiente é aquele que já fez, o novo é aquele que está por fazer. A mescla é muito boa. Agora temos que pegar jogadores experientes com uma índole boa, como tem aqui. Jogadores que querem trabalhar, que querem produzir, que querem fazer com que o time vença e que não esteja aqui só para tapar o buraco. Estes experientes que estão aqui no Funorte estão produzindo. Com certeza os mais novos com acompanhamento vão produzir. O mais jovem olha e vê como espelho o mais experiente. Gosto muito de trabalhar desta forma. Existe um ditado que é a realidade: A juventude ganha jogo, o experiente conquista campeonato – afirma.
Na última terça-feira, pela manhã, o treinador comandou um treino de finalização e salientou que é preciso se aperfeiçoar o ano todo. E que mesmo com a fórmula de disputa com poucos dias para treinamento o time precisa fazer treinos de finalização.
- Treinamento de futebol de esporte competitivo é repetição. E é isso que a gente tenta fazer. Infelizmente, eu não tenho este tempo que gostaria de ter para treinamentos, até mesmo por causa das viagens longas. Sem tempo fica difícil esses treinamentos – salientou o treinador que já assistiu alguns jogos do Funorte para observar os outros jogadores que não tem conhecimento.
Ressaltou ainda que cada jogo é diferente e, vai estudar com calma o posicionamento do time, saber como se comporta cada jogador para adotar o estilo do seu esquema.
- Estou ainda no sentido de avaliação. Conversei muito com o Maurélio, que dirigiu a equipe contra o Ipatinga, buscando informações para que eu possa escalar uma equipe competitiva para os próximos jogos – disse Vantuir Galdino, que ainda não definiu a equipe para a partida contra o Itaúna, mas deixou claro que todos as atletas que atuaram na partida contra o Ipatinga, com exceção dos contundidos vão jogar. O treinador gostou tanto da partida contra o Ipatinga que chegou a afirmar que se os jogadores fizessem 75% do que foi feito na partida de domingo que estava bom demais.
- Jogaram muito bem. Foi uma surpresa agradável. Já que os comentários antes de vir pra cá era de que o Funorte não estava jogando bem em casa. O time comportou muito bem e se mantiver esse mesmo futebol vai dar trabalho no segundo turno – disse o técnico.

terça-feira, 24 de março de 2009

Inscrições para encontro do PAES/ Unimontes podem ser feitas até esta quarta -feira

DIVULGAÇÃO
Podem ser feitas até esta quarta-feira (25), as inscrições para o XI Encontro do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior – PAES -. Organizado pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por intermédio da Comissão Técnica de Concursos (Cotec), o encontro será realizado no próximo sábado (28), no Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro, com a participação de diretores, supervisores e professores que atuam nas escolas públicas e particulares de ensino médio.

O evento tem como objetivo analisar a última edição do PAES (novembro/2008), no que se refere ao conteúdo das provas objetivas e discursivas, assim como a metodologia do programa. Também serão apresentadas as obras literárias indicadas para cada etapa do programa de avaliação seriada.

Seguindo o modelo das edições anteriores, serão recebidas e debatidas sugestões dos representantes das escolas de ensino médio para a melhoria do sistema de avaliação seriada utilizado pela Unimontes.

Os interessados em participar do XI Encontro do PAES devem se inscrever no portal eletrônico http://www.cotec.unimontes.br/. Outras informações podem ser obtidas através do telefone (38) 3229-8080.

A Unimontes foi uma das primeiras instituições públicas de ensino superior do país a adotar o sistema de avaliação seriada para ingresso em seus cursos de graduação. Através do PAES, são preenchidas 40% de vagas adicionais, oferecidas anualmente nos 51 cursos de graduação. As provas do próximo processo seletivo seriado estão previstas para o dia 29 de novembro deste ano.

Nova diretoria da Coopagro será decidida neste mês

FOTOS XU MEDEIROS
Janaina Gonçalves
Repórte
A Cooperativa Agropecuária de Montes Claros iniciou o ano na expectativa de reverter a crise que gira em R$ 30 milhões. Pensando neste indicativo de melhorias, mudanças e nova gestão, será realizada na Usina de Leite, no próximo dia 30 de abril, a partir das 13h, a assembleia para prestação de contas e eleição da nova diretoria.
Desde de janeiro,a atual diretoria da empresa tem se mobilizado e encarado a situação na certeza de transformações. Já que na tentativa de mostrar-se como uma alternativa superior, a Coopagro vive problemas relativos à profissionalização e necessita garantir um bom desempenho econômico por estratégias diferenciadoras e uma gestão mais eficaz de seus negócios, atuando com vantagem competitiva nos mercados.
Na última reunião realizada em 27 de fevereiro, na Usina de Leite, os cooperados discutiram sobre o indicativo de revitalização. Até o momento, a discussão da crise financeira se alastra pelo setor interno e externo da empresa, onde são discutidas as ações para viabilizar os custos e as dívidas.
A tensão gira em torno dos 114 cooperados que terão que tirar do bolso, ou realizar empréstimos para amenizar a dívida da instituição. De acordo com o presidente Lúcio Amaral, cerca de 3,5 mil associados da Coopagro devem se unir para que a cooperativa continue a prosperar. Entre os 30 cooperados que marcaram presença na última reunião, a direção da Coopagro confia na proposta de revitalizar e não terceirizar. Eles acreditam na ressurreição da cooperativa, já que suas operações têm exigido a busca de fontes de capital para financiar as necessidades líquidas de capital de giro dos seus negócios.

Pecuaristas discutem para receber pela venda de gado ao frigorífico

FOTOS DIVULGAÇÃO
Janaina GonçalvesRepórter

Os pecuaristas do Norte de Minas que venderam gado para o Frigorífico Independência, localizado em Janaúba e ainda não receberam o pagamento, devem procurar o Sindicato Rural de Montes Claros e até mesmo de outras cidades do Norte de Minas, para se habilitarem na ação judicial que será impetrada. Desde o dia 20 de fevereiro que o frigorífico parou de abater animais, depois de não conseguir honrar os seus compromissos com os criadores de gado. Os primeiros levantamentos apontam uma dívida de R$ 20 milhões junto a vários pecuaristas. Os credores receberam as notas de produtor rural fornecidas pelo frigorífico e trocou em agências bancárias e como não receberam, ficaram sem condições de quitar o débito.
O presidente do Sindicato Rural de Montes Claros, Ricardo Quadros Laughton, explica que os pecuaristas são orientados pela assessoria jurídica da Faemg - Federação da Agricultura do Estado, que dará o respaldo jurídico para as medidas a serem adotadas. -Como são criadores de vários municípios, a Faemg deixou a cargo de cada sindicato, receber a documentação de cada criador, para ser estudada a ação judicial e assim o habilitá-lo, salienta.
DOCUMENTAÇÃO
O Sindicato Rural de Montes Claros abriu espaço para receber a documentação dos criadores, que deverão comparecer munidos das cópias das notas fiscais e notas promissórias. As cópias deverão ser entregues no Sindicato com máxima urgência, pois o processo necessita de agilidade.
O presidente ressalta ainda que tem feito constantes contatos com autoridades ligadas ao assunto, no sentido de procurar informações mais precisas a respeito da possível reabertura do frigorífico. Na quinta-feira (19), ele manteve contato com o secretário estadual de Agricultura, Gilman Viana, solicitando empenho do governo do Estado, inclusive sugerindo a participação do BDMG - Banco de Desenvolvimento de Minas. Por sinal, na sexta-feira (20), durante a visita do presidente do BDMG, novas conversações foram mantidas.
Na audiência pública realizada em Janaúba, pela Comissão de Assuntos Regionais, as lideranças rurais fizeram a proposta do BDMG liberar uma linha de crédito de R$ 20 milhões, com taxas reduzidas, para o criador de gado que vendeu para o frigorífico, fazer um empréstimo com base na nota de produtor rural que recebeu e com isto, quitar a dívida no banco particular. - Outra reivindicação é que o Estado reduza a pauta do bovino no Norte de Minas, como forma de permitir que o gado seja vendido para outros Estados, como do Nordeste e mesmo São Paulo, pois com o fechamento do frigorífico em Janaúba, haverá muito gado represado e gerando muitos prejuízos - finaliza.

ATLÉTICO E CRUZEIRO TÊM TODO DIREITO DE RECLAMAR DIZ ALÍCIO PENA JÚNIOR !

FOTO XU MEDEIROS

Christiano jilvan Repórte

Alvo de críticas de Atlético e Cruzeiro, principalmente depois do primeiro confronto oficial do ano, em 15 de fevereiro, Alício Pena Júnior apitou a vitória do Funorte sobre o Democrata/SL, por dois a um, quatro dias antes do clássico e, ontem, voltou a Montes Claros para a arbitragem de Funorte 4x0 Ipatinga.Pelo menos aqui, nesse domingo, não teve qualquer interferência no resultado ou mesmo ignorou ou inverteu qualquer lance.Mas ao contrário do que tem feito na Capital, falou com a imprensa montes-clarense antes, durante e depois do jogo, mesmo sendo hostilizado por parte da torcida presente ao José Maria Melo.Sobre as críticas de Kalil e Perrella entende que, “se eles se sentem prejudicados, têm todo o direito de reclamar; os problemas são os termos utilizados”. Contra isso, garante ter todo o suporte jurídico para reagir diante dos dirigentes, em especial o atleticano.Sobre seu tempo de carreira, disse que apita desde 96, sendo os três primeiros anos em competições amadoras. Assim sendo, a partir de 1999, entrou no quadro da FMF, depois CBF até chegar à Fifa. Estranha que, não é possível que, somente agora, seja parte ruim da história. Façam suas análises...

segunda-feira, 23 de março de 2009

O DÉCIMO SEGUNDO JOGADOR: A TORCIDA

FOTOS ADRIANA QUEIROZ

Por Drikka Queiroz
Vicky Louise foi ao estádio José Maria Melo torcer para o Funorte. Na foto com o deputado Ruy Muniz que faz questão de acompanhar o Funorte junto com os torcedores.

Nota dez para a torcida tricolor que compareceu ao estádio José Maria Melo e incentivou o Funorte, fazendo o papel de 12º jogador em campo.

Só alegria com a vitória do Funorte.

4 x 0
Acompanhamos o jogo do Funorte & Ipatinga, no último domingo, temperatura agradável, estádio cheinho de gente, torcedores empurrando o time para frente.
Foi uma grande vitória, um grande dia.
Parabéns ao Funorte pelos belíssimos quatro gols!

OLHO NO LANCE COM XU MEDEIROS

FOTOS RUBENS SANTANA
Heberth Halley Repórte

Foto: Início do lance com Xu Medeiros
Jogada começa com Xu Medeiros

Um fato curioso aconteceu na goleada do Funorte. Quando a partida estava 3 x 0 para o Formigão, o fotógrafo de O NORTE, Xú Medeiros, que estava atrás do gol do Ipatinga, dá uma de gandula e chuta a bola rápido para Felipe cobrar o escanteio. O atacante Ditinho que estava próximo do lance diz: - Pra que isso, não precisava correria. Xu Medeiros profetiza e diz: - Vai ser o lance do quarto gol. O árbitro Alício Pena Júnior estava próximo do lance e escuta toda a conversa. Felipe faz linda jogada e cruza para Rômulo marcar o quarto gol. No fim do jogo o árbitro vira para Ditinho e diz: Abraça ele que o passe foi dele. Apotando o dedo para o fotógrafo Xú Medeiros.

TIME E TORCIDA BATENDO UM SÓ CORAÇÃO FUNORTE 4 X 0 IPATINGA

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth Halley
Repórter

Numa tarde inspirada o Funorte goleou o líder Ipatinga por 4 x 0 gols de Ditinho (2), Diego Paulista e Rômulo, no último domingo, pela primeira rodada do returno do campeonato mineiro do módulo II. O time do Formigão que fez, sem dúvida, a melhor partida desde a sua fundação em 2007, quebrou a sequência de seis vitórias do Tigre do Vale do Aço e assumiu a quarta colocação com 18 pontos. - O time do Funorte jogou bem desde o início e não deixou o Ipatinga jogar. Eles (Funorte) mereceram a vitória – disse o treinador do Ipatinga, Marcelo Oliveira.
Sob o comando do auxiliar técnico Maurélio Miranda, o time montes-clarense fez uma brilhante a apresentação. Impôs o ritmo desde o início e logo aos 9 minutos Wemerson bate falta pela esquerda e Ditinho, aniversariante da última sexta-feira, desvia de cabeça abrindo o marcador. O Ipatinga pouco chegava ao ataque. O Funorte continuava impondo o ritmo e estava muito bem na partida. O Atacante Rogelio Ávila, que voltava aos gramados depois de 15 dias, teve duas grandes chances e desperdiçou. Minutos depois sente a mesma contusão e sai do jogo para a entrada de Leandro. Só dava Funorte e aos 32 minutos, Ditinho recebe sozinho e chuta no canto para ampliar o placar.Na segunda etapa, o Funorte manteve o mesmo ritmo. A defesa do Formigão estava muito bem postada e pouco deixava o Tigre criar. Aos 39 minutos, Diego Paulista, um dos destaques da partida, faz linda jogada, dribla três adversários e marca um golaço.
A torcida do Formigão era só alegria. O grito de olé ecoava por todo estádio. E para fechar a festa, após cobrança de escanteio, a bola sobra para Felipe, que na linha de fundo dribla um adversário e cruza para Rômulo marcar o quarto para o Funorte e selar a histórica goleada.O público foi de 1516 pagantes com renda de R$ 8.240.
RESULTADOS
América de Teófilo Otoni 1 x 0 Democrata, Poços de Caldas 1 x 0 Araxá, Valério 2 x 0 URT, Formiga 2 x 2 Caldense, Ideal de Ipatinga 1 x 0 Itaúna.

PROJETO NATAÇÃO SOCIAL SERÁ IMPLANTADO EM MONTES CLAROS

FOTOS HEBERTH HALLEY/XU MEDEIROS
Heberth Halley Repórte
O ministro das comunicações Hélio Costa anunciou na tarde da última sexta-feira, em Montes Claros, o convênio entre a prefeitura municipal de Montes Claros e os Correios para a implantação do Projeto Natação Social. O projeto será desenvolvido no MCTC – Montes Claros Tênis Clube e irá atender 500 crianças e jovens de Montes Claros.Os recursos federais oriundos dos Correios, patrocinador há 18 anos da CBEA - Confederação Brasileira de Esportes Aquáticos, serão de R$ 500 mil, sendo R$ 41,600 por mês durante 12 meses. O presidente da Confederação brasileira de esportes aquáticos, Guaraci Nunes Filho, que esteve também em Montes Claros e visitou as estruturas da Praça de Esportes, disse que com a implantação do projeto a cidade de Montes Claros será uma referência na natação no estado e no Brasil.- Este projeto em que a confederação brasileira de esportes aquáticos juntamente com os Correios, lança uma semente da natação junto a juventude carente de Montes Claros - explica Guaraci Nunes, que complementa ainda que Montes Claros daqui a três anos vai colaborar com atletas para a seleção brasileira de natação e que será referência para todo o estado e o país. - Eu não tenho dúvida de quando surge um projeto deste, a vontade que a gente sente da garotada de Montes Claros e dos dirigentes, mostra que o projeto terá êxito. Não tenho dúvida, que isso vai ocorrer e será muito bom para a cidade – afirma o presidente da CBEA, que explicou o convênio feito com os Correios.- Temos que investir uma verba de R$ 500 mil dentro do contrato do CBEA com os Correios, que vai beneficiar 500 crianças durante um ano, de junho de 2009 a maio de 2010. Vamos dar todo material necessário para o projeto, providenciar o lanche para cada atleta, que terão toda a assistência com professores qualificados, além de fazer com que a juventude entenda de que os Correios e a confederação estão juntos com eles para formarmos futuros campeões de natação – salienta.Para o secretário de Juventude, Esporte e Lazer, Sebastião Pimenta, é um projeto importante para a cidade e que dará a oportunidade para desenvolver a natação, que é tão carente em Montes Claros, além de tirar as crianças da rua para a prática da atividade esportiva. O projeto da Natação Social começou em Poços de Caldas e em seguida foi implantado em Barbacena. Montes Claros é a terceira cidade a implantar o projeto. O atleta olímpico Tiago Pereira padrinho do programa, virá a Montes Claros no dia 03 de julho, aniversário de Montes Claros, onde será assinado oficialmente o convênio.

ZÉ MARIO É O NOVO PREFEITO DO BREJO DAS ALMAS

FOTOS REGINAURO SILVA
FRANCISCO SÁ - A justiça eleitoral acaba de divulgar o resultado oficial da eleição para prefeito realizada hoje neste município. José Mário Pena ,foi eleito com 52.80% dos votos (7.300), contra 47.20% (6.525) de Denilson Silveira, o Denilsão. Houve 228 votos em branco e 824 nulos. A abstenção foi de 11,22%, tendo comparecido 14.927 eleitores, do total de 16.625. O município tem aproximadamente 28 mil habitantes.A vantagem em favor de Zé Mário foi de 775 votos, abaixo da diferença de 960 votos da eleição realizada em outubro do ano passado, quando Antônio Dias venceu Ronaldo Ramon, só que a eleição foi anulada, devido à impugnação dos dois candidatos. Zé Mário era o candidato a vice de Dias e, apoiado por este, se candidatou a prefeito e novamente venceu o grupo de Ronaldo, que tinha Denilsão como candidato.Desde o anúncio oficial, por volta das 20h, correligionários do grupo vitorioso promove passeata e carreata pela cidade, concentrando-se em frente ao escritório do advogado Zé Mário, na Praça Mariquinha Silveira, na Alameda Montes Claros e na Avenida Presidente Vargas, principalmente nos arredores da prefeitura. Fonte Aprovícia

Ministro Hélio Costa anuncia que Montes Claros estará na era da TV digital em 2010

FOTOS XU MEDEIROS
Samuel NunesRepórter
O ministro das Comunicações Hélio Costa esteve durante o dia de ontem, 20, para entrega oficial dos Kits dos Telecentros Comunitários. Em coletiva à imprensa o ministro revelou que oficializou a assinatura do convênio para a extensão deste programa na cidade, onde 10 bairros serão diretamente beneficiados. Hélio Costa sobe as escadarias da prefeituraacompanhado de Tadeu Leite e assessores.
Hélio Costa afirmou que este é um primeiro passo para que todas as escolas da rede pública e municipal tenham internet banda larga de forma gratuita. Salienta ainda que no mês de junho volta à cidade para a assinatura de convênio, que é uma parceria entre o município e a confederação brasileira de esportes aquáticos, onde cerca de 500 crianças serão beneficiadas mediante a prática desta modalidade esportiva.
ELEIÇÕES
Sobre uma possível dobradinha entre ele e o deputado federal Virgilio Guimarães para o governo de Minas, nas eleições do próximo ano, o ministro Hélio Costa frisa que o PMDB é um partido aliado ao governo do presidente Lula, tendo inclusive seis ministérios, sendo portando, possível esta aliança.
- Só lanço candidatura se for para um projeto voltado para os problemas e interesses do estado de Minas Gerais - diz.
Sobre a candidatura da ministra Dilma Russef, à presidência do país, Hélio Costa, enalteceu a competência, e viabilidade de recursos da ministra, tendo inclusive o apoio do presidente Luiz Inacio Lula da Silva.
TV DIGITAL
Hélio Costa falou ainda sobre a TV digital, revelou que já esteve reunido com os representantes das empresas de TV local. Lembrou que Uberlândia é a segunda cidade a receber o sinal de TV Digital, e Montes Claros deve apressar o processo no sentido de que em 2009 já comece a se preparar para esta nova tecnologia, sendo que em 2010 já possa está em operação na cidade este sistema.
Sobre as rádios comunitárias ele foi categórico ao afirmar que quem não tiver autorização é terminantemente proibido funcionar. No país já são 5 mil emissoras comunitária funcionando, número superior às FMs oficiais.
À tarde o ministro participou de reunião especial na câmara municipal oportunidade em que prestou homenagem à empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.

sexta-feira, 20 de março de 2009

Janaúba recebe tecnologia MosquiTrap para combate à dengue

FOTOS DIVULGAÇÃO

Nesta segunda-feira, 23 de março, técnicos da Vigilância Epidemiológica da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros iniciam o processo de instalação do MosquiTrap (M.I. Dengue), uma armadilha desenvolvida para capturar fêmeas do Aedes aegypti, possibilitando, assim, identificar os locais onde há maior infestação do mosquito. As armadilhas serão instaladas no município de Janaúba.
De acordo com a coordenação da Vigilância Epidemiológica regional, com as armadilhas será possível direcionar as ações para os ambientes de foco e aumentar a eficácia do combate à dengue.
O equipamento, desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Minas Gerais e a Fapemig (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais), é um sistema de monitoramento de vetores que compila em mapas e tabelas, as informações sobre os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti, principal transmissor do vírus da Dengue. Trata-se de uma tecnologia brasileira que conta com apoio nacional da Secretaria de Vigilância em Saúde e FUNASA, e internacional da UNESCO.
O sistema está presente em 15 municípios brasileiros e na cidade de Cairns, na Austrália. São mais de 8.000 armadilhas implantadas e quase 2.000.000 de pessoas vivendo nas áreas monitoradas pelo sistema. O Governo de Minas investiu R$ 3 milhões para aplicar a tecnologia MosquiTrap e a perspectiva é que até o final de março, esteja implantada em todos os municípios considerados de risco de infestação do mosquito.
Como funciona
O sistema é composto por armadilhas e softwares de coleta e gestão de informação. As armadilhas imitam um criadouro perfeito, onde as fêmeas adultas do Aedes aegypti pousam para fazer a postura dos ovos, atraídas pela umidade e pelo odor sintético de oviposição contido num liberador plástico. O número de capturas fornece as informações sobre a população flutuante do vetor.
Cada armadilha é vistoriada semanalmente por agentes de campo equipados com celulares e as informações são enviadas para uma central, onde os dados são agrupados e processados em tempo real, gerando mapas de infestação, tabelas e índices entomológicos acessíveis pela internet através da página de gestão do sistema. Esses mapas identificam automaticamente as regiões geográficas de acordo com o grau de infestação naquela dada localidade. O resultado é a informação precisa da presença e quantidade do Aedes aegypti por quadra, rua, bairro ou região de uma cidade inteira.
Vantagens
A dinâmica proposta pelo sistema permite que a secretaria de saúde do município possa combater o mosquito direto no foco economizando tempo e recursos, além de permitir que em questão de dias seja possível medir a eficácia das ações de controle e intensificação aplicadas no combate ao mosquito.
O MosquiTrap não substitui as medidas de controle e intensificação propostas pelo Programa Nacional de Controle da Dengue, mas sim, moderniza e cria novas opções para o combate, pois seus resultados são instantâneos e conseguem medir com um intervalo significativamente menor as áreas onde a presença do vetor adulto oferece risco de epidemia.

FUNORTE PROMETE REABIILITAÇÃO DIANTE DO IPATINGA EM CASA

FOTOS XU MEDEIOROS
Heberth Halley
Repórter

Com uma campanha irregular no primeiro turno, com 45,45% de aproveitamento no campeonato mineiro do módulo B e na sétima colocação, o Funorte tenta neste domingo dia 22, às 16h, no estádio José Maria Melo, a reabilitação para cima do líder Ipatinga.
Os jogadores sabem que iniciar o segundo turno com uma vitória e, principalmente em cima do Tigre do Vale do Aço daria um novo ânimo à equipe.
O lateral esquerdo Vitor, que volta ao time depois de cumprir suspensão pelo terceiro cartão amarelo, disse que é preciso vencer o Ipatinga para começar bem o segundo turno e sobretudo se reabilitar.
- Estamos numa fase ruim, sabemos disso, mas precisamos vencer o Ipatinga para dar moral a equipe. Esta vitória é essencial para almejarmos algo na frente – diz o experiente jogador Vitor.
O atacante Ditinho que também ficou de fora por opção do treinador Luis Eduardo, para poupar o ídolo da torcida do Formigão, disse que está pronto para enfrentar o Tigre do Vale do Aço e espera entrar e balançar as redes. - Agora é momento de cautela e muita atenção. Precisamos nos reabilitar e conseguir uma vitória até mesmo para tentar aproximar dos times que estão em nossa frente – salientou Ditinho.
Para o jogo de amanhã, o treinador contará também com o retorno do zagueiro e xerifão Odair, do volante Andrezinho e do atacante Rogelio Ávila. O técnico do Formigão deve adotar o esquema com três zagueiros, assim como fez em Ipatinga, mas a escalação só sai minutos antes do jogo.
JOGOS
Às 10h, América x Democrata, às 10h30, Poços de Caldas x Araxá, Às 15h, Valério x URT, Às 15h, Formiga x Caldense, Às 16h, Ideal x Itaúna

“Presença da mulher valoriza a Contabilidade na região e no Estado”, afirma reitor

FOTOS DIVULGAÇÃO


“A atuação da mulher na contabilidade valoriza ainda mais o setor, contribuindo decisivamente para a melhoria do atendimento ao mercado de trabalho, cada vez mais exigente”. A afirmação foi feita pelo reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Paulo César Gonçalves de Almeida, durante a abertura do IV Encontro da Mulher Contabilista Norte-mineira, na noite desta quarta-feira (18), no auditório do prédio 1 do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro.

O evento foi organizado pelo Grupo da Mulher Contabilista Norte-mineira, em parceria com o departamento de Ciências Contábeis, vinculado ao Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), sendo inserido nas comemorações do Dia Internacional da Mulher (8/3). Como objetivo, discutir a participação feminina no mercado de trabalho e sua importância para a profissão contábil.

O professor Paulo César de Almeida salientou que, atualmente, as mulheres superam os homens na profissão de contador. Elas correspondem a 52% dos registros profissionais no Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRC-MG). “Isso está acontece, a meu ver, porque as mulheres são mais perseverantes do que os homens. Elas acreditam mais em si próprio”, afirmou o reitor, lembrando que o sexo feminino também passa a ocupar mais espaço em outros setores profissionais.

“Devemos valorizar mais as mulheres e acabar com qualquer tipo de preconceito, em busca de uma sociedade mais justa, sensata e equilibrada”, observou Paulo César de Almeida, ao reiterar que a maior presença feminina na contabilidade é uma garantia de mais qualidade na prestação de serviços na área. “Pois, as mulheres são sempre mais organizadas e detalhistas. Além disso, sabem trabalhar em equipe. Elas dão inúmeros exemplos, que devem ser seguidos pelos homens“, afirmou.

Ele lembrou ainda que, a cada ano, aumenta a presença de acadêmicas no curso de Ciências Contábeis da Unimontes “Tenho orgulho de dizer que pertenço ao corpo docente desse curso, que é um dos melhores do Brasil”, finalizou o reitor.

Participaram da solenidade o chefe do departamento de Ciências Contábeis, professor Igor Veloso Colares Batista (representando o diretor do CCSA, professor Sebastião José Vieira Filho); a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, professora Maria Aparecida Soares; e a presidente do Grupo da Mulher Contabilista, professora Eliana Soares Santos Barbosa; além da delegada seccional do CRC-MG, contadora Regina Gomes dos Santos.

quinta-feira, 19 de março de 2009

Atlas de Mortalidade por Câncer vai favorecer a prevenção em Minas

FOTOS DIVULGAÇÃO
O atlas contém informações sobre os prinicipais tipos de câncer que causam morte no Estado

Foi lançado nesta quarta-feira (18), em Belo Horizonte, o 2º volume do Atlas de Mortalidade por Câncer em Minas Gerais. A publicação dispõe de informações regionalizadas sobre os principais tipos de câncer que causam morte no Estado, bem como a incidência de cada um deles por sexo e faixa etária, entre os anos de 1979 e 2005. O atlas mostra ainda quais modalidades da doença vêm crescendo em Minas. “O material foi produzido com a expectativa de que a espacialização dimensione a magnitude da mortalidade da doença no Estado e em suas regiões. Somente com a identificação das “áreas problemas” poderemos melhorar o planejamento e gestão das ações de prevenção e controle do câncer”, destacou o subsecretário de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Luís Felipe Caram. O câncer é atualmente a segunda causa de morte no Estado. A doença vem apresentando, nos últimos anos, um crescimento em torno de 40% entre os homens e de aproximadamente 35% entre as mulheres. “Cerca de 40% da mortalidade atual por câncer ocorre por tipos passíveis de ações preventivas e detecção precoce e, portanto, apresentam um considerável potencial de diminuição. Isso significa que conhecer o mapa da doença é fundamental”, comentou a coordenadora do Programa de Avaliação e Vigilância do Câncer, Berenice Navarro Antoniazzi. De acordo com o ranking estadual, os principais tipos de câncer que causam morte são, entre os homens, o de próstata, pulmão, estômago, esôfago e cólon/reto. Já entre as mulheres, a modalidade da doença que mais mata é o câncer de mama, seguido de pulmão, estômago, cólon/reto e colo do útero. “Mas o mapa também mostra que, embora o câncer de estômago ainda seja uma causa de óbito, esse tipo de neoplasia está em declínio desde 2001. Ou seja, antes disso, o número de pessoas que morriam era maior”, ressaltou Berenice. Entre os tipos de câncer que vêm crescendo estão o de mama, entre as mulheres, e o de próstata, entre os homens. De 1979 a 1983, o índice de mortalidade por câncer de mama era de 11,52%, passando para 14,11% entre os anos de 2001 e 2005. Já o câncer de próstata, nesses períodos, passou de que 7,53% para 13,74%. Outra modalidade da doença que vem apresentando aumento é o câncer de boca, principalmente entre o sexo masculino, que quase dobrou a partir do ano 2000. Dentre as macrorregiões, a Sudeste apresenta a maior carga de mortalidade dos principais cânceres. Nas demais macrorregiões as mais elevadas taxas de mortalidade foram registradas no Triângulo do Sul (câncer de pulmão), Triângulo do Norte (Câncer de colo do útero), Sul (leucemia entre os homens) e Oeste (leucemia entre as mulhe.

Funorte quer campo lotado para ganhar do lider Ipatinga

FOTOS XU MEDEIROS
Heberth HalleyRepórter
O Funorte não conseguiu segurar a força do líder Ipatinga, na noite de quarta-feira, no Ipatingão, no Vale do Aço, e foi goleado por 4 x 1, pela última rodada primeiro turno do campeonato mineiro do módulo II. O time montes-clarense sofreu o gol e até teve uma reação ao empatar a partida com Felipe, mas um minuto depois, o Ipatinga fica à frente novamente no placar, já no final da partida o Tigre do Vale do Aço, faz mais dois liquidando a partida. O goleiro Everaldo ainda defendeu um pênalti do jogador Luis Fernando. Com a derrota o Funorte caiu uma posição, foi para a sexta colocação com 15 pontos, sendo 10 a menos que o líder Ipatinga que está com 25 pontos. Na segunda colocação vem o Caldense com 24 pontos que venceu o Formiga por 1 x 0. Nos outros resultados foram o seguinte: URT 1 x 0 Valério, Democrata 3 x 1 América, Araxá 2 x 1 Poços de Caldas. Ontem jogariam Itaúna e Ideal de Ipatinga.Se o campeonato terminasse hoje Ipatinga e Caldense estariam classificados para o módulo I e Ideal de Ipatinga e Democrata estariam rebaixados para a segunda divisão. SEGUNDO TURNONo próximo domingo, tem início o segundo turno do campeonato mineiro módulo II. O Formigão volta a enfrentar o líder Ipatinga, às 16h, no estádio José Maria Melo. Para o jogo contra o tigre o treinador Luis Eduardo terá o retorno de cinco jogadores que não atuaram na derrota em Ipatinga: o zagueiro Odair, que se recuperou de dores musculares, o lateral esquerdo Vitor e o volante Andrezinho que cumpriram suspensão pelo terceiro cartão amarelo, o atacante Ditinho que foi poupado pelo treinador e o atacante Rogélio Ávila, que deverá está liberado após ficar 15 dias sem jogar, devido uma contratura na coxa direita. Os jogadores sabem da necessidade de vencer em casa e principalmente de começar o returno com uma vitória diante do Ipatinga. O time sabe que precisa começar uma sequencia de vitórias e uma regularidade na competição para ainda sonhar com a vaga e ainda terá que torcer por tropeços das equipes que estão à frente na tabela de classificação. Os jogadores treinam hoje em dois períodos para o jogo contra o Ipatinga.